.xsession-errors no OpenSUSE 12.3

Olá pessoal…

Hoje irei falar de um erro que aconteceu comigo ao utilizar o KDE no OpenSUSE 12.3, no qual, o arquivo .xsession-errors, fica sendo editado e construído a cada login do sistema, ou seja, se não reparar, acaba tornando o arquivo gigantesco (no meu caso, 20 GBs).


Primeiramente, o que é .xsession-errors?… Bom pessoal, em qualquer terminal Linux, que você digita comandos, se você digita algo errado, ele te traz uma mensagem de erro certo… Acontece que em alguns ambientes gráficos (como KDE e GNOME), que com poucos cliques é possível instalar aplicativos instantaneamente, se caso acontece algum erro (como maximizar uma janela), esses erros são todos colocados nesse arquivo.

Esse arquivo fica totalmente invisível para os usuários, para listá-lo, você deve usar algum comando que liste arquivos ocultos, no meu caso usei o comando abaixo:

> l

O resultado foi este:

Detalhes do arquivo

Detalhes do arquivo

Mas como saber o diretório correto?… Ai fica um pouco mais complicado, no caso, lendo tutoriais dos próprios sites das distros, porém não obtive exito com o OpenSUSE 12.3, mesmo analisando os conteúdos disponibilizados pela Novell, foi então, que descobri algo muito estranho, raramente noto algo diferente com meu HD, pois tenho 750 GBs de armazenamento, mas notei que na minha pasta home (/home/{meu_usuario}/), tinha algo estranho, tinha aproximadamente 20 GBs que eu não usava… Investigando achei esse arquivo.

Para resolver basta excluí-lo, mas vale ressaltar que a cada vez que a distro inicia, o arquivo é recriado. Para apagar com êxito, use o seguinte comando:

> rm -f .xsession-errors

Que força a remoção do arquivo. Abaixo um print de ‘parte’ do conteúdo do arquivo (utilizando o comando cat, para visualizar arquivos texto):

Parte do Conteúdo do arquivo de erros

Parte do Conteúdo do arquivo de erros

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

4 Responses

  1. Rubens disse:

    Olá, amigo! Interessante como você resolveu seu problema, mas tenho instalado dois sistemas openSUSE 12.3, um 32 e outro na 64 bits, nenhumm dos dois apresetam esse problema. Uma vez abri esse arquivo e estava com 51k outra abri e estava com 29k. Veja que o comando que usei mostra também o tamanho: ls -lha

    -rw——- 1 usuario users 29K Jul 10 21:28 .xsession-errors

    Não sei se isso vai ajudar, mas é últil de aguma forma. Quando precisar achar algum arquivo, use o comando: locate

    sudo zypper install findutils-locate

    Antes de usá-lo é preciso gerar uma base de dados que o locate usa para fazer a busca dos arquivos e é preciso fazer como root:

    # updatedb

    Busque os arquivos como usuário normal:

    ~> locate ksplashx-suse
    /usr/share/kde4/apps/ksplash/Themes/ksplashx-suse

    :~> locate xsession-errors
    /home/rubens/.xsession-errors

    ————

    De qualquer forma aprendi muito com o post, não sabia o que era .xsession-errors.

    Abraço e até próxima!

    • Dan_Atilio disse:

      Opa… Grande Rubens…
      Muito obrigado pela contribuicao ao blog, na verdade não sei dizer o porque dos 20GB…
      Enfim, muito legal o locate, irei preparar um post sobre arquivos no linux (nano, cat, l, etc), ai também comento sobre esse comando…
      Muito obrigado mais uma vez.
      Abraços e até a próxima.

  2. Rubens disse:

    Só mais uma coisa,

    Depois do primeiro updatedb só erá preciso rodá-lo novamente se for pesquisar por aquivos mais recentes, então será preciso gerar uma nova base de dados.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação