Mario Bros rodando no Terminal do Linux!

Mario Bros rodando no Terminal do Linux!

Olá pessoal…

Hoje venho falar de um projeto interessante, já imaginou um jogo rodando em Shell Script (terminal GNU/Linux)? Pois bem, alguns estudantes da FATEC de Carapicuíba criaram esse game…


Primeiramente quero parabenizar a equipe que desenvolveu esse projeto tão interessante. Parabéns aos estudantes Doriedson, Thiago Andre e Vitor Augusto da FATEC de Carapicuíba. Abaixo o vídeo no canal do Doriedson, mostrando o projeto sendo executado:

O Projeto foi desenvolvido rodando em Ubuntu, mas como a programação foi feita em Shell Script é possível rodar em qualquer distro Linux, no meu caso, rodei normalmente no OpenSUSE, o único porém, é que o terminal onde estiver sendo executado deve ter no mínimo 40 linhas por 80 colunas.

Para executar, primeiramente baixe o projeto clicando aqui, porém não há os sons do jogo (worldcleared.ogg, flagpole.ogg, timewarning.ogg, gameover.ogg, die.ogg, world1-1.ogg, jump.ogg, brick.ogg, coin.ogg, up.ogg, stomp.ogg).

Após baixar, descompacte o arquivo usando um navegador de arquivos gráfico (como nautilus ou dolphin), ou tenha instalado em sua distro o comando unzip, e execute no terminal, e depois acesse o diretório:

> unzip mario_bros_shellscript.zip -d mario-bros
> cd mario-bros/

Após descompactar o arquivo, acesse o diretório pelo terminal e execute o aplicativo:

> ./mario.sh

Curta o jogo! Se quiser ver o código fonte do projeto, basta abrir o mario.sh em um editor de texto (como kwrite, gedit, nano, etc). Abaixo prints do jogo:

Tela Principal - Mario Bros Shell Script
Tela Principal – Mario Bros Shell Script
Mario Bros Shell Script - Tela Colorida
Mario Bros Shell Script – Tela Colorida
Mario Bros Shell Script - Preto e Branco
Mario Bros Shell Script – Preto e Branco

Comandos do jogo:
-enter: Inicia o Jogo
-setas: Movimentam o Mario, e a seta para cima faz com que o Mario pule
-c: Mudar a cor do jogo (preto e branco ou colorido)
-s: Ativa o som do jogo (se tiver as músicas/sons do mesmo diretório)
-esc: Sai do jogo (ou volta para tela de início do jogo, caso você já esteja na fase)

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

3 comentários em “Mario Bros rodando no Terminal do Linux!

  1. Muito legal isso aí, um dia ainda entendo este tal de codigo fonte rsrs quando abri aki demorou para eu perceber uns segundos que a janela do terminal nao pode ficar pequenina kkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: