Olá pessoal…
Após Mundo SUSE, hoje irei continuar a série de matérias sobre Distros, falando particularmente sobre Ubuntu e todas suas ramificações. Ou seja, falar de tudo sobre Ubuntu (história, curiosidades, logo, etc).
$> História:
A distro Ubuntu foi criada em 2004 pela Canonical, ou seja, por Mark Shuttleworh, um empreendedor Sul-Africano de sucesso. Que reconhecia o poder do Linux e do Código Aberto, porém sabia que o sistema tinha fraquezas no uso, se tornando mais difícil de usar, comparado ao eterno rival Windows.
A Canonical (mais precisamente Shuttleworth), pretendia resolver a carência da usabilidade no mundo Linux e promover um sistema que fosse fácil e prático para qualquer usuário, conseguindo competir com outros sistemas operacionais mais populares.
O Ubuntu é um Fork (Leia Tudo sobre Fork) da distro Debian, e Shuttleworth usando seus próprios fundos (pelo menos no início), distribuia adevisos e cds prensados com o Ubuntu sem nenhum custo para o usuário final. Rapidamente o Ubuntu se tornou uma distro linux extremamente prática e conhecida na comunidade.
$> Atualmente:
Em 2010, cerca de 2% dos computadores do mundo, continham o sistema Ubuntu, e atualmente essa Distro é a 3 mais instalada e baixada (segundo dados do DistroWatch.
Além da facilidade e praticidade sempre focada dessa Distro, a Canonical cada vez mais investe em outros ramos, primeiramente com outras distros baseadas no Ubuntu, por exemplo, o Ubuntu usava o GNOME como ambiente gráfico padrão, então foi criado o Kubuntu (KDE), Xubuntu (XFCE), Lubuntu (LXDE), dentre outras ramificações, mas nada impede de você usar o Ubuntu e instalar outro ambiente gráfico. Vale ressaltar que o Ubuntu padrão usa o Ambiente Unity, porém você pode instalar o GNOME, ou até personalizar com outros aplicativos.
A Canonical, analisando o potencial conseguido pelo Ubuntu, começou a investir em outras tecnologias como nuvem (Ubuntu Cloud), e o atual Ubuntu for Phones (Sistema operacional para Smartphones), e continuou investindo em Servidores.
$> Canonical e Microsoft:
Apesar do Ubuntu ser talvez o rival Linux mais conhecido do Windows, as duas gigantes, atualmente estão calmas, pois fizeram um acordo do Windows Azure ter suporte ao Ubuntu. Mas a rivalidade mesmo entre as duas são mais dos próprios fãs, pois na década passada, a Microsoft em seu site, tinha a opção de comprar o Ubuntu como sistema, isso virou uma piada tremenda na internet, abaixo segue uma das imagens da piada:
$> Depoimento pessoal:
Pessoal, essa é a segunda distro que mais utilizo, é uma ótima distro, fácil para iniciantes e prática para trabalhadores, porém, às vezes você se sente que o sistema está te barrando de alguma forma, e você tem que ‘fuçar’, até descobrir um modo de customizar o que queria.
$> Curiosidades:
Significado de Ubuntu: “Eu sou quem sou, porque somos todos nós!”, mas afinal, o que tem haver esse nome?… O nome vem de uma história Sul-Africana, contada logo abaixo:
“Um antropólogo que estudava os usos e costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira inofensiva às crianças. Encheu um pote com doces e guloseimas e colocou-o debaixo de uma árvore. Depois, chamou as crianças e combinou que quando desse o sinal, elas corriam para o pote e a que chegasse primeiro ficava com todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças posicionaram-se na linha de partida que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr em direção à árvore onde estava o pote. Quando lá chegaram, distribuiram os doces entre si e começaram a comê-los.
O antropólogo foi até as crianças e perguntou porque razão tinham ido todos juntos quando, o primeiro a chegar, ficaria com tudo que havia no pote e, assim, comeria muito mais doces.
As crianças responderam: “UBUNTU. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes?”
Ele ficou desconcertado! Meses e meses a trabalhar, estudando a tribo, e não tinha compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto a competição…”
Então percebemos que o foco do Ubuntu é o bem de uma comunidade, sempre focando em todos (tanto usuários leigos quanto técnicos) e não em um só.
Lançamento: O Ubuntu é lançado duas vezes ao ano, sempre em Abril (mês 04) e Outubro (mês 10), sendo assim, toda versão lançada, o número dela é ano.mês (Ex.: 09.04, 09.10, 10.04, etc).
Mangá: O Ubuntu, tem uma história de mangá, totalmente dedicada ao sistema, chamado de Ubunchu. A história se passa em uma escola japonesa. Abaixo segue os capítulos em português para Download ou leitura online.
Capítulo 1
Capítulo 2 – CLI no Gnomes
Capítulo 3 – Começando a usar fóruns
Lembrando que a tradução foi feita pelo Vitor Batista, e os links estão no blog Ai Tia Chica
Ubuntu Cloud: Quando o Ubuntu é instalado, é possível ter sua própria nuvem pessoal, com cerca de 5BGs, e usada para qualquer propósito (música, vídeo, arquivos pessoais, etc), e futuramente com maior integração mobile (Ubuntu for Phones).
Ubuntu for Phones: Após a integração com sistemas Android, a Canonical anunciou o mais novo sistema Ubuntu, e será o Ubuntu for Phones, testado em um Nexus 4 formatado, o sistema promete ser rápido e prático aos usuários, tendo total suporte a atualizações gratuitas (sem mods ou alterações, como é alguns casos com Android e Windows Phone).
Logo: O Logo do Ubuntu é um pouco peculiar, já me perguntaram até se tinha algo haver com o Sharingan (Clã Uchiha – Naruto), mas na verdade representa um grupo de pessoas com as mãos dadas, na verdade 3 pessoas para ser mais exato, talvez trocando informações.
Lançamentos: A cada lançamento do Ubuntu, ele vem um codinome, e sempre esse codinome, a primeira letra do primeiro nome, combina com a primeira letra do segundo nome, abaixo a lista de lançamentos até o momento:
04.10 – Warthy Warthog
05.04 – Hoary Hedgehog
05.10 – Breezy Badger
06.06* – Dapper Drake
06.10 – Edgy Eft
07.04 – Feisty Fawn
07.10 – Gutsy Gibbon
08.04* – Hardy Heron
08.10 – Intrepid Ibex
09.04 – Jaunty Jackalope
09.10 – Karmic Koala
10.04* – Lucid Lynx
10.10 – Maverick Meerkat
11.04 – Natty Narwhal
11.10 – Oneiric Ocelot
12.04* – Precise Pangolin
12.10 – Quantal Quetzal
13.04 – Raring Ringtail (Ainda não lançado)
* – LTS, Long Term Support, distro com suporte a anos a mais que o comum (aproximadamente 3 anos, 5 anos para servidores – Ubuntu Server).
Unity: Após o Gnome ser atualizado e várias distros começarem a recorrer a outros ambientes gráficos (como KDE e XFCE), a Canonical, com base no Gnome 2, lançou o ambiente Unity, que contém uma barra na esquerda da tela, com os aplicativos que você configurar, deixando mais prático (ou não, para os usuários mais ‘hardcores’).
Slogan: O Slogan original é “Linux for human beings!”, que traduzindo ao português seria “Linux para seres humanos!”, focando a facilidade e praticidade no uso do Linux.
Bom gente, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
Amo Ubuntu!!
Opa, rs…
Abraços e obrigado pela visita ao blog.
Belo post, bela historia, aprendi pra caramba!
vou ate ler os mangas rsrs
Muito obrigado Osvaldo.
Pra tu ver né, rs… ainda vou postar muito sobre o Ubuntu eu acho, rs…
Abraços fera.
Ótimo post! História super completa e informações relevantes!
Gostei do blog!
Opa. Muito obrigado Henrique, agradeço a visita e o elogio. Abraços.