Configurando o Daisy Dock

Olá Pessoal…

Hoje irei falar um pouco de um recurso utilizado por alguns usuários, os famosos Docks (barras de aplicativos), e hoje mostro como instalar e configurar o Daisy Dock (para ambientes que utilizam o KDE).


Primeiramente, se quiser saber mais sobre Docks, recomendo a leitura da postagem Docks. A popularização desse tipo de aplicativo, foi a ascensão do Mac OSX, que também utiliza essa barra. Porém iremos falar do Daisy Dock, um Plasmoid (Widget) do ambiente KDE, com intuito de deixar os sistemas mais limpos e bonitos. O  site oficial do projeto é cdlszm.org (vale ressaltar que há a opção de instalação em um clique, porém em algumas distros, podem ocorrer conflito depois da instalação, devido a libs e pacotes da distro).

#> Instalação:

Abaixo irei mostrar como instalar em duas distros, no OpenSUSE e no Fedora. Porém se tiver dúvidas sobre os Widgets no KDE, recomendo a leitura de Entendendo os Widgets do KDE.

Fedora:

> yum install kde-plasma-daisy

OpenSUSE:

> zypper addrepo http://download.opensuse.org/repositories
/KDE:/Extra/openSUSE_13.1/ opensuse-kde-extra
> zypper install plasmoid-daisy

#> Configuração:

Para configurar o Daisy, é simples, basta clicar com o botão direito do Mouse e clicar em Configurar, abaixo irei mostrar as principais configurações do dock. A única configuração que não será mostrada, será a de Atalho do teclado, por sua funcionalidade simples, apenas para configurar atalho do teclado para ativação do Dock.

Principal: Na configuração principal, é possível selecionar o tipo do painel, entre linear (conforme a última imagem dessa postagem), ou circular.

Configuração Principal do Daisy

Configuração Principal do Daisy

Organização: Aqui é possível selecionar a área onde ficará o Dock, e também se será flutuante, o seu tamanho e o espaçamento dos ícones.

Configuração da Organização do Daisy

Configuração da Organização do Daisy

Esconder: Nessa guia é bem simples, onde é possível a configuração da visualização do painel como as opções de esconder.

Configuração de Esconder do Daisy

Configuração de Esconder do Daisy

Lançadores: Aqui é possível selecionar um número de lançadores disponíveis, sendo que o Lixo (Lixeira), já é um plugin pré-instalado.

Configuração de Lançadores/Aplicativos do Daisy

Configuração de Lançadores/Aplicativos do Daisy

Aparência: Nessa guia é possível configurar a parte gráfica do Dock, como mostrar uma luz em baixo dos aplicativos que estão em execução.

Configuração de Aparência do Daisy

Configuração de Aparência do Daisy

Configuração de Aplicativo: Caso o aplicativo esteja em branco ou queira alterar, basta clicar com o botão direito em um lançador e clicar em Editar Lançador, onde é possível selecionar ícone, alterar o alias, mas atenção, tem que colocar o comando de execução corretamente, e caso tenha interesse, também é possível altera o ícone em momento de execução.

Configurando Aplicativo no Daisy

Configurando Aplicativo no Daisy

#> Resultado final (desktop):

Abaixo pessoal, a área de trabalho que utilizo atualmente, notem que o Amarok e o Opera estão em execução pelo indicador abaixo.

OpenSUSE 13.1 + Daisy

OpenSUSE 13.1 + Daisy

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação