Mario Bros rodando no Terminal do Linux!

Olá pessoal…

Hoje venho falar de um projeto interessante, já imaginou um jogo rodando em Shell Script (terminal GNU/Linux)? Pois bem, alguns estudantes da FATEC de Carapicuíba criaram esse game…


Primeiramente quero parabenizar a equipe que desenvolveu esse projeto tão interessante. Parabéns aos estudantes Doriedson, Thiago Andre e Vitor Augusto da FATEC de Carapicuíba. Abaixo o vídeo no canal do Doriedson, mostrando o projeto sendo executado:

O Projeto foi desenvolvido rodando em Ubuntu, mas como a programação foi feita em Shell Script é possível rodar em qualquer distro Linux, no meu caso, rodei normalmente no OpenSUSE, o único porém, é que o terminal onde estiver sendo executado deve ter no mínimo 40 linhas por 80 colunas.

Para executar, primeiramente baixe o projeto clicando aqui, porém não há os sons do jogo (worldcleared.ogg, flagpole.ogg, timewarning.ogg, gameover.ogg, die.ogg, world1-1.ogg, jump.ogg, brick.ogg, coin.ogg, up.ogg, stomp.ogg).

Após baixar, descompacte o arquivo usando um navegador de arquivos gráfico (como nautilus ou dolphin), ou tenha instalado em sua distro o comando unzip, e execute no terminal, e depois acesse o diretório:

> unzip mario_bros_shellscript.zip -d mario-bros
> cd mario-bros/

Após descompactar o arquivo, acesse o diretório pelo terminal e execute o aplicativo:

> ./mario.sh

Curta o jogo! Se quiser ver o código fonte do projeto, basta abrir o mario.sh em um editor de texto (como kwrite, gedit, nano, etc). Abaixo prints do jogo:

Tela Principal - Mario Bros Shell Script
Tela Principal – Mario Bros Shell Script
Mario Bros Shell Script - Tela Colorida
Mario Bros Shell Script – Tela Colorida
Mario Bros Shell Script - Preto e Branco
Mario Bros Shell Script – Preto e Branco

Comandos do jogo:
-enter: Inicia o Jogo
-setas: Movimentam o Mario, e a seta para cima faz com que o Mario pule
-c: Mudar a cor do jogo (preto e branco ou colorido)
-s: Ativa o som do jogo (se tiver as músicas/sons do mesmo diretório)
-esc: Sai do jogo (ou volta para tela de início do jogo, caso você já esteja na fase)

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

3 opiniões sobre “Mario Bros rodando no Terminal do Linux!

Deixe uma resposta