O que aconteceu com EarthWorm Jim?

Salve salve pessoal…

Vocês se lembram daquele jogo que uma minhoca vestia uma roupa de astronauta e aparecia várias vacas no game? Então, o que será que aconteceu com EarthWorm Jim?


No começo da década de 90, jogos com mascotes estavam em alta, e se popularizando cada vez mais. A Playmates Toys ao conseguir sucesso com os bonecos das tartarugas ninjas, queria lançar uma linha de brinquedos exclusiva, e assim entrou em contato com uma empresa nova no mercado, a Shiny, criada por David Perry. Perry viu alguns desenhos de uma minhoca que entrava num traje de astronauta do Doug TenNapel, através dessa premissa montaram uma equipe genial que contava com o próprio TenNapel (criador de vários personagens) e Tommy Tallarico (compositor dos games).

Cartaz do primeiro game

Cartaz do primeiro game

Como os criadores haviam saído da Virgin, e lá eles faziam jogos licenciados (como Cool Spot com a 7 Up), eles tinham que sempre se adequar a regras rígidas. Então eles queriam ter total liberdade nesse projeto, e encontraram a Interplay que topou ser a publisher, onde eles poderiam ter essa liberdade.

Jogo Cool Spot (mascote da 7Up)

Jogo Cool Spot (mascote da 7Up)

Começa-se então a criação de um enredo para o jogo, qual é um inimigo natural de minhocas? Pássaros, assim nasce o vilão PsyCrow. Qual o objetivo do Jim, vamos colocar um objetivo simples do mundo dos games para zoarmos, que tal salvar uma princesa? Assim nasce a princesa “What’s her name?” (Qual o nome dela?). E como o Jim ganhou a roupa? Ah o Psycrow acidentalmente derrubou a Super Suit (traje que parece uma roupa de astronauta) enquanto roubava do professor Monkey For A Head (Macaco pela cabeça) e tentava transportar para a rainha Slug for a Butt (Lama pela bun**), esse traje cai na terra, em cima de uma minhoca que através disso ganha uma mutação e se autodenima Jim, assim nasce o herói EarthWorm Jim (Jim Minhoca).

Personagens do EarthWorm Jim

Personagens do EarthWorm Jim

Em 1994 é lançado o game inicialmente para Mega Drive, Super Nintendo e Sega CD (edição especial), com uma mecânica simples, várias animações e muito carisma, o jogo é eleito pela EGM como melhor jogo de 1994 para Mega Drive.

Primeiro jogo

Primeiro jogo

Era incrível a diversidade do jogo, e como era engraçado a história, toda a maluquice por trás, sem contar coisas estranhas como fazer um trampolim com uma vaca e uma geladeira. O jogo em si era fora da curva, e agradou muita gente. O jogo era simples, onde o jogador poderia movimentar o Jim, atirar, fazer a cabeça dele uma hélice para cair planando, ou usar a cabeça dele como um chicote.

Trampolim com a vaca

Trampolim com a vaca

Após o sucesso, era esperado uma continuação, e em 1995 chega o EarthWorm Jim 2 para Mega Drive e Super Nintendo (posteriormente portado para Sega Saturn e Playstation). A premissa era a mesma, PsyCrow sequestra a princesa “What’s her name?” e Jim sai atrás, levantando porcos pelo caminho, apanhando de velinhas que caem do céu, andando por um mundo de comida onde uma pitada de sal pode acabar com nosso herói.

Velinhas caindo do céu

Velinhas caindo do céu

Outra coisa engraçada, era que a cada fase passada, apareciam duas vacas e falavam “Well Done” (algo como bom trabalho).

"Well Done" - Vacas

“Well Done” – Vacas

No mesmo ano, o jogo ganha um desenho animado (inclusive o dublador do Jim é o do Homer Simpson nos Estados Unidos), no Brasil foi exibido pela Globo. Além da série animada, Jim ganhou quadrinhos feitos pela Marvel.

Desenho animado do Jim

Desenho animado do Jim

Nos jogos 2D, em 1997, a Crave começa o desenvolvimento do Earthworm Jim: Menace 2 the Galaxy para GameBoy (jogo foi lançado em 1999), pode até ser um jogo divertido, ele se baseou na série de TV com o vilão Evil Jim, mas foi apenas mais um jogo de plataforma genérico.

Jim no Game Boy

Jim no Game Boy

Antes de protagonizar um game em 3D o EarthWorm Jim ainda fez aparições em jogos como ClayFighter e Battle Arena Toshinden (sim, ele participou rs).

Jim no Battle Arena Toshinden

Jim no Battle Arena Toshinden

Após a geração dos 16 bits, os jogos começaram a migrar para o 3D (como o próprio Mario), então em 1995, a Interplay compra a Shiny e suas propriedades intelectuais. Porém os criadores originais estavam envolvidos com outros projetos como Wild 9, e o novo jogo do Jim ficaria sob responsabilidade da VIS Entertainment.

O jogo inteiro teve um processo lento e turbulento (chegou a ser classificado como vaporware – produto anunciado ao público mas que não está sendo produzido nem cancelado), no jogo haviam quedas de frames, várias imagens que utilizavam para anunciar o game não estavam na versão final (o jogo foi anunciado para Playstation e Nintendo 64, mas só foi lançado para o Nintendo 64), haviam diversos bugs, e a câmera era muito ruim. O jogo foi lançado em 1999 (para se ter referência, já existia no mercado jogos como Banjo Kazooie e Super Mario 64), vários compradores devolveram o jogo alegando falta de qualidade no produto. Não tinha mais piadas e coisas engraçadas que os antigos games abusavam.

EarthWorm Jim 3D para Nintendo 64

EarthWorm Jim 3D para Nintendo 64

Perry e TenNapel no começo seriam consultores do projeto, mas foram demitidos por razões ainda não explicadas, inclusive ambos falaram que não gostaram o que foi feito com o Jim, e TenNapel disse que a série foi “arruinada”.

Eu ainda possuo meu Nintendo 64, e tenho o cartucho amarelo do EarthWorm Jim, zerei o jogo e abri a EarthWorm Kim (versão feminina do Jim o.O), mas jovens, sério, não é um jogo bom não!

Depois desse jogo, o game ganhou alguns ports como os primeiros dois jogos para o Game Boy Advance, em 2010 foi lançado um remake do primeiro game, chamado EarthWorm Jim HD para Xbox Live e PSN (e depois para smartphones).

EarthWorm Jim HD

EarthWorm Jim HD

Uma versão para o PSP que seria uma mistura do 1 e do 2 estava sendo desenvolvida e seria publicada pela Atari, onde em 2006 haviam anunciado que já tinham mais de 80% do game concluído, e boa parte da equipe que estava desenvolvendo era a equipe original dos jogos. O jogo foi cancelado em 2007.

Projeto cancelado para PSP

Projeto cancelado para PSP

Em 2008, a Interplay disse que estava com problemas financeiros, por isso do cancelamento da versão do PSP, e anunciou o EarthWorm Jim 4 que sairia para o Nintendo Wii. Em 2010 o criador da série TenNapel disse que ainda não tinham começado o desenvolvimento, em 2012 Perry disse que acredita que ainda existirá um novo EarthWorm Jim.

Depois disso nunca mais se ouviu falar do personagem, até um pequeno teaser que saiu ano passado (2016) do novo ClayFighter que mostrava a sombra do EarthWorm Jim (caso queiram assistir, o link é youtube.com/watch?v=5N5zw6YOe2k.

Teaser do novo ClayFighter

Teaser do novo ClayFighter

Porém para desanimo da galera, o novo ClayFighter foi cancelado, e a Interplay entrou no vermelho de vez, colocando a venda várias de suas franquias (inclusive o Jim, Boogerman e ClayFighter). Lembrando que a Interplay havia fechado em 2004, mas retornado em 2006 aos ramos, depois da venda de Fallout, mas ela nunca conseguiu se restabeler.

Interplay

Interplay

Com um universo rico, humor único, jogabilidade viciante, EarthWorm Jim tinha tudo para continuar presente no mundo dos games até hoje, porém com o passar do tempo, foi ficando esquecido e hoje só é lembrado com carinho pelos saudosistas.

Referências:
nintendolife.com
zam.com
gamesradar.com
sega-16.com
rocketworm.com
screenrant.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Áleson Medeiros disse:

    Cara eu muito fã desse desenho! Que saudades dessa época de TV Globinho

Deixe uma resposta

Terminal de Informação