O que significa Chimite?

O que significa Chimite?

Salve salve pessoal…

Você querido jovem, sabe o que significa o termo Chimite? Ou sabe o que é o Chimite, mas não sabe de onde veio? Leia este artigo para entender um pouco mais.

Desde que sou pequeno, a minha família tinha o costume de chamar aquele gesto com o polegar para cima e mão fechada (famoso Joinha ou Positivo) de Chimite, e eu me perguntava qual era o significado daquilo, eu até achei que tinham sido os alemães que tivessem inventado o gesto com a mão, e por isso do nome, talvez baseado no nome Schimit rs…

Joinha
Joinha

Eu havia perguntado para o meu pai uma vez o significado, e ele disse apenas que era positivo, tudo bem, joia… Mas por qual razão se chamava Chimite? Isso ninguém me falava, achei inclusive que era coisa só da minha família rs… e eu tinha me esquecido totalmente disso, até um tempo atrás rs…

Estava na aula, e um amigo comentou e disse “… ah ai o cara fez um chimite…”, jovens, confesso que fiquei pasmo ao ouvir isso, e pensei “rapaz, tem mais gente que fala isso”, e perguntei para algumas pessoas e poucas conheciam o termo, geralmente remetendo a pais, mães ou avós que diziam. Procurei no Google e não encontrei nada, então eu desisti de procurar.

Chimite, Joinha, Positivo???
Chimite, Joinha, Positivo???

Daniel, mas o que isso tem haver com o Terminal? Simples jovens, estava conversando com dois amigos, o Caique San e o Jhow, e o Caique fez uma aposta comigo, se ele encontrasse o significado ou a origem do termo Chimite, eu faria uma postagem no Terminal contando essa história a todos vocês. Eu achando que ele não encontraria nada, aceitei a aposta, e para minha supresa, ele achou rs…

Ele encontrou um artigo sobre palavras em desuso, escrito por Everton de Paula, que pode ser acessado através do link gcn.net.br/nossasletras/noticia/123268/PALAVRAS-EM-DESUS0-123268, nesse link ele explica:

Surgiu por volta de 1970 na região Sudeste do Brasil. Significava algo próximo a “tudo bem”, “tudo certo”. A palavra era acompanhada de um gesto feito pela pessoa que a pronunciava: os dedos da mão direita fechados e o polegar levantado, para cima: A seleção brasileira, nesta Copa do México, está ó chimite!

Essa expressão seria “prima” de outra empregada pelos cantores da jovem guarda, capitaneados por Roberto Carlos: é uma brasa, mora!
Alguns estudiosos da matéria afirmam que chimite é uma expressão nascida da pronúncia da marca de pistolas norte-americanas Smith & Wesson que, por sua alta qualidade, acabara se transformando em expressão que denotasse o significado próprio de chimite.

Aliás, “chimite” (ou “shimite” com S?) era a forma verbal de se identificar essa arma.

Smite & Welson
Smite & Welson

Portanto pessoal, alguns estudiosos dizem que a palavra vem da arma, e talvez pela sua qualidade, ou até mesmo pela forma de segurar ela, as pessoas começaram a falar Chimite e fazer o gesto com a mão, e foi assim que a palavra foi popularizada, porém assim como muitas gírias e palavras, com o tempo ela vai se extinguindo.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

6 comentários em “O que significa Chimite?

  1. hehehehe eu lembro de ter ouvido uma senhora falar que meu avô, açougueiro, era chimite…. nunca tinha ouvido essa palavra mas também nunca mais ouvi ninguém utilizando…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: