Como instalar e configurar o GCC no Windows (MinGW)

Como instalar e configurar o GCC no Windows (MinGW)

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar como instalar e configurar o GCC no Windows (ferramentas para compilação de fontes escritos em C / C++).


Primeiramente, se tiver alguma dúvida em como compilar ou executar algum programa utilizando GCC, recomendo a leitura dessa postagem – Como utilizar o GCC no Linux.

Baixe o MinGW acessando SourceForge, clique depois em Installer e em seguida clique em mingw-get-setup.exe, espere o download finalizar, e execute o aplicativo. Será mostrado uma tela inicial mostrando informações do Projeto.

MinGW - GCC
MinGW – GCC

Prossiga até chegar em uma tela para escolher os recursos que serão instalados, selecione mingw32-base e o mingw32-gcc-g++.

Escolhendo recursos que serão instalados
Escolhendo recursos que serão instalados

Depois disso, clique em Instalattion > Apply Changes.

Agora será necessário adicionar o diretório de binários do MinGW na Path do Windows, para isso, clique no Iniciar, e depois clique com o botão direito em Computador, e em seguida em Propriedades.

Propriedades do Sistema
Propriedades do Sistema

No lado esquerdo clique em Configurações avançadas do sistema.

Configurações Avançadas do Sistema
Configurações Avançadas do Sistema

Clique agora em variáveis de ambiente.

Variáveis de Ambiente
Variáveis de Ambiente

Ache a variável PATH, e clique em editar, no fim dela, adicione um “;” (ponto e vírgula), e coloque o diretório dos binários que foram instalados com o MinGW (geralmente em C:MinGWbin).

Adicionando caminho dos binários na PATH
Adicionando caminho dos binários na PATH

Para testar se deu certo, abra o Prompt de Comando e digite “gcc”.

Testando o GCC
Testando o GCC

Agora é só criar os fontes e compilar.

Update 21/09/2016:

Pessoal, se alguém tiver interesse, montei uma vídeo aula demonstrando a instalação do MinGW.



Links para instalação:
MinGW
MinGW 64

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Referência: Instalando o Mingw/GCC (compilador de C para Windows)

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

37 thoughts on “Como instalar e configurar o GCC no Windows (MinGW)

  1. Não esta funcionando aqui, na hora de mudar a variável PATH, o ela esta com essa descrição:
    “C:\Users\DOUGLAS\AppData\Local\Programs\Python\Python35-32\Scripts\;C:\Users\DOUGLAS\AppData\Local\Programs\Python\Python35-32\”
    Devo apagar tudo e colar? ou posso adicionar após isso? e também uso o pydev, será que se alterar não terei problemas no eclipse pra programação Python?

    OBRIGADO DESDE JA 🙂

  2. Amigo, estou com um problema recente. Após atualização do MInGW, ao compilar um programa, aparece o erro cannot find -lpthread. Você pode me ajudar? Obrigada

  3. Dan, seguindo o seu tutorial e outros que vi na internet o erro foi você não ter dito que após escolhermos os dois pacotes a serem instalados, deve-se ir em Installation -> Apply Changes para que estes pacotes sejam de fato instalados na máquina. Após isso, mexendo na variável de ambiente funciona

  4. Boa noite!
    Fiz tudo conforme o site, mas quando digito gcc no prompt de comando aparece que ‘gcc’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
    como proceder?

  5. Quando eu digito gcc no cmd aparece a seguinte mensagem ” gcc: fatal error: no input files compilation terminated.” O que eu faço?

    1. Boa tarde Johny, tudo bem?
      Faltou você especificar qual é o arquivo e qual será o executável, tente assim:

      gcc [seu_arquivo.c] -o [executavel]

      Por exemplo:

      gcc arquivo.c -o arquivo_exe

      Um grande abraço.

  6. Bom dia. Seguindo as instruções acima, instalei o https://sourceforge.net/projects/mingw-w64/ pois meu computador e 64 bits – windows 10. Modifiquei a variavel path com este valor C:\Program Files (x86)\mingw-w64\i686-6.2.0-posix-dwarf-rt_v5-rev1\mingw32\bin; pois e ai que o gcc.exe se encontra. Mesmo assim me da a mensagem:
    gcc’ is not recognized as an internal or external command,
    operable program or batch file.

    Como proceder? Antigamente instalei o Mingw normal, dava o mesmo erro e por isso passei a instalar o mingw-w64 seguindo um dos seus posts. Sera que ha qualquer incompatibilidade? (embora as instalacoes estao em diretorios diferentes…)
    Agradeco qualquer ajuda.

    1. Boa tarde Irene, tudo bem?
      Que estranho, não tive esse problema, mas realize um teste por favor, tente executar o gcc diretamente pela pasta no Prompt de Comando, por exemplo:

      > C:\MinGW\mingw64\bin\gcc "D:\teste.c" -o "D:\teste.exe"

      Onde você informa o caminho que está o gcc.exe, seguido pelo diretório do código fonte entre aspas, o -o de output (da saída), e o caminho do executável gerado entre aspas.
      E me diga se assim funcionou.
      Fico no aguardo.

  7. [Windows 10] Quem possuir Windows 10 e estiver tendo problema ao digitar gcc no prompt de comando a dica que dou é, conforme o Dan falou, procurar a Path, depois ao invés de editar, crie uma nova com o endereço onde está o arquivo que geralmente é C:\MinGW\bin, ai depois é só testar …. prompt e digitar gcc

  8. Boa noite Dan, cara, seguinte :

    Na hora de colocar o ; no Patch, acabei apagando todo o diretório existente.

    Agora no local do patch, ta ” ;C:MinGWbin “.

    Sabe alguma forma que posso recuperar o antigo endereço ? Agradeço desde ja !

      1. Obrigado Dan, consegui olhar em outros sites também e recuperei o antigo endereço do path,

        Porem , vou refazer todo o processo , pois o comando gcc não funcionou ..

        Mas, mais uma vez, obrigado pela atenção !

  9. Como faço pra o gcc ficar em pt-br utf-8 é por que assim eu uso notepad++ e gcc mas a acentuação das letras nas frases quando programo em C não saem direito já usei setlocale(LC_ALL, “Portuguese”); corretamente mas não sai e quando está numa IDE como devC++ ou Code Blocks sai direito as IDEs parecem setar o compilador pro idioma do sistema eu queria saber como fazer isso você poderia por favor me ajudar, caso possa??? já tentei de tudo e nada eu sei que tem a forma decimal da tabela ascii mas queria mesmo era deixar setado o locale do sistema e não sei como fazer isso.

    1. Boa noite Danilo, tudo bem?
      Nunca havia reparado nisso, e como não costumo usar o Notepad++ também nunca tinha pego um caso assim.
      Estranho que algumas pessoas dizem que dá certo ao usar o setlocale, e outras já dizem o contrário, por exemplo, em duas referências, achei recomendações para utilizar a tabela ascii mesmo. Caso queira saber mais:
      http://www.hardware.com.br/comunidade/linguagem-setlocale/1417074/
      http://codigoseficientes.blogspot.com.br/2012/10/acentuacao-na-linguagem-c.html

      Abraços.

      1. Dan_Atilio?, como vai ? boa noite!!! sou eu o Danilo de novo, passando só pra dizer que consegui deixar a acentuação em C correta usando editor notepad++ e gcc no prompt do windows o que tava acontecendo era que eu não estava deixando a codificação em ANSI e sim em utf-8 quando deixei em ANSI e usei o setlocale no código C funcionou de boa passei só pra compartilhar a informação mesmo caso alguém se depare com algo similar ao meu caso, vou deixar pra usar IDE só quando eu estiver com bastante experiência em C, e , referente aos dois links que você me passou aí no comentário eu já tinha consultado eles antes mesmo de você me passar quando tava em busca de resolver esse pequeno infortúnio de unicode, mas mesmo assim obrigado e vou ficar atento aos links quando for estudar a fundo sobre setlocale e a forma decimal para acentuação de caracteres.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: