Qual a diferença entre OpenSUSE Leap e Tumbleweed

Olá pessoal…

Hoje vou explicar um pouco sobre a diferença entre Leap e Tumbleweed, duas nomenclaturas muito utilizadas na distribuição OpenSUSE.

A Tumbleweed é uma liberação de rolamento testado e estável com os kernels mais recentes, versões de software e pacotes de SLE (SUSE Linux Enterprise) enquanto se concentra no fornecimento de tecnologia de qualidade empresarial, eficiência e gerenciamento de sistemas.

Geeko (mascote do SUSE)

Geeko (mascote do SUSE)

Já a Leap, é o lançamento da distribuição, que busca o equilíbrio entre o SLE e o Tumbleweed.

OpenSUSE Leap Logo

OpenSUSE Leap Logo

Basicamente então pessoal, a Tumbleweed é a forma da distribuição, com as atualizações mais recentes e com testes de novos pacotes disponíveis. Já o Leap, seria a forma da distribuição estável, buscando estabilidade entre o SUSE Server e as atualizações recentes da Tumbleweed.

Abaixo a notícia extraída no opensuse.org.

O escritório SUSE em Nuremberg, na Alemanha, teve uma apresentação especial dada por Dominique Leuenberger, na semana passada sobre os pontos de interligação do projeto openSUSE.

Especificamente, Leuenberger cobriu o processo de integração da Tumbleweed e Leap e explicou a diferença entre os dois.

“Leap está tentando encontrar o equilíbrio entre a quantidade de SLE (SUSE Linux Enterprise) e quanto Tumbleweed”, disse ele.

Tumbleweed é uma liberação de rolamento testado e estável com os kernels mais recentes, versões de software e pacotes de SLE enquanto se concentra no fornecimento de tecnologia de qualidade empresarial, eficiência e gerenciamento de sistemas.

Leuenberger, que tem sido no projeto openSUSE desde que começou, explicou ainda como itens entrar no Aberto Build Service, são testados e revistos no processo de fábrica e, em seguida, como os itens receber testes em openQA automatizado.

“Uma vez openQA está pronto, nós damos tudo isso aos nossos usuários felizes, espero que, na maioria das vezes”, disse ele. “Como de costume eles sempre relatam mais erros, é por isso que a lista de discussão openSUSE Factory é realmente útil.”

Usuários de Tumbleweed são recomendados para se inscrever na lista de discussão openSUSE Fábrica para compartilhar a experiência do usuário e envolver-se com a melhoria e sistemas avançados para criar estabilidade a longo prazo para os sistemas Open Source Software Livre.

A qualidade de áudio e vídeo não é a alta qualidade, mas é compreensível e os slides são legíveis. A apresentação durou cerca de 25 minutos e havia cerca de 30 minutos dedicados às questões sobre o processo de desenvolvimento de software.

Veja o vídeo explicativo:

Fonte: news.opensuse.org

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

10 Responses

  1. Jhon Tautom disse:

    Cara, que tradução horrível.

    • Dan_Atilio disse:

      Boa noite Jhon, tudo bem?
      Sinto muito =/, não tenho muitos conhecimentos com tradução.
      Caso você tenha disponibilidade e queira traduzir, eu me disponho a postar aqui no site.
      Um grande abraço.

  2. Sergio disse:

    Ótimo post! Estava com dúvida referente a qual sistema escolher, vou instalar o Leap.

  3. Show de bola meu caro, trabalho com RedHat, CentOS e OpenSuse a muitos anos, bacana seu post. Tradução impecável!!! Como já dizia o Pedro Bial, fazer com que os outros entendam o que vc quer passar já é uma excelente forma de comunicação. Abraço

  4. pedro disse:

    Muito bom !! obrigado pela informaçao.

  5. LOPES disse:

    Cara muito boa sua resposta!
    Essas grosserias devemos ignorar, pois o cara vem aqui, tira a dúvida dele e ainda sai criticando.
    Parabéns pelo post e pela sua educação!

Deixe uma resposta