Emulador de SNES: Snes9X

Olá Pessoal…
Hoje irei falar sobre o emulador de um dos consoles mais amados e conhecidos do mundo, o Super Nintendo (ou Super Nes, ou SNES, ou Vídeo Game do Mario World).


Muitos amam o ZSNES e sua leveza e simplicidade de emulação, porém irei falar do Snes9X, pelo fato de rodar facilmente sem instalação, tanto para Linux, quanto para Windows. No site oficial do Projeto, não há links para Downloads, apenas Mirrors (Servidor Espelho) apontando para outros links, um dos links ativos com os downloads é o Lysator. E caso queira para linux, pode visitar o site SoftPedia.
Acesse um dos Mirrors (como o citado acima) e efetue o Download, ou Clique Aqui para fazer o download para sistemas Windows, ou ainda se preferir, Clique Aqui para fazer o download para distros Linux (clique no .tar.bz2).

$> Windows:
Baixe a versão para Windows, e basta executar. Quando é aberto um jogo no emulador, ele vem com a tela pequena, para aumentar o tamanho da tela (resolução), pressione Alt+Del.

Snes9X - Windows

Snes9X – Windows

$> Qualquer distro Linux:
Obs.: O emulador requer os drivers em 32bits, caso baixe a versão 32 bits e seu sistema seja 64 bits.
Obs2.: O emulador não abre roms compactadas (.zip por exemplo).
Baixe a versão compactada do emulador, descompacte e execute normalmente com os seguintes comandos:

> tar -xvf snes9x-1.52-gtk-81-i386.tar.bz2
> cd snes9x-1.52/
> ./snes9x-gtk 
Snes9X - Linux

Snes9X – Linux

Pessoal, no OpenSUSE pode ocorrer algumas mensagens de erro por falta de drivers, para resolver isso é simples, quando for executar o emulador, note qual driver que falta, por exemplo abc-32bits, para resolver esse conflito, basta dar o seguinte comando:

> sudo zypper in abc-32bits

Faça isso até resolver a falta de drivers para emulação do Snes9X no OpenSUSE.

O Ti não apoia a pirataria, apenas baixe o emulador e as roms caso você tenha os jogos originais!

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

2 Responses

  1. Helinux disse:

    Atualmente estou com uma máquina com o Windows 10 64 bits e os emuladores de super nintendo…a maioria dos conhecidos dão uma leve travada no jogo, ou seja dão lags…uma leve tremedeira!!!! Mesmo usando a opção VSYNC no vídeo…o som fica dando uns estalos e a tremedeira continua. O ZSNES é que dá esse leve treme treme, o jogo em si não fica lento e nem rápido…está normal, somente com essa tremedeira. Engraçado que no Windows 7 roda de boa!!!!
    Testei o mesen, snesgt, bsnes e todos acontece a mesma coisa, a minha única salvação foi uma versão antiga do snes9x 1.53 que roda sem o lag…roda quase 100 porn cento de qualidade boa!!!! Mesmo usando a opção do windows de compatibilidade continua com o mesmo problema. Pesquisando na internet vi que o problema é bem pior do que imaginei…tem pessoas que o ZSNES nem abre e quando abre a cetinha do menu fica sensível demais ou melhor dizer…rápido mais do que o normal!!!! No emulador do mega drive aconteceu também esse mesmo problema!!!! já no emulador de nes, playstation em suas versões antigas roda de boa!!!! é apenas um toque mesmo que estou falando, valeu!!!!

    • Dan_Atilio disse:

      Opa, obrigado pela contribuição Helinux.
      Realmente desconhecia esse bug, mas como as arquiteturas de computadores evoluíram muito nos últimos anos, pode ser que realmente seja algum recurso obsoleto.
      Mas acho que em breve os desenvolvedores vão achar alguma solução.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta