Iniciando Serviços automaticamente no KDE

Olá pessoal…

Hoje irei falar como iniciar programas e/ou serviços automaticamente na inicialização de distros Linux que usam o ambiente gráfico KDE.


Primeiramente pessoal, acesse o menu de aplicativos do KDE (Kick-Off), ou clicando com o Mouse, ou apertando Alt+F1, e procure por ‘iniciar automaticamente’, conforme print abaixo:

Procurando o aplicativo no menu do KDE

Procurando o aplicativo no menu do KDE

Abrindo o programa, será mostrado a tela principal (como abaixo), sendo que você pode adicionar programas e scripts de inicialização (botões da direita), no exemplo abaixo, tem dois programas desabilitados o ‘docky’ e o ‘remmina’.

Tela principal do aplicativo

Tela principal do aplicativo

Ao clicar em adicionar programa por exemplo, é aberta uma nova tela, onde é possível selecionar o programa, ou até mesmo digitar o comando dele, abaixo uso como exemplo o ‘skype’, que tanto pode ser executado via linha de comando, como escolhido via graficamente:

Escolhendo o programa

Escolhendo o programa

Ao adicionar, será mostrado uma nova tela, com detalhes do aplicativo/serviço/programa, se quiser revisar, pode revisar, e depois é só continuar (se quiser revisar novamente, é só clicar no botão Propriedades).

Propriedades do Aplicativo

Propriedades do Aplicativo

Agora, o programa foi adicionado, e está habilitado:

Aplicativo já adicionado para iniciar automaticamente

Aplicativo já adicionado para iniciar automaticamente

E se você (como eu), tiver vários ambientes gráficos instalados (GNOME, KDE, XFCE, LXDE, etc), no botão Avançado, tem a opção de iniciar automaticamente, somente no ambiente KDE:

Iniciar serviços somente no KDE?

Iniciar serviços somente no KDE?

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação