Como retirar as pragas dos navegadores

Olá pessoal…

Hoje irei mostrar como retirar aquelas famosas páginas fantasmas (Delta-Homes, 123Achei, Hao123, etc).


Essas aplicações geralmente são instaladas junto de outras, de forma embutidas (aquele velho processo de instalar uma aplicação sem ler o que ela está instalando), então basicamente ela altera os atalhos dos navegadores, para que sempre quando é aberto o navegador, é aberto uma página maliciosa.

Primeiramente baixe o aplicativo Ultra Adware Killer, e execute o aplicativo e deixe ele analisar os dados do Windows, quando acabar, ele irá te mostrar os atalhos que ainda possuem o link, depois basta checar ou não, os dados que quer remover, e clicar em CleanUp.

Analisando o sistema com Ultra Adware Killer

Analisando o sistema com Ultra Adware Killer

Caso não tenha removido do seu atalho, clique com o botão direito no atalho e depois em Propriedades, verifique o Destino se não possui nenhum link malicioso, se tiver, pode retirar.

Propriedades do atalho

Propriedades do atalho

E se você quiser encontrar o atalho dos aplicativos da barra de navegação do Windows (os atalhos perto do menu iniciar), segure a tecla Windows e pressione R (Windows+R), digite então “%appdata%/Microsoft/Internet Explorer/Quick Launch/User Pinned/Taskbar” (sem as aspas), que será aberto a pasta com os atalhos.

Diretório de aplicativos

Diretório de aplicativos

Além disso, você pode também tentar passar outras ferramentas de verificação, como RogueKiller, alterar página inicial do navegador pelo próprio navegador nas configurações, ou ainda editar as configurações avançadas do navegador (digite “about:config” sem as aspas e altere o que precisa, só tome cuidado com o que for alterar).

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação