Teoria Gamer: Akuma é pai do Ryu?

Teoria Gamer: Akuma é pai do Ryu?

Salve salve pessoal…

Hoje trago para vocês uma teoria do mundo do Street Fighter, seria Akuma o pai biológico de Ryu?

O jogo Street Fighter é conhecido no mundo todo por revolucionar o sistema de jogos de luta e por ser incrivelmente divertido. Assim como outras histórias de games, sempre há aquelas teorias loucas que surgem dos fãs rs… e nesse caso em específico houve uma coisa que sempre mexeu com a mente dos fãs de Street, seria Akuma o pai biológico do Ryu?

Primeiro vamos saber um pouco de como surgiu o Akuma, personagem que em japonês seu nome é Gouki. Akuma surgiu como um personagem extra em Super Street Fighter 2 Turbo, onde quando você ia enfrentar o Bison, do nada ele vinha e destruía o último chefe do jogo, e antes que você pudesse falar “Meu Deus do céu, que cara é esse com cabelo vermelho que destruiu o Bison”, a luta já começava e você tinha que enfrentar o bichão.

Akuma no Super Street Fighter 2 Turbo
Akuma no Super Street Fighter 2 Turbo

A partir daí, ele se tornou um personagem clássico e querido da saga, aparecendo em quase todos os jogos da série.

O Akuma apresentava um instinto assassino, e não tinha piedade dos adversários, sendo que quem buscasse lutar contra ele, teria que arcar com as consequências. Dito isso, a história do personagem foi sendo lapidada mais e mais…

Akuma com o kanji
Akuma com o kanji “Céu” em suas costas

Ressalto aqui, que o Street Fighter tem várias histórias diferentes, seja em Mangá, HQ, Filmes ou nos próprios games. Aqui irei falar um pouco de duas histórias em específico, o HQ Street Fighter Origins Akuma (que é a história mais aceita do guerreiro) e o filme de desenho animado Street Fighter Alpha Generations (que foi onde surgiu essa teoria). A HQ é focada no Akuma e não deixa brechas para que ele seja o pai do Ryu, já a animação… essa… bem jovens, antes de chamar o Ratino para fazermos o exame de DNA, vamos entender um pouco da história do Akuma.

Na História da HQ, Akuma era uma criança que vivia na fazenda de seus pais junto com seu irmão Gouken, sua mãe e seu pai Yoshinori. Certa noite, um grupo de bandidos invadem a fazenda e atacam Yoshinori, alegando que ele era o Gyüki, um discípulo desaparecido de Goutetsu que usava o Hado Negro (técnica derivada do Ansatsuken para melhorar as habilidades e ativar um instinto assassino) e que eles viram muitas pessoas inocentes morrendo pelas mãos das pessoas que possuíam o Hado Negro.

Akuma e Gouken quando ainda eram fazendeiros
Akuma e Gouken quando ainda eram fazendeiros

Akuma e Gouken fogem com a mãe, e em uma discussão Akuma sai de uma caverna em que eles estavam escondidos, mesmo a mãe no seu leito de morte, e ele encontra um urso na floresta, e começa a brigar com a fera. Por sorte (ahhh sempre a sorte rs), Goutetsu (antigo mestre do pai do Akuma) aparece e salva a criança, assim Akuma se torna seu discípulo, e não só isso, se torna o melhor discípulo, porém sempre com uma dúvida no coração, afinal se seu pai conheceu o Hado Negro, por qual motivo ele também não poderia conhecer?

Dessa forma, Akuma sai do treinamento e começa a participar de brigas de rua, e começa assim a pegar gosto pelas brigas. Mas o destino traz Gouken à Goutetsu, e esse começa o seu treinamento. Após vários anos, Gouken se torna praticamente um monge, um aluno exemplar. Akuma volta ao templo, e continua seu treinamento, porém em um dos dias que estava meditando, o Hado Negro consome seu coração e ele parte para um vilarejo próximo sabendo que lá se escondiam os assassinos do seu pai. Prestes a matar o assassino de seu pai, ele pergunta como ele sabia onde estava o Gyüki, então o assassino diz que foi Goutetsu que falou.

Akuma jovem, sem traços do Hado Negro
Akuma jovem, sem traços do Hado Negro

Akuma não se aguentava de raiva e tristeza e partiu para matar seu mestre, nessa partida, Gouken estava correndo para chegar ao vilarejo e encontra um órfão, afinal o vilarejo inteiro estava em chamas e todos mortos, esse garoto era Ryu…

Pois bem jovens, essa é a história na HQ do Akuma, cheia de mortes e tristeza, porém na animação, existe uma história bem diferente (inclusive dessa animação, surgiu um filme em Live Action feito por fãs, Street Fighter Legacy).

Akuma da adaptação Street Fighter Legacy
Akuma da adaptação Street Fighter Legacy

Acontece que Akuma e Gouken, ambos eram discípulos de Goutetsu, junto deles ficava Sayaka que é a filha do Goutetsu (no filme, ela é a sobrinha), e ela sempre puxava uma asa pro Akuma.

Certa vez, Akuma revoltado em como Gouken evoluía rápido, procura pelos pergaminhos secretos do Goutetsu e descobre o Hado Negro e a força de quem o domina seria maior do que qualquer coisa imaginável. Logo Akuma começa a fazer o treinamento do Hado Negro, e Goutetsu descobrindo, expulsa ele, então o que acontece jovens? Akuma controla o Hado Negro e parte para ser o único mestre do Ansatsuken, logo matando o Goutetsu e pegando seu colar. A Sayaka ao invés de ficar com o Gouken que é o cara bonzinho, vai e corre atrás do Akuma (que tinha matado o Goutetsu, mas acho que ela não se importava com isso rsrs)…

Akuma Vs. Gouken
Akuma Vs. Gouken

Subentende-se então que Sayaka fica com Akuma de maneira íntima se é que me entendem, rs… Inclusive ela amava desenhar, e ela que desenhava para o Akuma o kanji que representa “Céu” em japonês, e em suas lutas o Akuma sempre mostra em suas costas esse kanji (em alguns jogos existem variações).

Akuma e Sayaka
Akuma e Sayaka

Surge então para Gouken, uma moça trazendo um órfão, dizendo que sua mãe havia morrido e se ele poderia cuidar da criança, e ele aceita, e esse é Ryu.

Akuma no Street Fighter 5 parecendo o Mufasa do Rei Leão rs
Akuma no Street Fighter 5 parecendo o Mufasa do Rei Leão rs

Ai por causa das coincidências com o despertar do Hado Negro em Ryu, o fato da mãe dele ter morrido após o parto, e o tempo dela ter se relacionado com o Akuma serem bem próximos, a admiração e respeito que o Akuma tem pelo Ryu (foi um dos únicos adversários que o Akuma não matou e influencia o jovem a ir para o lado negro da força rs), fizeram com que os fãs criassem essa teoria.

A Capcom até hoje não deu indícios se realmente é verdade ou mentira que ele seja pai do Ryu, e inclusive ela gosta que os fãs fiquem estipulando essas coisas. E vocês jovens, o que acharam de tudo isso?

Bom pessoal por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

2 comentários em “Teoria Gamer: Akuma é pai do Ryu?

  1. Olá Atilio, tudo bem? o Akuma sempre foi um personagem bem sombrio. Mas acho que segundo o melhor filme live action sobre street fighter –Street Fighter – Punhos Assassinos– é bem capaz que ele seja pai do Ruy mesmo. abraços…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: