Como surgiu os Gatilhos nos Joysticks

Como surgiu os Gatilhos nos Joysticks

Salve salve pessoal…

Hoje vou falar sobre o surgimento e a evolução dos gatilhos nos controles de videogame.

Desde que os primeiros consoles caseiros começaram a surgir, as empresas sempre se preocupavam em criar controles (joysticks) que pudessem trazer aquela imersão aos jogos da plataforma, o Atari 2600 trouxe um controle com um manche (alavanca) e botão, afinal os jogos eram bem simples, e a jogabilidade no manche era parecida com os fliperamas, que eram o atual sucesso na América.

Joystick do Atari 2600, manche com botão
Joystick do Atari 2600, manche com botão

Com a evolução da tecnologia, novas formas de jogar foram surgindo, e assim com o Nintendinho nasce o direcional em cruz e mais botões, e assim vai… Enquanto isso nos computadores, com o surgimento de jogos de avião, jogos de tiro, etc… surge um tipo de controle com um botão que ficaria bem atrás do dedo indicador, simulando um gatilho, para dar maior imersão aos jogos.

Controle antigo para jogos de avião, para o Apple 2 e IBM PC
Controle antigo para jogos de avião, para o Apple 2 e IBM PC

Na transição da geração de 16 bits para a nova, cada empresa foi apostando em conceitos diferentes, a SEGA aprimorou o controle do Mega Drive para o Sega Saturn e criou um dos melhores controles para jogos de luta.

A Sony decidiu por sair do convencional, criando 4 botões em cima do controle (L1, L2, R1 e R2) e colocando ícones nos botões para que todos pudessem identificar facilmente (Triângulo – Ponto de Vista, Quadrado – Papel / Acesso a Menus, X e Círculo correspondiam a cancelar e confirmar respectivamente, como no jogo da velha, por isso jogos japoneses utilizam o círculo para confirmar).

Já a Atari, com seu Jaguar, apostou numa infinidade de botões, o controle parecia até uma central telefônica rs…

Controle do Atari Jaguar
Controle do Atari Jaguar

Mas muitos dos conceitos vieram a mudar com as ideias da Big N, quando a Nintendo mostrou o controle do Nintendo 64 a primeira vez, muitas pessoas ficaram curiosas, como jogar num controle desses? A mão vai na esquerda? Vai no meio? E os botões, o que é aqueles botões amarelos? Muitas vezes, as antigas revistas de games (como as saudosas Super Game Power e Ação Games) traziam propagandas da Playtronic / Gradiente, demonstrando como utilizar o controle.

Controle do Nintendo 64
Controle do Nintendo 64

A verdade é que a Big N construiu o controle pensando no Super Mario 64 e em jogos 3D, e tudo no controle tinha algum motivo, e nessa época teve um advento de jogos mais sérios (com utilização de tiros e armas) como Doom, Goldeneye, Star Fox, Star Wars, etc… a Nintendo olhou para o que divertia os jogadores e pensando em imersão, olhou aqueles controles de PC e viu aquele botão que era para o dedo indicador e pensou em trazer para o console, nascia assim, o gatilho Z no controle do Nintendo 64 (que na verdade era um botão), que a gente usava na mão esquerda (sim, você dava tiros no Goldeneye com a canhota rs).

Parte traseira do controle continha o Gatilho/Botão Z
Parte traseira do controle continha o Gatilho/Botão Z

A partir daí, as rivais da Nintendo começaram a pegar o que o controle tinha de melhor e foram adaptando. Eis que a SEGA, criou o controle 3D para o Sega Saturn e incluiu dois gatilhos no L e R e ao lançar o Dreamcast, sabia que o mundo dos games estava mudando, fato que ela até fez uma parceria com a Microsoft para a arquitetura do videogame e sua rede online, assim, ela mantém os gatilhos traseiros que se tornariam assim peças fundamentais para jogos como Unreal Tournament e Quake 3.

Controle do Dreamcast com dois gatilhos
Controle do Dreamcast com dois gatilhos

No GameCube a Nintendo também apostou em dois gatilhos (também L e R), mas eles pareciam mais como molas, e não como gatilhos mesmo.

A Microsoft quando lançou o Xbox, pegou o que tinha de melhor no Dreamcast e aproveitou, os gatilhos do primeiro Xbox (com exceção do controle Duke, que eram um pouco maiores), eram extremamente parecidos com o controle da SEGA, e como o Xbox havia se tornado a casa dos jogos FPS, a indústria começou a adotar como padrão, gatilhos nos botões traseiros, e até hoje seja no Xbox One ou no Playstation 4, temos gatilhos no lado esquerdo e direito do controle.

Influência e evolução da SEGA para Microsoft
Influência e evolução da SEGA para Microsoft

Com o tempo os gatilhos foram caindo no gosto dos jogadores, seja em jogos de corrida, FPS ou outros gêneros, e cada vez mais investem na sensibilidade desse recurso, se imaginarmos que no Nintendo 64 era apenas um botão, e hoje ao pressionarmos o gatilho com menos força ou mais, definimos se o carro vai mais rápido ou menos por causa da pressão exercida… realmente o mundo dos games evolui rápido e é fascinante.

Então jovens, se não fosse talvez por uma ideia lá atrás da Big N em construir um gatilho no controle, e a SEGA ter pego essa ideia e adaptado, talvez hoje não teríamos gatilhos nos nossos amados joysticks.

Referências:
ign.com
shortlist.com
gizmodo.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

2 comentários em “Como surgiu os Gatilhos nos Joysticks

  1. Boa Daniel, como sempre material de qualidade.

    Passamos pela evolução, mais muitas vezes não entendemos como tomou forma e através destes materiais aprendemos um pouco mais, parabéns pelo trabalho!

    Abraços!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: