Instalar fonts no Linux

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar uma forma simples e rápida de instalar fonts no Linux (como instalar fontes de texto no Linux).


Vocês já perceberam como alguns sites ficam com textos ‘feios’ em distros Linux?… Isso é por causa de falta de fonts TrueType (fonts instaladas em sistemas Windows, como Arial, Times New Roman, Tahoma, etc)… Abaixo irei mostrar uma forma rápida de instalar uma font TrueType no Linux.

Primeiramente, tenha a pasta de fonts truetype criada na pasta de compartilhamento de usuários (usr/share/fonts/truetype/), se não tiver basta criar como root (kdesu ou gksudo), ou criar via terminal:

> sudo mkdir /usr/share/fonts/truetype/

Depois disso, baixe uma font qualquer na internet, nesse exemplo utilizei a font Arial (fontsupply.com). Se a font vir compactada, extraia em um diretório qualquer, e depois basta copiar para o diretório de fonts truetype (via kdesu, gksudo ou terminal):

> sudo cp arial.ttf /usr/share/fonts/truetype/

Depois, atualize a cache de fonts (se você tem aplicativos aberto, feche, e depois de atualizar a cache, abra novamente, ou reinicie a distro):

> sudo fc-cache -fv

Espere atualizar, e então pode abrir qualquer aplicativo e testar a font instalada. Abaixo um print do LibreOffice com a font Arial:

Font Arial no LibreOffice em Distro Linux

Font Arial no LibreOffice em Distro Linux

Obs.: Há distros que contém instalações específicas que já instalam várias fonts truetype, mas aqui só quis exemplificar uma forma simples de baixar qualquer font.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas na TOTVS Oeste Paulista Bauru. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

4 respostas em “Instalar fonts no Linux

  1. Muito boa a dica. N’ao estava conseguindo atualizar as fontes do LibreOffice no ubuntu 15.00. Essa sua dica matou a pau o problema!!! Copiei as fontes da pasta do windows e colei numa pasta do ubuntu qualquer, depois executei os comandos que indicou.
    Funcionou e atualizou a fonte. O problema que tem que fazer uma a uma. Mas foi o unico jeito que encontrei na net.
    Vlw pela ajuda!!!

Deixe uma resposta