Como prevenir que o Windows pegue vírus

Como prevenir que o Windows pegue vírus

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar algumas dicas de como prevenir que o Windows pegue vírus.



Ressalto pessoal, que podem haver outras configurações para prevenir também (como Firewall), mas abaixo ressalto algumas bem importantes para a prevenção de infecção de vírus nos sistemas Windows.

Windows
Windows

1) Ativando conta Administrador

O Windows por padrão quando instalado, ele cria uma conta para o usuário (ex.: Daniel), e dá privilégios de Administrador para essa conta, porém a verdadeira conta de Administrador (como se fosse a root em sistemas Unix-Like), vem desativada por padrão, com isso é bem possível que hackers explorem essa conta, ativem por um certo tempo e coloquem um trojan na máquina.
Para ativar a conta, abra o Windows Explorer (Meu Computador), clique com o botão direito em Computador e depois clique em Gerenciar.

Gerenciamento do Computador
Gerenciamento do Computador

Clique em Usuários e Grupos Locais, e logo após clique em Usuários, perceba que existe uma conta chamada Administrador, clique com o botão direito nela, e desative a opção “Conta Desativada”, clique em Aplicar.

Propriedades da conta Administrador
Propriedades da conta Administrador

Clique com o botão direito novamente na conta Administrador e clique em Definir Senha, agora basta colocar uma senha bastante forte (nada de “123”).

2) Instalando um bom antivírus

Essa é bem simples, escolha um antivírus de sua preferência, em ambientes Windows eu utilizo o Avast, mas vai de gosto, só tente baixar e utilizar softwares de antivírus com credibilidade, por exemplo, procure em fóruns a opinião de usuários, e evite ao máximo utilizar antivírus ‘piratas’ ou crackeados, eles podem deixar portas abertas para que vírus entrem sem que você perceba.

3) Alterando configurações UAC

As configurações de Controle de Contas de Usuário são importantes, para que softwares não autenticados não tenham acesso à sua máquina, imagine um trojan escondido na máquina, e de repente ele começa a instalar algum software malicioso, pois bem, se deixarmos o controle no máximo, esse problema não aconteceria.
Para alterar as configurações, clique no botão iniciar e procure por uac, acesse então a funcionalidade.

Procurando por
Procurando por “uac”

Geralmente a configuração vem na segunda barra (de cima para baixo), coloque na primeira barra (de cima para baixo), assim garantindo que os softwares sempre irão perguntar.

Alterando definições da UAC
Alterando definições da UAC

4) Utilizando softwares atualizados

Algumas aplicações, principalmente serviços como Java e Adobe Flash, possuem muitas brechas de segurança que são exploradas pelos vírus, a única solução para que essas brechas forem fechadas, é manter essas aplicações sempre atualizadas, mas não só as aplicações, também o sistema operacional, não precisa sempre atualizar o Windows, mas deixe o Windows Update te avisar das atualizações e de tempos em tempos atualize o sistema operacional.

5) Utilizando bom senso

Bom pessoal, essa dica talvez seja a mais importante, pois sem utilizar o bom senso, o Sistema Operacional fica vulnerável da mesma forma, abaixo alguns itens sobre bom senso na utilização do Sistema Operacional:
– Evite ficar entrando em sites que você não conhece e parecem maliciosos;
– Não abra e nem clique em links de e-Mails estranhos (como e-Mails de bancos);
– Não clique em qualquer link que te enviarem via Facebook ou qualquer outro mensageiro (como Skype), pergunte o que é esse link e para que serve.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

4 thoughts on “Como prevenir que o Windows pegue vírus

  1. Com a popularização da internet e a correção de falhas em sistemas operacionais se tornando mais rápidas, o antivirus está com os dias contados. Segue entrevista com John McAfee que ilustra o fim dos famosos antivirus….

    1. Fala betinho, ta baum?
      Até concordo, porém ressalto que se ainda existirem pessoas maliciosas, também haverão softwares maliciosos.
      Um grande abraço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: