Salve salve pessoal…
Se a Sony é dona da Naughty Dog, que desenvolveu os primeiros games do Crash, por que ela não possui os direitos do personagem e sim a Activision?
Para responder essa pergunta, precisamos voltar no tempo, mais precisamente em 1994. A Naughty Dog fez uma parceria com a Universal Interactive Studios para o desenvolvimento de um jogo totalmente em 3D (onde trabalhariam com Mark Cerny – Marble Madness e Sonic 2).
Jason Rubin e Andy Gavin ao estudarem os grandes fliperamas da época (como Ridge Racer, Virtua Racing, Virtua Fighter, etc), perceberam que os games que exploravam o ambiente 3D eram em sua maioria do gênero de Corrida, Tiro e o de Luta (em ascensão), eles então pensaram em criar um game de plataforma aproveitando essa oportunidade com a parceria com a Universal Studios.
Eles deram o nome ao projeto de “Sonic’s Ass” game, pois pensaram em como seria a mecânica do jogo, e o jogador passaria a maior parte do tempo vendo as costas do personagem. Após a definição do tipo de jogo, surgiu a pergunta, para qual plataforma lançar? Eles optaram pelo Playstation, por causa da facilidade na modelagem 3D e a plataforma ainda não possuía um mascote.
Crash se tornou um projeto ambicioso, sendo que até mesmo os desenvolvedores burlaram algumas restrições da biblioteca nativa do Playstation, essa é uma das afirmações de Jason:
“Andy e Dave quebraram muitas regras. Em primeiro lugar, eles não seguiram as restrições de biblioteca da PlayStation. Outros desenvolvedores muitas vezes se queixaram de que o Crash estava usando algum tipo de biblioteca secreta da Sony. Esse é exatamente o oposto da verdade. A verdade é que o Crash usou o mínimo possível da biblioteca da Sony e os programadores basicamente piratearam tudo diretamente para o hardware.
Anos depois, a Sony tentou criar um jogo chamado Jalapeno Harry para competir com Crash. Não, não estou inventando isso. Além do nome falhar, a equipe interna em San Francisco também não conseguiu criar os mundos complexos e personagens que criamos no Crash. Deixe-me repetir – uma equipe interna da Sony não pôde criar Crash. Deixe os rumores de “informação privilegiada” descansar para sempre.”
Ou seja, a Naughty Dog havia conseguido, o que a Sony não conseguiu.
Porém, vocês lembram que falei que a Naughty Dog fez uma parceria com a Universal, pois bem, basicamente a Universal encomendou o projeto para a Naughty Dog, e o que fosse desenvolvido pertenceria a Universal (similar ao que houve com o Spyro) e em 2000 é lançado o primeiro game sem a mão da sua criadora (após a trilogia original e o Crash Team Racing), o Crash Bash (uma cópia estranha do Mario Party) desenvolvido pela Eurocom.
Em 2001 aconteceram duas coisas que definiriam o resto da vida do marsupial, a primeira foi que a Sony comprou a Naughty Dog, e a segunda foi que o contrato entre a Universal e Sony havia terminado com o lançamento do Crash Bash, a partir disso, a Universal quis vender o personagem para tudo quanto fosse plataforma, lançando games para Nintendo, Microsoft e a própria Sony.
Em 2003, a Universal se fundiu a Vivendi e se tornou Vivendi Universal Games e depois foi comprada pela Activision em 2008 (que a partir de então, só iria sair um novo game dele em 2017).
No começo ainda saíram games razoáveis, mas depois o Crash foi perdendo sua identidade (nos últimos games, ele nem estava mais parecendo o mesmo crash escrachado e marsupial, parecia um cachorro rs), sendo que nos últimos ele já não se parecia mais com o original. Com o lançamento da trilogia refeita, torço para que os novos games mantenham a alta qualidade dos antigos games do primeiro Playstation.
Então para resumir, o porque da Sony não ter os direitos, é que a Universal encomendou um projeto para a Naughty Dog desenvolver (que acabou sendo a criação do Crash Bandicoot), mas os direitos de produção seriam da Universal, depois a Universal se fundiu com a Vivendi que foi comprada pela Activision. A Sony por sua vez comprou a Naughty Dog, mas os direitos do personagem eram da Universal, que causou essa salada toda.
Fontes:
– http://all-things-andy-gavin.com/2011/02/02/making-crash-bandicoot-part-1/
– https://nowloading.co/p/history-crash-bandicoot-ps1-present/4077262
– http://www.ign.com/articles/2016/12/19/great-decision-to-sell-naughty-dog-to-sony-says-co-founder-a-ign-unfiltered
– http://www.playstationlifestyle.net/2017/06/30/crash-bandicoot-history-through-the-years-a-retrospective/#/slide/1
Sugestão feita pelo Fernando Sauer. Se tiver sugestões de postagens e artigos sobre games, por favor, entre em contato.
Bom pessoal, por hoje é só.
Um grande abraço e até a próxima.
Caraca, eu não fazia ideia desse rolo todo e quem acaba perdendo é o próprio crash. Por mais que eu tenha gostado dos últimos que saíram, nada como a trilogia original + o team racing.
Muito bom esse post, bem completo, bem explicado e claro, top demais.
Continue assim Daniboy, tmj!
Muito obrigado Zézinho.
Aquele abraço jovem.
Nossa, show a história, só tinha o conhecimento de que a sony não tinha mais os direitos do Crash, mas vamos torcer que daqui pra frente com esse remaster e agora que será multi plataforma ele volte a ter a mesma força que tinha no seu começo de vida. Excelente a forma como contou toda a história Dani!
Parabéns mesmo pelo post, aguardando os próximos, e top essa ideia de trazer conteúdos gamers.
Ahooo valeu menino Jacky.
Aquele abraço jovem.