Configurando rede manualmente no Linux

Configurando rede manualmente no Linux

Olá pessoal…

Hoje irei mostra como configurar a internet (rede) manualmente no Linux, utilizando o ambiente gráfico KDE, ou seja, em distros que tem suporte ao KDE, como OpenSUSE, Fedora, Rosa e Kubuntu.


Primeiramente pessoal, clique no botão Kick-Off (botão de start das distros que usam o KDE), ou se tiver configurado os atalhos pressione Alt+F1. Então procure por ‘rede‘, espere carregar os resultados, então clique em Conexões de rede. Como na imagem abaixo:

Procurando a configuração
Procurando a configuração

Quando a janela de Conexões de rede abrir, vai mostrar todas as suas conexões realizadas, tanto com Fio, quanto sem Fio, além de outras opções, escolha a conexão que deseja configurar, e clique no botão Editar. Como na imagem a seguir:

Escolhendo a rede
Escolhendo a rede

Se você tiver uma carteira do KDE configurada (uma kdewallet, que é um configurador de internet, no caso quando entrar em uma conexão segura, é solicitado o KDE Wallet para manter a segurança de conexões da Distro), irá solicitar sua senha, então é só confirmar a senha e prosseguir.

Confirme a senha do KDE Wallet
Confirme a senha do KDE Wallet

Será aberta uma tela contendo as informações da rede selecionada, na primeira aba, por exemplo, contém os dados da conexão e a senha WEP ou WPA, na terceira aba, está as configurações de Endereço IPv4 (a que geralmente usamos), selecione esta aba e selecione o Método como Manual, a partir disto, você pode colocar o endereço IP, a máscara de sub-rede, Gateway e o DNS para configurar. Abaixo um print de exemplo que utilizei em uma rede:

Setando as configurações manuais
Setando as configurações manuais

Depois de aplicar os dados, agora é só conferir se está conectado normalmente, abaixo um print do meu OpenSUSE com o Firefox aberto, usando rede configurada Manualmente.

Exemplo de rede funcionando
Exemplo de rede funcionando

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

4 thoughts on “Configurando rede manualmente no Linux

  1. Daniel eu acho que a conexão para o teu site nao ta boa rsrs aki demora para carregar um pouquinho demais, sei que que é nao, mas é só o teu site viu. sem o wordpress só com .com

    rapaz, instalei linuxmint kde no notebook da minha irmã e qndo ele vai pra longe com ele fica pedindo a senha do wifi toda hora toda hora, credo… sabe o que pode ser? se eu configurar assim manual melhoraria ou nada a ver?

    1. Então, pode ser alguns plugins do Facebook, no meu caso (uso o Firefox), eu desabilito o Facebook dos sites (o complemento é o Disconnect Facebook), com isso, vários sites carregam mais rápido, mas vou pensar em uma forma de alterar isso.
      Pode ser três coisas, a configuração de rede do Mint ou a antena que gera o wifi pode ter um limite de metros e o Mint pode se perder com isso ou a placa de rede do próprio Notebook após alguma distância pode também estar se perdendo, seria um caso de testar outros sistemas, a configuração manual, é para fixar IP ou MAC, se quiser fixar, pode fazer um teste e poste aqui o resultado.
      Abraços e boa sorte.

      1. uso o chrome, pq ele tem app igual no android rsrs e meus favoritos sempre salvos. e é da google, a empresa que vai dominar o mundo rsrs

        mas nao sei qual é a bruxaria, abri no firefox e abriu normal como outra pagina, sem demora…. mesmo assim nao mudo, nao saio, nao largo o chrome xD

        vou demorar um tempinho para verificar estas 3 coisas. mas meu modem é tp-link td – w8960n nas especificações dizem:
        Alcance:
        Indoors: 30 A 200 metros (Área Fechada)
        Outdoors: 200 A 830 metros (Área Aberta)
        a casa de minha irmã é em frente a minha.

        vou ate tentar instalar o opensuse depois e vou ver estes testes aí e postarei aki depois

        1. Ok Osvaldo, fico no aguardo.
          Quanto ao navegador, cara a raposa é o que há, rsrs… além dela só uso o Opera, já acostumei com os dois e gosto deles, rs…
          Abraços.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: