Manipulação de Grupos e Usuários no OpenSUSE

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar como manipular os usuários e grupos de usuários no OpenSUSE de forma prática e fácil, utilizando o YaST.


Primeiramente pessoal, há duas formas fáceis de abrir o gerenciamento de usuários do OpenSUSE, a primeira é executando, através do comando Alt+F2, digite yast2 users, conforme imagem abaixo:

Procurando aplicativo via Alt+F2

Procurando aplicativo via Alt+F2

A segunda forma, é procurando no menu de aplicativos ou yast2 users, ou grupo ou group, ficando semelhante a imagem abaixo:

Procurando aplicativo no menu de aplicativos (KickOff, Alt+F1, etc)

Procurando aplicativo no menu de aplicativos (KickOff, Alt+F1, etc)

Após abrir, coloque a senha de root, e abra o aplicativo.

Abrindo a administração de usuário e grupo, note que há 3 abas, a de usuários (inclui, exclui, altera usuários do sistema), a de grupos (inclui, exclui, altera grupos de usuários), a de padrões de novos usuários (definição de grupo padrão, diretório pessoal – /home/, data de vencimento, etc) e configurações de autenticação (informações de autenticação em rede, como workgroup, kerberos e samba).

Administração de Usuários e Grupos

Administração de Usuários e Grupos

Há várias opções de manipulação de usuários, inclusive selecionar os grupos adicionais que o usuário tem acesso, como vboxusers, audio, etc.

Manipulação de Usuários

Manipulação de Usuários

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Thiago disse:

    Boa tarde amigo,

    Poderia me ajudar como resolver essa situação. Não consigo acessar como usuário master, apresentar este erro abaixo. S.O Opensuse.

    su: não é possível definir grupos: operação não permitida

    Abs.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação