Você sabia que a cervejaria Kaiser estava no jogo Capcom Vs SNK?

Você sabia que a cervejaria Kaiser estava no jogo Capcom Vs SNK?

Salve salve pessoal…

Se alguém chegasse pra você e falasse que existe uma relação entre as empresas de games Capcom e SNK com a cervejaria Kaiser, você acreditaria?

Antes vamos explicar um pouco sobre ambas as empresas, e sobre um jogo que uniu as duas e como isso foi um evento tão grandioso, quanto o encontro entre Chaves e Chapolin rs…

A Capcom é uma empresa japonesa com uma maestria incrível no desenvolvimento de jogos, com inúmeros sucessos, e uma das áreas que a empresa investia muito na década de 1990 era na de Fliperamas. A Capcom foi uma das grandes pioneiras no gênero de luta, e o jogo Street Fighter 2 causou um impacto gigantesco na indústria por revolucionar a forma como pessoas jogavam os famosos jogos “um contra o outro”.

Street Fighter 2
Street Fighter 2

Além de Street Fighter (e a série Alpha), a Capcom ainda lançou vários games de luta com uma ótima qualidade como Darkstalkers, jogos da Marvel (XMen Children Of The Atom, Marvel Super Heroes, XMen Vs Street Fighter, Marvel Vs Capcom, etc), Rival Schools, Star Gladiator dentre vários outros.

Rival Schools 2 - Project Justice
Rival Schools 2 – Project Justice

Após o sucesso de Street Fighter 2, muitas empresas viram nos Arcades de luta uma oportunidade para ganhar grana preta, e uma dessas foi a SNK (também japonesa). A SNK lançou Art Of Fighting (que na cronologia da empresa vinha antes de Fatal Fury e The King Of Fighters), porém muita gente olhava para o Ryo e o Robert, e comparavam como clones do Ryu e Ken, até mesmo a Capcom para satirizar a rival, cria o personagem Dan Hibiki todo desengonçado ironizando os personagens de Art Of Fighting (cabelo do Robert, golpes e jeitos do Ryo Sakazaki, referências a máscara Tengu do Mr Karate / Takuma Sakazaki).

Dan Hibiki em comparação com Robert Garcia e Ryo Sakazaki
Dan Hibiki em comparação com Robert Garcia e Ryo Sakazaki

Isso fez com que a rixa entre as duas aumentasse. Porém a SNK tinha uma qualidade excepcional nos seus games de luta, além das belas artes dos jogos, a história que unia Art Of Fighting, Fatal Fury e The King Of Fighters era bacana e imersiva, e até nos jogos que não eram envolvidos como Samurai Shodown e The Last Blade, viamos que eles faziam com carinho as suas sagas.

A arte de The King Of Fighters 97
A arte de The King Of Fighters 97

Com as duas cada vez mais lançando jogos e rivalizando, qual seria a última coisa a se esperar? Sim jovens, uma parceria entre elas… Foi anunciado o jogo Capcom Vs SNK, isso fez com que muitas pessoas pensassem que o mundo realmente iria acabar em 2000 rs… alguns até pensavam “falta só o que, Sonic ir pra um console da Nintendo?”.

A parceria consistia em a SNK produzir jogos com personagens da Capcom para o Neo Geo Pocket, e a Capcom lançar um jogo de luta para fliperamas, o Capcom Vs SNK, que depois viria a ter uma continuação, o Capcom Vs SNK 2 (que foi um jogo excepcional, diga-se de passagem). E futuramente a SNK faria o SNK Vs Capcom Chaos, que tentaria repetir o sucesso dos anteriores, mas não foi bem aceito por muitos fãs das sagas.

Capcom Vs SNK
Capcom Vs SNK

Mas onde entra a Kaiser nisso tudo? Pois bem, para a surpresa de muitas pessoas, na Super Game Power de Número 80, na página 28, trazia um informativo, em que a versão de Dreamcast do jogo, rolava uma frase de merchan da Kaiser, a frase, Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes, parecia ser uma pegadinha, e confesso que eu também achei, até meu irmão colocar o jogo no Dreamcast dele, e realmente existia essa frase em repetição na música mixada.

Eu folhando a revista Super Game Power com a notícia
Eu folhando a revista Super Game Power com a notícia

Para escutar o áudio, ligue o jogo, e vá no Options, então basta esperar (eu não sei se aquela versão Pro que tem o Joe Higashi e o Dan Hibiki que saiu para o Playstation 1 e Dreamcast também possui tal áudio). Caso queira ouvir na íntegra, segue o vídeo abaixo, está aproximadamente nos 0:31 do vídeo.

A frase era famosa nos comercias da própria Kaiser com o baixinho bigodudo rs… Abaixo um comercial que eles soltavam esse slogan (aproximadamente às 0:18).

Então quer dizer, que a Kaiser comprou patrocínio no jogo? Que a Kaiser é dona da SNK? Que o Rugal e o Akuma só tomam cerveja da Kaiser? Não é bem assim pessoal rs… O que foi divulgado é que o compositor Satoshi Ise, que trabalhou nas músicas do game, baixou várias faixas de áudio no Napster (se hoje você usa Spotify, antigamente pro pessoal pegar umas músicas era por meio de programas como Napster, eMule e Kazaa) de vários países diferentes, e uma dessas faixas era a propaganda da Kaiser dos comerciais da Jovem Pan FM.

Acontece que assim como nós achamos legal músicas do exterior (mesmo que elas não falem nada com nada no seu significado), esse rapaz, decidiu remixar esse trecho achando que combinava com a música, e assim a Kaiser fez parte do Capcom Vs SNK.

Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes
Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes

Esse trecho aparentemente, também faz parte da música Leave Me Alone do grupo NieN.

Referências:
gamehall.uol.com.br

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

4 comentários em “Você sabia que a cervejaria Kaiser estava no jogo Capcom Vs SNK?

  1. Tem um jogo de Street Figther pra Dreancast que na tela de seleção de personagem, em um momento da musica se escuta nitidamente: Kaiser, uma grande cerveja.
    Lembro que na época (1995 a 1997 mais ou menos) quando ouvimos pela primeira vez, eu e meu amigo chamamos varias pessoas para ouvir também pra saber se elas ouviam o mesmo ou a gente estava ficando maluco.

    1. Boa noite Wagner, tudo bem?
      Que bacana, então acho que era esse jogo mesmo, o Dreamcast foi lançado em 1998 no Japão e 1999 em boa parte do mundo, provavelmente foi esse jogo então.
      Um grande abraço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: