Como utilizar o TDS por linha de comando com o TDSCLI

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar como utilizar comandos do TDS por linha de comando, como por exemplo, desfragmentar um RPO ou até mesmo aplicar uma patch.

Para ter o TDSCLI (o TDS em linha de comando), é necessário ou fazer o download do instalador separado, ou se for no TDS 11.2, baixar a versão Full, ou se for no 11.3, instalar o complemento do TDSCli (saiba mais em http://tdn.totvs.com/display/tec/TDS+CLI+11.3).

Isso se torna útil, como por exemplo, criar um bat ou um script que rode toda a noite, compile o projeto e desfragmenta o repositório de vários ambientes.

Para executar o TDSCLI, se for no 11.2, você deve achar o .jar, e executar como java -jar tdscli.jar [opções], se for no TDS 11.3 no ambiente Linus, você deve executar como sh tdscli.sh [opções] e se for o TDS 11.3 no Windows, você deve executar como tdscli.bat [opções].

Opções do TDSCLI

Opções do TDSCLI

Em cada comando que você executa (como por exemplo, desfragmentar um Repositório, compilar alguns fontes, aplicar uma patch), você deve passar sempre o serverType (pode ser em branco, AdvPL ou 4GL), o server (o IP do servidor), a build, port (que é a porta), o environment (ambiente que irá conectar), e se necessário user (usuário) e psw (senha).

Abaixo um exemplo que fiz para desfragmentar um Repositório.

java -jar tdscli.jar defragRPO serverType= server=localhost build=7.00.131227A port=1235 environment=ti_11

Abaixo o print.

Desfragmentando um repositório pelo TDSCLI

Desfragmentando um repositório pelo TDSCLI

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação