Como definir os aplicativos padrão no KDE

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar como alterar programas de uso padrão em distros Linux que utilizam o ambiente gráfico KDE.


Primeiramente abra as configurações do KDE, clicando no botão de KickOff e procurando as configurações, ou pressionando Alt+F2 e digitando “systemsettings” (sem aspas).

Procurando as configurações do sistema

Procurando as configurações do sistema

Na divisão “Comportamento e aparência do espaço de trabalho”, abra o aplicativo “Aplicativos padrão”.

Escolhendo a opção de Aplicativos Padrão

Escolhendo a opção de Aplicativos Padrão

Abaixo um exemplo de configuração, setando o aplicativo padrão para abertura de pastas, ao invés de Konqueror, setando o Dolphin.

Exemplo de Configuração

Exemplo de Configuração

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

6 Responses

  1. Aram Juliano disse:

    Olá,
    Desejo complementar esta informação sobre aplicativos padrão no KDE com o seguinte.
    Como as configurações da opção “Aplicativos Padrão” são bem simples, não há uma opção permitindo escolher os aplicativos padrão para arquivos de vídeo e imagens, ou seja, caso o usuário tenha o VLC e o SMPLAYER (players de áudio/video) e o GIMP e GWENVIEW (visualizadores/editores de imagens), para isso, o usuário deverá usar a opção “Associação de arquivos” na página de “Configurações do Sistema” para escolher qual será o programa padrão para extensão /MIME específica. Em “Associação de arquivos” podem ser setados os aplicativos padrão para todos os tipos de MIME, sendo possível adicionar outras que não são reconecidas pelo sistema. Além disso, existem outras formas para setar os aplicativos padrão, seja editando ou criando arquivos de associação de mimes ou por linha de comando. Mais informações podem ser emcontradas em https://wiki.archlinux.org/index.php/default_applications e em https://wiki.archlinux.org/index.php/Xdg-open.

  2. Heitor Souza disse:

    Parabéns pelo artigo, embora simples, é de extrema utilidade para usuários iniciantes no Linux com EU. Pois encontrar muitas vezes informações básicas e simples é complicado. Eu obviamente já tinha configurado muitas coisas no System Settings, mas não tive atenção em ver que ele possuia opção para configurar aplicações padrões, e eu queria tirar o Dolphin da jogada, então eu artigo foi muito útil pra mim! Obrigado!

  3. Luiz Carlos Querido disse:

    Não é nada simples definir aplicativo padrão para audio. Por exemplo, toda vez que clico num audio mp3 ou flac, abre o Audacity, quando o que eu quero é ouvir musica com o Clementine por exemplo. Daí tenho que ir na extensão de cada um deles e alterar um por um.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação