Mundo Ubuntu

Olá pessoal…

Após Mundo SUSE, hoje irei continuar a série de matérias sobre Distros, falando particularmente sobre Ubuntu e todas suas ramificações. Ou seja, falar de tudo sobre Ubuntu (história, curiosidades, logo, etc).


$> História:
A distro Ubuntu foi criada em 2004 pela Canonical, ou seja, por Mark Shuttleworh, um empreendedor Sul-Africano de sucesso. Que reconhecia o poder do Linux e do Código Aberto, porém sabia que o sistema tinha fraquezas no uso, se tornando mais difícil de usar, comparado ao eterno rival Windows.

A Canonical (mais precisamente Shuttleworth), pretendia resolver a carência da usabilidade no mundo Linux e promover um sistema que fosse fácil e prático para qualquer usuário, conseguindo competir com outros sistemas operacionais mais populares.

O Ubuntu é um Fork (Leia Tudo sobre Fork) da distro Debian, e Shuttleworth usando seus próprios fundos (pelo menos no início), distribuia adevisos e cds prensados com o Ubuntu sem nenhum custo para o usuário final. Rapidamente o Ubuntu se tornou uma distro linux extremamente prática e conhecida na comunidade.

Logo da distro Ubuntu

Logo da distro Ubuntu

$> Atualmente:
Em 2010, cerca de 2% dos computadores do mundo, continham o sistema Ubuntu, e atualmente essa Distro é a 3 mais instalada e baixada (segundo dados do DistroWatch.

Além da facilidade e praticidade sempre focada dessa Distro, a Canonical cada vez mais investe em outros ramos, primeiramente com outras distros baseadas no Ubuntu, por exemplo, o Ubuntu usava o GNOME como ambiente gráfico padrão, então foi criado o Kubuntu (KDE), Xubuntu (XFCE), Lubuntu (LXDE), dentre outras ramificações, mas nada impede de você usar o Ubuntu e instalar outro ambiente gráfico. Vale ressaltar que o Ubuntu padrão usa o Ambiente Unity, porém você pode instalar o GNOME, ou até personalizar com outros aplicativos.

A Canonical, analisando o potencial conseguido pelo Ubuntu, começou a investir em outras tecnologias como nuvem (Ubuntu Cloud), e o atual Ubuntu for Phones (Sistema operacional para Smartphones), e continuou investindo em Servidores.

Sistemas Ubuntu

Sistemas Ubuntu

$> Canonical e Microsoft:
Apesar do Ubuntu ser talvez o rival Linux mais conhecido do Windows, as duas gigantes, atualmente estão calmas, pois fizeram um acordo do Windows Azure ter suporte ao Ubuntu. Mas a rivalidade mesmo entre as duas são mais dos próprios fãs, pois na década passada, a Microsoft em seu site, tinha a opção de comprar o Ubuntu como sistema, isso virou uma piada tremenda na internet, abaixo segue uma das imagens da piada:

Ubuntu e Windows

Ubuntu e Windows

$> Depoimento pessoal:
Pessoal, essa é a segunda distro que mais utilizo, é uma ótima distro, fácil para iniciantes e prática para trabalhadores, porém, às vezes você se sente que o sistema está te barrando de alguma forma, e você tem que ‘fuçar’, até descobrir um modo de customizar o que queria.

Ubuntu e Tux

Ubuntu e Tux

$> Curiosidades:
Significado de Ubuntu: “Eu sou quem sou, porque somos todos nós!”, mas afinal, o que tem haver esse nome?… O nome vem de uma história Sul-Africana, contada logo abaixo:

“Um antropólogo que estudava os usos e costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira inofensiva às crianças. Encheu um pote com doces e guloseimas e colocou-o debaixo de uma árvore. Depois, chamou as crianças e combinou que quando desse o sinal, elas corriam para o pote e a que chegasse primeiro ficava com todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças posicionaram-se na linha de partida que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr em direção à árvore onde estava o pote. Quando lá chegaram, distribuiram os doces entre si e começaram a comê-los.

O antropólogo foi até as crianças e perguntou porque razão tinham ido todos juntos quando, o primeiro a chegar, ficaria com tudo que havia no pote e, assim, comeria muito mais doces.

As crianças responderam: “UBUNTU. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes?”

Ele ficou desconcertado! Meses e meses a trabalhar, estudando a tribo, e não tinha compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto a competição…”

Então percebemos que o foco do Ubuntu é o bem de uma comunidade, sempre focando em todos (tanto usuários leigos quanto técnicos) e não em um só.

Lançamento: O Ubuntu é lançado duas vezes ao ano, sempre em Abril (mês 04) e Outubro (mês 10), sendo assim, toda versão lançada, o número dela é ano.mês (Ex.: 09.04, 09.10, 10.04, etc).

Mangá: O Ubuntu, tem uma história de mangá, totalmente dedicada ao sistema, chamado de Ubunchu. A história se passa em uma escola japonesa. Abaixo segue os capítulos em português para Download ou leitura online.

Capítulo 1
Capítulo 2 – CLI no Gnomes
Capítulo 3 – Começando a usar fóruns

Lembrando que a tradução foi feita pelo Vitor Batista, e os links estão no blog Ai Tia Chica

Ubunchu - Mangá sobre a distro Ubuntu

Ubunchu – Mangá sobre a distro Ubuntu

Ubuntu Cloud: Quando o Ubuntu é instalado, é possível ter sua própria nuvem pessoal, com cerca de 5BGs, e usada para qualquer propósito (música, vídeo, arquivos pessoais, etc), e futuramente com maior integração mobile (Ubuntu for Phones).

Ubuntu for Phones: Após a integração com sistemas Android, a Canonical anunciou o mais novo sistema Ubuntu, e será o Ubuntu for Phones, testado em um Nexus 4 formatado, o sistema promete ser rápido e prático aos usuários, tendo total suporte a atualizações gratuitas (sem mods ou alterações, como é alguns casos com Android e Windows Phone).

Ubuntu for Phones

Ubuntu for Phones

Logo: O Logo do Ubuntu é um pouco peculiar, já me perguntaram até se tinha algo haver com o Sharingan (Clã Uchiha – Naruto), mas na verdade representa um grupo de pessoas com as mãos dadas, na verdade 3 pessoas para ser mais exato, talvez trocando informações.

Lançamentos: A cada lançamento do Ubuntu, ele vem um codinome, e sempre esse codinome, a primeira letra do primeiro nome, combina com a primeira letra do segundo nome, abaixo a lista de lançamentos até o momento:
04.10 – Warthy Warthog
05.04 – Hoary Hedgehog
05.10 – Breezy Badger
06.06* – Dapper Drake
06.10 – Edgy Eft
07.04 – Feisty Fawn
07.10 – Gutsy Gibbon
08.04* – Hardy Heron
08.10 – Intrepid Ibex
09.04 – Jaunty Jackalope
09.10 – Karmic Koala
10.04* – Lucid Lynx
10.10 – Maverick Meerkat
11.04 – Natty Narwhal
11.10 – Oneiric Ocelot
12.04* – Precise Pangolin
12.10 – Quantal Quetzal
13.04 – Raring Ringtail (Ainda não lançado)
* – LTS, Long Term Support, distro com suporte a anos a mais que o comum (aproximadamente 3 anos, 5 anos para servidores – Ubuntu Server).

Codinomes do Ubuntu - Warty Warthog até o Natty Narwhal

Codinomes do Ubuntu – Warty Warthog até o Natty Narwhal

Unity: Após o Gnome ser atualizado e várias distros começarem a recorrer a outros ambientes gráficos (como KDE e XFCE), a Canonical, com base no Gnome 2, lançou o ambiente Unity, que contém uma barra na esquerda da tela, com os aplicativos que você configurar, deixando mais prático (ou não, para os usuários mais ‘hardcores’).

Slogan: O Slogan original é “Linux for human beings!”, que traduzindo ao português seria “Linux para seres humanos!”, focando a facilidade e praticidade no uso do Linux.

Bom gente, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

6 Responses

  1. Osvaldo Aurélio disse:

    Belo post, bela historia, aprendi pra caramba!
    vou ate ler os mangas rsrs

  2. Henrique disse:

    Ótimo post! História super completa e informações relevantes!

    Gostei do blog!

Deixe uma resposta

Terminal de Informação