Configurando SVN no Linux com Dolphin + KDESVN

Olá pessoal…

Hoje irei falar de como configurar o Dolphin para ter suporte ao SVN (Subversion), ou seja, baixar arquivos de um servidor subversion, utilizando alguma distro Linux que tenha o Dolphin…


Pessoal, lembrando que um servidor Subversion, é responsável por controlar arquivos, e suas revisões (assim como seu conteúdo), ou seja, várias pessoas podem acessar o mesmo servidor, mas com os arquivos sempre atualizados e sempre gerando logs.

$> Pré-Requisitos:
Primeiramente pessoal, tenha instalado os plugins do Dolphin, e o programa KDESvn. Abaixo os comandos de instalação no OpenSUSE, Fedora e Ubuntu:

OpenSUSE (e derivados):

> sudo zypper in dolphin-plugins kdesvn

Fedora (e derivados):

> sudo yum install kdesdk-dolphin-plugins kdesvn

Ubuntu (e derivados):

> sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/ppa
> sudo apt-get update
> sudo apt-get install kdesdk-dolphin-plugins
> sudo apt-get install kdesvn

$> Usando o KDESvn com Dolphin:
Primeiramente crie uma pasta qualquer, ou use uma já existente, então, ao clicar com o botão direito nessa pasta e clique em ‘Checkout from repository’, como na imagem abaixo:

Checando repositório SVN usando o Dolphin

Checando repositório SVN usando o Dolphin

Será mostrada então uma janela, solicitando a url do servidor/repositório subversion, preencha e confirme. Se quiser coloque como recursivo o acesso.

KDESvn - Configurações

KDESvn – Configurações

Agora, se sua distro tiver o KDE e o KWallet (carteira do KDE) configurado, dê permissão para o KDESvn, e se tiver usuário e senha, é só preencher.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação