Análise – Conversor Digital DC 2008H

Olá Pessoal…

Hoje o projeto Ti, estreia uma nova categoria chamada de Análises, onde sempre que eu tiver a oportunidade de fazer testes em equipamentos, irei postar aqui. Essa semana irei falar sobre o Conversor Digital da Semp Toshiba, o modelo DC 2008H, e esclarecer algumas dúvidas do equipamento.


Com a chegada cada vez mais crescente da TV Digital no Brasil, o que acontece com os televisores antigos sem o suporte? Após cancelarem o sinal analógico (VHF / UHF), esses televisores não terão muita utilidade, pensando nisso, pesquisei um pouco sobre o assunto, e sobre produtos confiáveis, encontrei o DC 2008H.

Conversor Digital DC 2008H

Conversor Digital DC 2008H

O produto acompanha um controle remoto, um cabo áudio e vídeo (amarelo, vermelho e branco), um cabo componente (verde e azul) e um cabo hdmi.

A instalação é bem simples, basta ter qualquer antena UHF/VHF, e plugar atrás do conversor, na parte da ANTENNA IN.

Conecte os cabos de vídeo e áudio no conversor e na televisão.

Após isso, basta ligar a televisão e o conversor e sintonizar os canais (Menu > Sintonia > Sintonia Automática), os canais variam de região para região (recomendo a leitura de Lista de canais da televisão digital brasileira).

Ah mas e quanto aos canais que ainda não tem sinal digital? Simples, compre um cabo RF, plugue no ANNTENA OUT no Conversor digital e depois plugue a outra ponta na televisão, dessa forma, funcionará tanto os canais digitais como os normais.

Cabo RF

Cabo RF

O único ponto negativo que dou ao produto está em seu acabamento, apesar da frente parecer ser de plástico, o resto do produto é feito de um tipo de metal, quando ele está um tempo conectado na tomada, e se você estiver descalço, é possível levar choques caso haja contato com o produto, nada tão grave, mas talvez impactante para as crianças.

Vale ressaltar que o funcionamento é normal, em qualquer televisão que tenha pelo menos uma entrada áudio e vídeo. A televisão que testei, é uma tela plana, porém é tubo, e funcionou perfeitamente, inclusive a imagem digital ficou totalmente nítida e perfeita no monitor.

Nota Final: 4,5 (de 0 a 5)
Preço Sugerido: R$ 150,00

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas na TOTVS Oeste Paulista Bauru. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

15 respostas em “Análise – Conversor Digital DC 2008H

  1. Tenho o mesmo conversor e o custo-benefício é bem interessante, além da marca ser confiável. Instalei-o em uma TV LCD sem conversor via entrada HDMI, e a qualidade não deixa a desejar em comparação aos modelos com conversor embutido.

  2. Olá Atilio, bom eu acho que, com o valor das notas tvs diminuindo cada dia mais, e com elas já preparadas para a tv digital, os conversores terão uma vida bem curta. O problema é que a tv digital no Brasil está a passos te tartaruga. E vou além, com o conteúdo sob demanda aumentando absurdamente, talvez a própria tv digital tenha uma vida mais curta do que estamos pensando.

    • Boa noite Humberto.
      Verdade, o conteúdo via demanda está aumentando muito, porém ainda acredito que vai demorar um pouco para emplacar no Brasil.
      Quanto a questão de preços, na verdade, ainda há pessoas que não querem se desfazer de televisores antigos, e não querem comprar um novo. Talvez por isso, seja um bom motivo comprar um conversor né.
      Muito obrigado pela contribuição.
      Abraços.

  3. Amigo, infelizmente, a Semp Toshiba deixou de fabricar o produto. Deixou assim de cumprir seu papel social. O aparelho realmente é bom. Há alguns ainda disponíveis no Mercado Livre / mercado paralelo… Tenho usado um da Tele System (TS 2400). Em alguns aspectos, como a navegação no software e o próprio controle remoto fica bem aquém do Toshiba. Mas o player até que é bem bonzinho… tem até um gravador, que nunca testei. Quanto a usar “qualquer antena”, trata-se de uma meia verdade. Cheguei a usar uma UHF qualquer e até quela mais carinha, da Philips, com aplificador de 18dB (carinha, mais de R$150,00). A coisa só ficou perfeita mesmo quando instalei uma Pro Eletronic 1300 com um “booster” de 26dB da mesma marca (há também de 40dB).. Creio que para a maioria da população, ter aparelhos assim é muito mais vantajoso do que pagar TV POR ASSINATURA. De todo modo, valeu por ter postado e difundido o tema para debate!

  4. Amigo, pode me ajudar ? Comprei esse mesmo conversor e instalei em uma teve de tubo. Não funcionou, sabe me dizer o que foi ?

    Coloquei uma antena digital interna ligada a ele. Liguei-o na tomada, coloquei o áudio e vídeo e não funcionou nada. Fiz algo errado ? Faltou algum cabo ?

    • Com a antena interna provavelmente você terá limitações – vários canais podem não ser sintonizados. Porém algum canal deveria ser encontrado. Depois de ligar o cabo é necessário fazer a sintonia automática, pelo menu. Só depois de feita a sintonia é que irá funcionar. O processo é quase intuitivo e deve achar bastante material na internet. Basta clicar na lupinha e esperar alguns minutos para sintonizar. Veja esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=isCl6Vc3HFA Pode ajudar!

  5. Olá!
    Tenho esse conversor a bastante tempo e do nada parou de aparecer o canal da globo, já tentei de tudo, já sincronize automático e manual procurei canal por canal, já reinicie o aparelho com formatação do fábrica e nada resolveu, funciona todos os canais perfeitamente menos o da globo. Você poderia me ajudar? Ficarei grata!

    • Boa noite Driele, tudo bem?
      É possível você testar o aparelho com outra antena? Se sim, pode ser alguma frequência que a antena não está conseguindo detectar.
      Caso o problema não seja esse, pode ser o sinal da Globo, teste algum outro televisor com Receptor Digital para ver se funciona.
      Qualquer dúvida, pode entrar em contato.
      Abraços.

Deixe uma resposta