Salve salve pessoal…
Você querido jovem, sabe o que significa o termo Chimite? Ou sabe o que é o Chimite, mas não sabe de onde veio? Leia este artigo para entender um pouco mais.
Desde que sou pequeno, a minha família tinha o costume de chamar aquele gesto com o polegar para cima e mão fechada (famoso Joinha ou Positivo) de Chimite, e eu me perguntava qual era o significado daquilo, eu até achei que tinham sido os alemães que tivessem inventado o gesto com a mão, e por isso do nome, talvez baseado no nome Schimit rs…
Eu havia perguntado para o meu pai uma vez o significado, e ele disse apenas que era positivo, tudo bem, joia… Mas por qual razão se chamava Chimite? Isso ninguém me falava, achei inclusive que era coisa só da minha família rs… e eu tinha me esquecido totalmente disso, até um tempo atrás rs…
Estava na aula, e um amigo comentou e disse “… ah ai o cara fez um chimite…”, jovens, confesso que fiquei pasmo ao ouvir isso, e pensei “rapaz, tem mais gente que fala isso”, e perguntei para algumas pessoas e poucas conheciam o termo, geralmente remetendo a pais, mães ou avós que diziam. Procurei no Google e não encontrei nada, então eu desisti de procurar.
Daniel, mas o que isso tem haver com o Terminal? Simples jovens, estava conversando com dois amigos, o Caique San e o Jhow, e o Caique fez uma aposta comigo, se ele encontrasse o significado ou a origem do termo Chimite, eu faria uma postagem no Terminal contando essa história a todos vocês. Eu achando que ele não encontraria nada, aceitei a aposta, e para minha supresa, ele achou rs…
Ele encontrou um artigo sobre palavras em desuso, escrito por Everton de Paula, que pode ser acessado através do link gcn.net.br/nossasletras/noticia/123268/PALAVRAS-EM-DESUS0-123268, nesse link ele explica:
Surgiu por volta de 1970 na região Sudeste do Brasil. Significava algo próximo a “tudo bem”, “tudo certo”. A palavra era acompanhada de um gesto feito pela pessoa que a pronunciava: os dedos da mão direita fechados e o polegar levantado, para cima: A seleção brasileira, nesta Copa do México, está ó chimite!
Essa expressão seria “prima” de outra empregada pelos cantores da jovem guarda, capitaneados por Roberto Carlos: é uma brasa, mora!
Alguns estudiosos da matéria afirmam que chimite é uma expressão nascida da pronúncia da marca de pistolas norte-americanas Smith & Wesson que, por sua alta qualidade, acabara se transformando em expressão que denotasse o significado próprio de chimite.Aliás, “chimite” (ou “shimite” com S?) era a forma verbal de se identificar essa arma.
Portanto pessoal, alguns estudiosos dizem que a palavra vem da arma, e talvez pela sua qualidade, ou até mesmo pela forma de segurar ela, as pessoas começaram a falar Chimite e fazer o gesto com a mão, e foi assim que a palavra foi popularizada, porém assim como muitas gírias e palavras, com o tempo ela vai se extinguindo.
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
Interessante! Quando criança no Parana, meus amigos usavam muito esta expressão kkkkk
Opa, obrigado Dione.
Um grande abraço.
hehehehe eu lembro de ter ouvido uma senhora falar que meu avô, açougueiro, era chimite…. nunca tinha ouvido essa palavra mas também nunca mais ouvi ninguém utilizando…
Bom dia Beto.
Eu raramente ouvia também rs…
Um grande abraço.
Esse post foi (Y).
CHIMITE!
uhAuhauhAHUAUHAHU
Continue assim Daniboy!
Ahooo Zézinho rs… Obrigado jovem.
Aquele abraço.
Mas no livro de Manoel de Barros – Poemas Concebidos sem Pecado -, de 1937… já aparece um “chimite”.
Bom dia Eduardo, tudo bem?
Rapaz, não sabia disso, rs…
Tem a citação exata para eu atualizar a publicação?
Um grande abraço.
Olá, Dan! A edição que tenho é do livro “GRAMÁTICA EXPOSITIVA DO CHÃO (Poesia quase toda)”, Manoel de Barros, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990. É uma coletânea de livros do autor. A referência a CHIMITE está à p. 46, do poema “Postais da Cidade”, que por sua vez pertence ao livro “Poemas Concebidos sem Pecado (1937)” (o primeiro livro da coletânea). Um abraço!
Entendi Edu.
Muito obrigado pelo comentário e contribuição.
Um grande abraço.
No primeiro livro do poeta acima citado, Manoel de Barros, Poemas concebidos sem pecado, de 1.937, já aparece a palavra “chimite”. Está na página 18. No meu entender, o significado é este, legal, jóia. Apenas chamo a atenção para o ano, 1937. Apenas para enriquecer a discussão. Abraço
Bom dia Geraldo.
Opa, obrigado pelo adendo, logo logo vão fazer 100 anos já rs…
O tempo voa.
Grande abraço.
Agora fiquei intrigada em qual significado se encaixaria a citação, mais antiga, de Manoel de Barros!
Obrigada por levantar o questionamento sobre o simbolismo da palavra!
Eu que agradeço pelo comentário e feedback Sidinéia.
Grande abraço.
A expressão vem do empresario alemão, Francisco Schmidt,cafeicultor e produtor de açúcar, no interior do Estado São Paulo,
que tudo que fazia era no capricho , no esmero, daí dizer que tudo estava schmidt.
Opa, obrigado pelo comentário e contribuição Otacilio ^^
Se encontrar algum link de referência me mande, que eu atualizo o texto do artigo com essa referência.
Grande abraço.