Emulador de SNES: Snes9X

Emulador de SNES: Snes9X

Olá Pessoal…
Hoje irei falar sobre o emulador de um dos consoles mais amados e conhecidos do mundo, o Super Nintendo (ou Super Nes, ou SNES, ou Vídeo Game do Mario World).


Muitos amam o ZSNES e sua leveza e simplicidade de emulação, porém irei falar do Snes9X, pelo fato de rodar facilmente sem instalação, tanto para Linux, quanto para Windows. No site oficial do Projeto, não há links para Downloads, apenas Mirrors (Servidor Espelho) apontando para outros links, um dos links ativos com os downloads é o Lysator. E caso queira para linux, pode visitar o site SoftPedia.
Acesse um dos Mirrors (como o citado acima) e efetue o Download, ou Clique Aqui para fazer o download para sistemas Windows, ou ainda se preferir, Clique Aqui para fazer o download para distros Linux (clique no .tar.bz2).

$> Windows:
Baixe a versão para Windows, e basta executar. Quando é aberto um jogo no emulador, ele vem com a tela pequena, para aumentar o tamanho da tela (resolução), pressione Alt+Del.

Snes9X - Windows
Snes9X – Windows

$> Qualquer distro Linux:
Obs.: O emulador requer os drivers em 32bits, caso baixe a versão 32 bits e seu sistema seja 64 bits.
Obs2.: O emulador não abre roms compactadas (.zip por exemplo).
Baixe a versão compactada do emulador, descompacte e execute normalmente com os seguintes comandos:

> tar -xvf snes9x-1.52-gtk-81-i386.tar.bz2
> cd snes9x-1.52/
> ./snes9x-gtk 
Snes9X - Linux
Snes9X – Linux

Pessoal, no OpenSUSE pode ocorrer algumas mensagens de erro por falta de drivers, para resolver isso é simples, quando for executar o emulador, note qual driver que falta, por exemplo abc-32bits, para resolver esse conflito, basta dar o seguinte comando:

> sudo zypper in abc-32bits

Faça isso até resolver a falta de drivers para emulação do Snes9X no OpenSUSE.

O Ti não apoia a pirataria, apenas baixe o emulador e as roms caso você tenha os jogos originais!

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: