Guia de Referências para o OpenSUSE (SDB)

Guia de Referências para o OpenSUSE (SDB)

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar o Guia de Referências do OpenSUSE (páginas com tutoriais de instalação, utilização e atualização da distro).

OpenSUSE
OpenSUSE

O SDB (Support database, ou Banco de Dados de Suporte), é uma wiki que possui vários artigos e tutoriais em vários idiomas.

Abaixo os links de acesso:
Português
Inglês

A utilização é bem simples, ao abrir no canto superior direito é onde fica a área de pesquisa, basta digitar algo que lhe interessa. Por exemplo, digitei o software “krita”, pertencente ao pacote KOffice.

Procurando por
Procurando por “krita”

Após a pesquisa, é mostrado a página explicando sobre o software, links relacionados, softwares relacionados, e na área da direita, os links para download.

Página detalhando o software Krita
Página detalhando o software Krita

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

6 comentários em “Guia de Referências para o OpenSUSE (SDB)

  1. Daniel, gostei de saber que há uma fonte de consulta do opensuse. Usei pouco o OpenSuse, mas vendo o seu post dá vontade de testar. Quando usei notei que o KDE funciona muito bem. Qual a configuração de máquina para conseguir usar o Opensuse para coisas simples?

  2. Dan_Atilio, não sei se você tem tempo e disponibilidade pra me dar uma dica. (Nem sei se é adequado usar esse seu espaço para pedir ajuda, mas perguntar não custa nada). É que eu estava procurando uma distro “diferente” – por muito tempo usei ubuntu ou mint – e estou testando o openSUSE Tumbleweed. Gosto do KDE, acesso aos recursos atualizados e a praticidade do sistema. Mas após a instalação (que foi feita por meio de um dvd) aparecem mensagens de erros durante o boot. O sistema funciona normalmente após a inicialização. Executo todas as funções básicas sem nenhum problema. Só essas mensagens que me deixam com receio. Já pesquisei, mas os problemas que parecem se aproximar do meu estão descritos em páginas em inglês. Meu parco conhecimento é um entrave pra solucionar sozinho. Uso um notebook Dell Inspiron 15 3567 corei3.
    As mensagens:
    [ 0.044053] mce: [Hardware Error]: CPU 0: Machine Check: 0 Bank 6: ee0000000040110a
    [ 0.044058] mce: [Hardware Error]: TSC 0 ADDR fef1ff40 MISC 47880010086
    [ 0.044063] mce: [Hardware Error]: PROCESSOR 0:806e9 TIME 1520469153 SOCKET 0
    APIC 0 microcode 62… *tem mais três linhas com as mesmas referências, mudando apenas alguns números.
    [FAILED] Failed to start Setup Virtual Console.

    * Essas mensagens também aparecem ao desligar…

    *Tentei instalar também o Manjaro KDE/XFCE e acontecia a mesma coisa. Aconteceu também no mint, mas com o sistema instalado elas não apareceram mais.

    1. Boa noite Givanildo, tudo bem?
      Rapaz nunca vi essa mensagem, mas pelo jeito são apenas Warnings, em uma máquina diferente acontece isso? Pode ser que na BIOS esteja desabilitado a virtualização no processador.
      Um grande abraço.

  3. Olá, Dan. Obrigado pelo retorno. Não cheguei a testar em outras máquinas, mas instalei Ubuntu e Mint e essas mensagens não aparecem. Mesmo assim estou usando o openSUSE TW. Andei pesquisando e vi que é algo referente a firmware, alguma coisa relativa a conflitos (atualizações, versãoes) em máquinas Dell-Intel. Porém até o momento não sei resolver. Mesmo assim, valeu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: