Forçando a exclusão de um arquivo no Windows

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar uma forma de forçar a exclusão de um arquivo utilizando o Prompt de Comando (MS-DOS) do Windows.


Ao tentar excluir um arquivo qualquer na máquina, e ele mostrar a mensagem “Acesso negado ao arquivo”, provavelmente o arquivo ou está aberto na memória RAM (Ctrl+C por exemplo), ou ele tem algum conteúdo contra exclusão por usuários comuns (sem ser administradores).

Tentando excluir pelo Windows

Tentando excluir pelo Windows

Para excluir esse tipo de arquivo, pode se utilizar o comando erase ou o comando del com o parâmetro /F para forçar. Por exemplo, supondo que o arquivo tenha o nome de teste.txt, ficaria dessa forma:

> erase /F teste.txt

Ou…

> del /F teste.txt

Abra então agora o Prompt de Comando do Windows (segure a tecla Windows e pressione r – Windows+R, e digite “cmd”), vá até a pasta do arquivo (utilizando por exemplo, o comando “cd”), e execute o comando para exclusão.

Excluindo pelo Prompt

Excluindo pelo Prompt

Agora basta verificar na pasta se o arquivo foi excluído com sucesso.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

27 Responses

  1. José disse:

    Não funcionou. A resposta que obtive foi: “O arquivo já está sendo usado por outro processo.”

    • Dan_Atilio disse:

      Bom dia José.
      Esse arquivo está em alguma pasta compartilhada? Ou usado em alguma vm?
      Pode ser que algo tenha ficado preso na memória RAM, se você utiliza muito o hibernar ou suspender, isso pode acontecer, tente desligar, e depois quando ligar, tente excluir novamente o arquivo.
      Abraços.

      • José disse:

        Na verdade o arquivo é um vírus está ativo e não consigo identificar o processo para poder deletá-lo

        • Dan_Atilio disse:

          Então José, pode ser que esse vírus esteja sendo iniciado junto com o Windows, tente fazer o seguinte, reinicie o computador, antes do Windows começar a iniciar, fique pressionando a tecla F8, para entrar em Modo de Segurança, e então tente excluir o arquivo. Se mesmo assim o arquivo ficar, ou for recriado, o vírus pode estar alocado no registro do Windows, a melhor alternativa, seria fazer um backup de tudo que você tem, e voltar em um ponto de restauração do sistema.
          Qualquer dúvida, fico à disposição.

  2. Eu estou com um problema, devido ao fato de meu arquivo estar localizado no disco D e não no disco C.
    Como eu posso solucionar isso?

  3. muito bom, principalmente para deletar virus

  4. Pedro Castro Cardoso disse:

    Acesso negado…

  5. Alexandre Smaniotto disse:

    Não funcionou, mesmo com qualquer comando desses aparece a msg: Acesso negado.

  6. Gabriel disse:

    Aparece assim na mensagem … \*, Tem certeza (S/N)? Ai não sei o que fazer clico enter repete a mensagem aperto S e boto enter e também nao acontece nada

  7. Lucas Bispo disse:

    Preciso de ajuda. O arquivo em questão se encontra na pasta Local em AppData. Como faço?

  8. Ronaldo Menezes disse:

    Bom dia. Meu problema é mais sério. Eu desinstalei um programa de contabilidade pelo Painel de Controle. Mas a pasta do programa que está na raiz C:\ continua com mais 2 pastas. A pasta que não consigo excluir é do Firebird que usa banco de dados. Eu não uso o Firebird e gostaria de excluir esta pasta, mas não consigo. Fui no regedit e exclui o programa mas a pasta continua. Alguma solução? Obrigado

  9. Reinaldo disse:

    Bom dia. Quando tento excluir o arquivo .rar indo pela pasta ele fica apenas analisando e não exclui, e pelo cmd ele fica executando o comando mas não acontece nada, não aparece nem uma mensagem de erro ou confirmação, como se ele estivesse tentando excluir mas não conseguisse. Ja tentei descompactar o arquivo .rar e exclui-lo mas ele para de responder quando vai excluir.

    • Dan_Atilio disse:

      Bom dia Reinaldo.
      Tente abrir o Monitor de Recursos e verifique onde o arquivo está sendo usado.
      Então mate o processo com o taskkill e tente novamente.
      Qualquer dúvida, fico à disposição.
      Abraços.

  10. Boa noite, Atílio!

    Amigo, já tentei suas dicas e várias outras medidas, mas nada funciona! A pasta que não consigo excluir foi criada para sincronizar com o One Drive e assim funcionou por dois dias. Mesmo desativando a sincronização, não adianta. Ao seguir suas orientações o terminal informa “Acesso nagado.” Baixe o Unlocker, não resolveu tb. Se tento renomear, recebo a mensagem: “Erro 0x80071129: Os dados presentes no buffer de pontos de nova análise são inválidos”.

    Acha que pode me ajudar?

    De qq forma já agradeço o que fez até aqui pelos outros.
    Abraço!

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite Gladstone, tudo bem?
      Uma vez peguei um erro desse no OneDrive, no caso em questão estavam usando uma pasta junto com iCloud, ai virou uma bagunça sabe rs…
      Enfim, naquela questão, nós removemos o OneDrive da máquina, verificamos no outlook.com se a pasta havia sido removida, e depois instalamos novamente, porém apontando para outra pasta, por exemplo, ao invés de C:\users\…\One Drive, a gente configurou para ele sincronizar em E:\Pasta_XPTO\One Drive.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  11. Sr.Riki disse:

    cara muito esse comando estou inciando minha faculdade de ti agora e é muito interessante os comandos de arquivos

Deixe uma resposta

Terminal de Informação