O que é Root?

O que significa Root? Quando surgiu? E no Android? Essas e outras dúvidas frequentes sobre essa nomenclatura bastante utilizada no mundo OpenSource…


A palavra Root vem do inglês e significa Raíz (ou em outras traduções algo como Origem, Fonte, Essência ou Base), e no mundo da computação, refere-se a um tipo de usuário com privilégios absolutos (sistemas operacionais baseados em Unix, os chamados Unix-Like, como BSD, Minix e Linux).

UNIX

UNIX

Basicamente conforme as necessidades iam surgindo, quando o UNIX trouxe o conceito de multi-usuário, com ele veio uma pequena questão, quem seria o Administrador do sistema? Ou seja, o usuário com privilégio total? Assim surge o conceito do Super Usuário, ou Super User, um usuário extremamente poderoso, capaz de fazer o que bem entender no sistema, e ao mesmo tempo que é poderoso, isso o torna perigoso.

"Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades" - Stan Lee

“Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades” – Stan Lee

Mas somente o Root é perigoso? Não, qualquer usuário com UID (User ID) igual a 0, o Root por padrão vem em qualquer sistema Linux por exemplo, mesmo que bloqueado (como em distros como o Ubuntu). Através dele é possível fazer qualquer coisa com o sistema operacional, por exemplo, remover ou adicionar privilégios de impressão para determinados usuários. Porém deve-se tomar cuidado ao utilizar um usuário Root, ao definir uma senha fraca, ou alguém conseguir acesso ao Root de alguma forma, ele pode executar comandos, ou até mesmo descobrir as brechas e começar a rodar processos secretos como espiões. Um exemplo simples, em uma rede com servidores Linux (Debian, CentOS, etc), você está logado como Root, e precisa ir ao banheiro, ou ligar para alguém com o celular, então ao sair, esquece o computador desligado, se algum usuário mal intencionado ou um usuário leigo tiver acesso, pode acontecer algo desastroso, como por exemplo, executarem o comando rm -rf /, que simplesmente força a remoção recursivamente de todos os diretórios a partir da /, ou seja, uma formatação geral.

Usuários mal intencionados

Usuários mal intencionados

Portanto o mais recomendado não é logar como Root, e sim utilizar usuários finais e comandos como su e sudo, o primeiro loga como Root ou outro usuário em um terminal, podendo depois fazer logoff com o comando exit, o segundo apenas executa uma linha de comando em um terminal, com privilégios de super usuário.

Quadrinho Sudo

Quadrinho Sudo

Portanto, o nome Root, vem através da definição de privilégios de usuários, conforme o UID, se um usuário tem acesso ao grupo de impressão, grupo de virtualização, grupo de games ele terá um UID, e assim sucessivamente, porém, o Root sempre tem o UID como 0 (assim como pode ter outros usuários), dessa forma montando a estrutura de uma raíz de uma árvore.

Exemplificação - Raíz de usuários

Exemplificação – Raíz de usuários

Mas e no Android? Para quem não sabe, o Android é um sistema baseado em Linux, sendo assim, baseado no Unix, portanto também usa o mesmo sistema de UID, e de privilégios de usuários, porém nativamente o usuário Root não é ativado no Android, por precaução. Mas é possível ativá-lo, o que hoje, tornou comum a seguinte frase ‘Fazer Root no Android’, ou ‘Rootear o Android’, ou outros derivados, pois quando o Root é liberado, você pode fazer o que quiser com o Sistema, até mesmo formatá-lo, ou dar um upgrade de versão.

Root no Android

Root no Android

Bom pessoal, espero que tenham gostado da matéria.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

4 Responses

  1. humberto disse:

    excelente post… parabens novamente.

  2. eduardo disse:

    Gostei dos esclarecimentos

Deixe uma resposta

Terminal de Informação