Arquitetura de Von Neumman

Olá pessoal…

Andei meio sumido do blog, me desculpem pelo atrasado, começou a semana de provas na Faculdade, e acabou que só consegui postar hoje. Hoje irei falar de um tema essencial em Sistemas Operacionais e para os estudantes, a arquitetura de Von Neumman, conceito presente hoje na Informática como conhecemos.


Primeiro temos que conhecer o Sistema de Entrada e Saída (Input / Output) que tem como função usar os meios externos ao computador e deixa-lo mais útil ao ser humano. Esse modelo é composto por uma conexão física chamada de barramento (bus) e um conjunto de dispositivos tanto de entrada como de saída.
Esses dispositivos são chamados de periféricos, que geralmente, são sistemas mistos do tipo eletromecânicos que permitem a integração com o ser humano, tanto quanto entrar com dados como visualizar ou obter resultados. Exemplos: teclado, impressora, mouse, modem, scanner, etc.

Em 1946, Von Neumann e seus colegas começaram o projeto de um novo computador de programa armazenado, conhecido como IAS (Institute Advanced Sources) de Princeton, embora concluído somente em 1952, constitui o protótipo de todos os computadores de propósito geral subsequente. A estrutura geral do IAS, consiste em:

> Memória principal, que armazena dados e instruções.
> Unidade lógica e aritmética (ULA), capaz de realizar operações com dados binários.
> Unidade de controle, que interpreta e executa instruções armazenadas na memória.
> Dispositivos de entrada e saída (E/S), controlados e manipulados pela unidade de controle.

Mas o modelo de Von Neumann apresentava uma peculiaridade, o fato de instruções e dados utilizarem o mesmo caminho para serem transferidos da memória principal para a CPU, inviabiliza a possibilidade de se explorar outros processos e operações para acelerar o processamento. Levando-se em conta que os tempos de execução das instruções que envolvem apenas operações internas à CPU são menores do que a do tempo necessário para transferências entre memória e CPU, caso fosse possível carregar instruções e dados ao mesmo tempo, o computador como um todo ficaria mais veloz. Mas com um único barramento e bloco de memória, isto é impossível. Este problema é referido como ‘Gargalo do modelo de Von Neumann’.

Arquitetura (Modelo) de Von Neumann

Arquitetura (Modelo) de Von Neumann

Através desses conceitos e ideias, a Informática foi sendo aprimorada, chegando hoje, como nós a conhecemos.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas na TOTVS Oeste Paulista Bauru. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

4 respostas em “Arquitetura de Von Neumman

Deixe uma resposta