Habilitando e desabilitando o TouchPad no KDE

Olá pessoal.

Hoje irei mostrar, como desabilitar e habilitar o Touchpad de notebooks em distros Linux utilizando o KDE, sem utilizar teclas de função (ex.: Fn+F3).


O arquivo que contém a chave para habilitar o Touchpad é o ktouchpadenablerrc, que geralmente fica dentro da pasta do usuário (ex.: /home/usuario/), em uma pasta oculta de configurações, geralmente .kde4 ou .kde, e depois do diretório oculto do kde, o caminho é share/config/, ficando +- assim:

.kde4/share/config/
ou
.kde/share/config/

Para editar seu conteúdo, primeiro abra um terminal, ou utilizando Alt+F1 e procurando por Konsole, ou Alt+F2 e executando o comando do konsole (ou se preferir, logue totalmente em modo texto).

Agora utilize um comando para editar o arquivo, se quiser editar de forma visual, pode utilizar editores de texto como kwrite (semelhante ao Bloco de Notas do Windows):

Abrindo o arquivo com kwrite

Abrindo o arquivo com kwrite

Ao abrir o arquivo, em touchpadEnabled, deixe como true.

Alterando a parametrização para true

Alterando a parametrização para true

Se quiser, pode editar utilizando um editor no próprio terminal, como ‘vi’ ou ‘nano’, abaixo um exemplo utilizando o comando nano:

Abrindo o arquivo com nano

Abrindo o arquivo com nano

Depois de alterar para true, utilize o Alt+F1 e encerre a sessão, ou reinicie a máquina.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação