Forçando a exclusão de um arquivo no Windows

Forçando a exclusão de um arquivo no Windows

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar uma forma de forçar a exclusão de um arquivo utilizando o Prompt de Comando (MS-DOS) do Windows.


Ao tentar excluir um arquivo qualquer na máquina, e ele mostrar a mensagem “Acesso negado ao arquivo”, provavelmente o arquivo ou está aberto na memória RAM (Ctrl+C por exemplo), ou ele tem algum conteúdo contra exclusão por usuários comuns (sem ser administradores).

Tentando excluir pelo Windows
Tentando excluir pelo Windows

Para excluir esse tipo de arquivo, pode se utilizar o comando erase ou o comando del com o parâmetro /F para forçar. Por exemplo, supondo que o arquivo tenha o nome de teste.txt, ficaria dessa forma:

> erase /F teste.txt

Ou…

> del /F teste.txt

Abra então agora o Prompt de Comando do Windows (segure a tecla Windows e pressione r – Windows+R, e digite “cmd”), vá até a pasta do arquivo (utilizando por exemplo, o comando “cd”), e execute o comando para exclusão.

Excluindo pelo Prompt
Excluindo pelo Prompt

Agora basta verificar na pasta se o arquivo foi excluído com sucesso.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

12 thoughts on “Forçando a exclusão de um arquivo no Windows

    1. Bom dia José.
      Esse arquivo está em alguma pasta compartilhada? Ou usado em alguma vm?
      Pode ser que algo tenha ficado preso na memória RAM, se você utiliza muito o hibernar ou suspender, isso pode acontecer, tente desligar, e depois quando ligar, tente excluir novamente o arquivo.
      Abraços.

        1. Então José, pode ser que esse vírus esteja sendo iniciado junto com o Windows, tente fazer o seguinte, reinicie o computador, antes do Windows começar a iniciar, fique pressionando a tecla F8, para entrar em Modo de Segurança, e então tente excluir o arquivo. Se mesmo assim o arquivo ficar, ou for recriado, o vírus pode estar alocado no registro do Windows, a melhor alternativa, seria fazer um backup de tudo que você tem, e voltar em um ponto de restauração do sistema.
          Qualquer dúvida, fico à disposição.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: