Salve salve pessoal…
Hoje trago para vocês a análise do jogo Momodora: Reverie Under the Moonlight (ou Momodora 4), abreviado como Momodora RUTM, feito pela Bombservice e publicado pela Playism.
Introdução
Momodora é uma série de jogos, sendo que o Momodora: Reverie Under the Moonlight é o quarto jogo da série, mas os eventos antecedem o primeiro game da franquia Momodora. O jogo é no estilo Metroidvania (jogo com visão lateral – side scroller, não linear, com exploração e melhoria de itens), no jogo você controla a sacerdotisa Kaho, que busca finalizar uma maldição que está corrompendo a Terra em maldade.
Kaho utiliza uma folha sagrada para os ataques principais, um arco e flecha para ataques secundários, e alguns itens e feitiços que podem ser usados durante a jogatina.
Uma observação, é que quando eu pesquisei sobre o jogo, a minha surpresa foi que, apesar de ser brasileiro, o jogo tem bastante reconhecimento no exterior.
Enredo
Os eventos de Momodora RUTM se passam 400 anos antes do primeiro Momodora, nessa estória você controla a sacerdotisa Kaho, que viaja para o reino de Karst procurando uma forma de parar a maldição que trouxe o mal para a terra que se espalhou pelo mundo, afetando inclusive seu vilarejo, Lun.
Kaho parte em busca da rainha para ver se ela sabe de algo sobre a maldição, e no caminho encontra alguns aliados e diversos inimigos como bruxas, fantasmas e monstros.
Ao chegar na cidade de Karst, Kaho descobre que a fonte de toda a maldição é a própria rainha, assim ela deve conseguir quatro pedaços de um brasão para abrir o Castelo de Karst e tentar parar a rainha.
Som
Na parte sonora do jogo, algo a se ressaltar são os efeitos sonoros, desde os sons emitidos por personagens em diálogos, lutas ou até mesmo na morte da Kaho. Se eu parar e imaginar consigo me lembrar do som ao subir escadas, do som ao soltar flechas e até mesmo do som ao desviar de inimigos.
Alguns inimigos também tem um efeito sonoro bastante memorável, como algumas bruxas que ao soltar uma magia contra a Kaho, soltam um som como se fosse uma risada.
Em contrapartida dos efeitos sonoros, a música do jogo infelizmente passa batida, não sendo muito memorável, não que seja ruim, porém não deixa aquela marca (algo que geralmente é comum em jogos no estilo Metroidvania). Acho que as músicas que lembro, são as das batalhas contra os chefes e a de encerramento do jogo.
Gráfico
O gráfico do jogo é feito em Pixel Art, e utiliza a engine do GameMaker: Studio.
Esse é um ponto alto de Momodora, se você gosta de jogos em Pixel Art, a riqueza de detalhes que existem é surpreendente, desde coisas pequenas, como por exemplo, ao pular e soltar uma flecha, a Kaho fica em posição como uma exímia arqueira, ou quando se usa o pulo duplo e você vê folhas saindo dos pés da personagem, até mesmo na animação dela andando você nota a qualidade no desenvolvimento dos desenhos.
Outro ponto a se ressaltar do game, são os detalhes da ambientação, como no começo do jogo quando se está em uma caverna, e você vê uma lacraia gigante andando atrás da caverna, ou quando se está embaixo da água e vê um brilho da luz chegando, isso passa uma sensação de capricho no desenvolvimento do jogo, essa atenção nos detalhes, gostei bastante.
Eu joguei no Xbox One, e nele não ficou na tela cheia (proporção 4:3), ficou com duas faixas pretas, uma no lado esquerdo, e uma no lado direito. No começo estranhei, mas depois me acostumei e não é nada que estrague a experiência do jogo.
Controles
Os controles do jogo são precisos, e respondem bem, sendo que existem os seguintes comandos:
– LB: Mudança de item passivo
– RB: Ataque com arco e flecha
– Analógico Esquerdo / Direcional: Movimentação da personagem
– A: Pular
– B: Esquivar dos ataques
– X: Atacar
– Y: Utilizar item passivo
A parte de combos é bastante legal, contendo um combo simples ao pressionar o botão de ataque, podendo ser combinado com o ataque a distância com arco e flecha. O ataque a distância com arco e flecha, lembra o sistema de Megaman, onde você pode carregar o tiro, e soltar mais flechas ao terminar de carregar.
Eu gostava muito de carregar as flechas e soltar, mas ao usar a esquiva, ou subir em escadas por exemplo, o carregamento é interrompido, então não ache que vai ser tão fácil ficar soltando ataques carregados assim nos inimigos rs.
Outra sistemática bem interessante do jogo, é que existem dois tipos de item, os Itens Passivos, que são utilizáveis e acabam, como por exemplo, aumentar a força, usar bolas de energia em volta da Kaho para protegê-la, etc… Esses itens são limitados, e em uma partida você não poderá utilizá-los sem parar. Podem ser equipados até 3 simultaneamente.
Os outros itens são os Itens Ativos, que são eternos e não acabam, como por exemplo, soltar fogo ao atacar os inimigos, soltar flechas envenenadas, etc… Esses itens, ao serem equipados, são usados de forma ilimitada. Podem ser equipados até 2 simultaneamente.
Ambos os itens podem ser comprados ou encontrados durante a jornada da Kaho.
Diversão
Jovens, Momodora RUTM tem um desafio fora do comum, fazia tempo que eu não morria em um jogo apenas com 3 pancadas rs… E sim, eu subestimei o jogo, eu achei que era fácil, e pimba, morri logo no começo rs… Depois de um tempo, me acostumei com o sistema de itens e de esquiva, porém é sim um jogo difícil no começo, mas não um difícil desanimador, mas sim aquele que te estimula a melhorar e vencer, assim como jogos antigos de 8 e 16 bits.
Um ponto também que achei muito bom nesse jogo, é ao salvar, o jogo restaurar todos os itens ao máximo do inventário, por exemplo, se você tem 3 itens de recuperar a vida, e usa todos, ao encontrar um local para salvar, automaticamente os 3 itens são recuperados e você pode usá-los novamente.
Outro fator que impacta positivamente no jogo é ele ser um jogo Metroidvania não linear, assim você tem elementos como conversas com outros personagens para descobrir dicas, um vasto mapa para ser analisado, e até mesmo colecionáveis (aqui são insetos) que você deve entregar para um personagem na área do jardim.
Caso você seja um jogador que goste de fazer 100%, você pode demorar um pouco para zerar. Eu zerei o jogo na dificuldade normal, em aproximadamente 5h e pouco, e eu tinha feito 97% do mapa. Já dos insetos colecionáveis, de uns 20, devo ter conseguido uns 3 ou 4 rs…
Outras informações
Para os caçadores de conquistas / troféus, eu sem querer descobri uma conquista que acho que deva ser um bug do jogo. Ao finalizar o jogo, será mostrado uma pergunta, se deseja começar novamente porém com os itens que você possui, se você for no Não, você para no seu último save. No meu caso, o último save, era uma sala antes do último desafio, e como eu já tinha pegado o jeito, zerei novamente para agora sim ver o que a opção Sim faria, e ao zerar, pipocou duas conquistas na tela, uma de zerar sem matar adversários simples, e a outra de zerar sem levar nenhum dano.
Outro ponto, é que somente enfrente o último desafio após melhorar a folha que Kaho usa na jornada, a melhoria deixa a folha com a coloração verde, para melhorar, vá na área mais alta do mapa (com exceção dos cômodos que antecedem o último desafio), e consiga o item de usar o poder do vento. Depois se teleporte para a área que ficam as fiéis, e siga para esquerda, até encontrar uma área em que dê para passar como gato, mas que esteja bloqueada, e use então o item na casinha acima desse bloqueio. Depois disso, vá para área secreta e mergulhe a folha para ela ser melhorada. Do contrário, se você enfrentar o último desafio e vencer, mesmo assim você morre e volta no último save.
Preço
Na Steam, o jogo está R$ 19,99, Clique Aqui para saber mais.
Na PSN, o jogo está R$ 30,90, Clique Aqui para saber mais.
Na Xbox Live, o jogo está R$ 19,00, Clique Aqui para saber mais.
Considerações Finais
Uma coisa que me chamou a atenção, tanto nos detalhes gráficos como no enredo, é que a estória criada envolve não apenas o “bem contra o mal”, mas sim criações culturais como a abordagem da religião (existe até um trecho do jogo com menção sobre dízimo), e é nítido a inspiração em jogos da série Castlevania, resultando em um excelente trabalho.
Se você gosta de jogos não lineares no estilo Metroidvania, recomendo fortemente o Momodora RUTM, sendo um jogo desafiador, com uma qualidade excepcional e bem divertido (para vocês terem noção, eu zero um jogo por vez, e eu estava zerando outro jogo, e ao experimentar o Momodora, não quis mais saber dos outros jogos até zerar esse rs).
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
Muito bom senhor Daniel, mais um jogo que fiquei com vontade de jogar.
Matéria excelente, bem detalhada meus parabéns.
Abraços!
Boa noite Zé.
Opa, Momodora RUTM é realmente um grande game.
Abraços.