OpenSUSE 42.1 lançado oficialmente

OpenSUSE 42.1 lançado oficialmente

Olá pessoal…

Hoje venho trazer uma notícia à vocês, no último dia 4 de Novembro, foi lançado oficialmente o OpenSUSE 42.1, sendo a primeira versão híbrida da distribuição.


A primeira pergunta que fica é… a última versão não era a 13.2? Calma jovens, isso tem uma explicação, essa versão 42.1 é a primeira versão híbrida da distribuição, contendo códigos e conteúdos do SUSE Server. Abaixo uma pequena tradução da postagem americana, explicando sobre essa nova versão.

A espera acabou e uma nova era começa para lançamentos do openSUSE. Contribuintes, amigos e fãs podem agora fazer o download do primeiro híbrido da distro Linux openSUSE 42.1 Leap. Desde o último lançamento, exatamente um ano atrás, o openSUSE transformou seu processo de desenvolvimento para criar um tipo inteiramente novo de híbrido distribuição Linux openSUSE chamado Leap.

OpenSUSE Leap Logo
OpenSUSE Leap Logo

A versão 42.1 é a primeira versão do openSUSE Leap que utiliza fonte de SUSE Linux Enterprise (LES) fornecendo um nível de estabilidade que irá provar ser incomparável com outras distribuições Linux. Através da ligação do desenvolvimento da comunidade e confiabilidade que a empresa fornece mais coesão para o projeto e as atualizações de manutenção do seu colaborador. openSUSE Leap vai beneficiar o esforço de manutenção da empresa e terá alguns dos mesmos pacotes e atualizações como o LES, o que é diferente das versões anteriores do openSUSE que criaram fluxos de manutenção separados.

Desenvolvedores da comunidade irão proporcionar um nível idêntico de contribuição para Leap e projetos upstream para o lançamento, que preenche uma lacuna entre pacotes antigos e pacotes mais recentes encontrados em outra distribuição do openSUSE Tumbleweed.

Desde o movimento foi essa mudança de versões anteriores, um novo número de versão e a versão de nomeação estratégia foi adaptado para refletir a mudança. As fontes com LES vêm do SUSE para ser liberado logo SLE 12 Service Pack 1 (SP1). A estratégia de nomenclatura é SLE 12 SP1 ou 12,1 + 30 = openSUSE 42.1 Leap. Muitos têm perguntado por que 42, mas SUSE e openSUSE têm uma tradição de grandes idéias começando com um de quatro e dois, uma referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias.

Cada versão menor de usuários openSUSE Leap pode esperar um novo KDE e GNOME, mas hoje é tudo sobre o openSUSE 42.1 Leap, por isso, se você está cansado de um desktop marrom, tente um verde.

Divirta-se!

OpenSUSE 42.1 Leap KDE rodando GIMP
OpenSUSE 42.1 Leap KDE rodando GIMP

Se você quiser fazer o download, acesse software.opensuse.org/421/pt_BR.

Referências:
openSUSE 42.1 já está liberado
openSUSE Leap 42.1 Becomes First Hybrid Distribution

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

4 comentários em “OpenSUSE 42.1 lançado oficialmente

  1. Olá Dan Atilio. to usando o 13.2, na sua opnião pessoal, vale a pena atualizar?e desculpe a ignorância, o que seria um sistema híbrido? Essa versão vai ter suporte por quantos anos?

    valeu!!!!

    1. Boa tarde Vinicius.
      Sempre recomendo atualizar, porém, se possível, faça um teste em uma VM antes (pode utilizar o VirtualBox por exemplo), faça backup e parte para o abraço, rs…
      Quanto ao sistema híbrido, é que antigamente, apesar de existirem o OpenSUSE e o SUSE Server, eles eram meio que feitos de forma separada, então o OpenSUSE absorvia alguns recursos. Atualmente com o 42.1, a base dos sistemas seria mais similar.
      Um grande abraço.

    1. A diferença é que, o Tumbleweed era a forma de desenvolvimento do antigo OpenSUSE, onde a comunidade atualizava os pacotes do sistema base (não do kernel), já o Leap terá essa base vai pegar a maioria desses pacotes do SUSE Server.
      Resumindo em poucas palavras, o Tumbleweed é a forma da distribuição com atualizações frequentes, já o Leap é a forma da distribuição estável.
      Acho que irei preparar uma postagem só explicando a diferença durante as próximas semanas.
      Referência: https://forums.opensuse.org/showthread.php/509282-OpenSuSE-Tumbleweed-Leap-confused
      Um grande abraço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: