Como resolver o problema do Xbox One não reconhecer o HD Externo

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar o que fazer quando o Xbox One não reconhecer um HD Externo.


Recentemente comprei um HD Externo da Seagate (o Plus Slim) e para minha surpresa o Xbox One não reconheceu, após pesquisar em alguns sites, descobri que o disco tem que estar no formato GPT (ao invés do padrão MBR). Mas como fazer para deixar o disco nesse formato?

Primeiramente, plugue o HD em um computador, e abra o Gerenciamento do Computador (basta clicar com o botão direito em Meu Computador, e em seguida em Gerenciar). No lado esquerdo escolha a opção Gerenciamento de Disco.

Agora clique com o botão direito no Disco, e vá na opção Excluir Volume….

Opção para excluir

Opção para excluir

Após terminar, clique com o botão direito na área de informação do disco e clique em Converter em disco GPT.

Converter em GPT

Converter em GPT

Após isso, basta colocar o HD no Xbox One.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

53 Responses

  1. Kleber Baldini disse:

    Cara seu comentário acima do formato GPT foi excelente, tenho um Xbox One X e não estava conseguindo fazer ler o HD externo da Seagate de 1TB de jeito nenhum… já havia tentado a formatação em vários formatos e tal, mas sem sucesso… sofri um pouco para fazer da forma que você colocou pois não estava aparecendo o formato GPT pra mim nas opções, mas ai após deletar o hd e forçar o MBR… a próxima opção que apareceu foi o GPT… ai foi sem erro…

    Obrigadão ae pela ajuda Djow…

  2. wagner Mendonça disse:

    tenho um notbook que travou todas as teclas, dai retirei o hd comprei um case e tentei abrir no xbox mxq 4k e ele nao reconhece, tambem n queria formatar e nao tenho outro pc.

    • Dan_Atilio disse:

      Bom dia Wagner.
      Você quis dizer Mibox MXQ 4K?
      Se sim, não tenho esse aparelho e não consigo te orientar quanto ao que fazer.
      Do contrário, se for mesmo um Xbox, ai você consegue usar ele para guardar prints de games e vídeos de jogos. Mas o recomendado mesmo, é se for um HD de arquivos, utilizar um computador ou notebook e tente fazer backup das informações.
      Abraços.

  3. Alex disse:

    Da para fazer com pendrive de 2TB?

  4. Alex disse:

    Tenho um pendrive 2T 3.0 mas o Xbox one S não está reconhecendo, será que se fizer o mesmo processo dá certo? Ou ele só aceita hd externo?

    • Dan_Atilio disse:

      Então Alex, eu nunca testei com pendrive, com HD funcionou normalmente.
      O que você pode fazer é um backup das suas coisas em um computador / notebook, e realizar o teste.

  5. João Vitor disse:

    fiz o processo direitinho e não resolveu, o que eu posso fazer?

  6. Tiago disse:

    Amigo obrigado mesmo tô a meses tentando resolver meu problema comprei até outra case pra ver se o problema era nela mais nada resolvia vários vídeos no YouTube e nada segui seus passos e deu certo
    Resolveu meu problema

    No meu caso meu HD externo era de outro Xbox meu q quebro aí comprei um Xbox novo retirei o HD do meu Xbox quebrado e comprei uma case 3.0 pra transformar ele em um HD externo pro meu Xbox novo porém o Xbox novo não reconhecia aí formatei pelo computador e nada TB vários vídeos no YouTube e nada dava certo
    Ainda bem achei essa página no Google me salvo já tava quase desistindo e jogando ele no lixo

    Vlw mesmo

  7. Ivison Firmino disse:

    Ola… No final do procedimento nós formatamos o HD em FAT32 ou no padrão pelo computador??

  8. Thauã disse:

    Comprei um ssd pra usar no meu xbox one fat, e ele não reconhece o ssd, pluguei ele no notebook e la diz que ele ta no formato gpt…. e agora?

  9. Fellipe vilela disse:

    Comprei um HD Externo da marca WD elementos, ele reconhece liga o Led , e até aparece a opção de formatar para ser usado no Xbox one mais aperto em Formatar no console e não aparece a mensagem que Tá pronto pra uso , me ajudem por favor

  10. joao disse:

    o meu nao estava mbr ja estava no outro por isso nao converti mas mesmo assim nao funciona no xbox alguma dica

  11. Adrian Menezes disse:

    Boa tarde, fiz todos os procedimentos corretamente como está escrito no blog, eu utilizava meu HD (LG 500 GB USB 3.0) no meu Xbox 360, tirei todos os arquivos do HD mas continua o erro, meu Xbox One S não lê os arquivos do meu HD e nem aparece nas opções, tem algum outro jeito de resolver o erro?

  12. Carloz disse:

    Por favor me ajude , no meu pc nao aparece essa opçao pra formatar em gpt

  13. ANGELICA disse:

    Oi! Tentei fazer a exclusão do volume e apareceu a mensagem que não pode ser feito devido erro no dispositivo e/s.

  14. ANGELICA disse:

    Mais uma informação: ele está no formato raw. Já tentei formatar para ntfs e ele começa rodar aí depois não respondendo.

  15. Elias milan disse:

    Fiz o procedimento de remoção, mas agora meu HD está com 100mb e não consigo estender, oq faço?

  16. Tayler Rozini disse:

    Boa tarde Dan_Atilio. Comprei um Xbox Series S 512Gb SSD, tenho uma HD Seagate Expansion STEA4000400 4TB USB 3.0, quando coloco no Xbox não acontece absolutamente nada, nem o LED da HD acende.
    Estou tentando fazer este procedimento no Win 10, mas a opção “Converter em disco GPT” não aparece.
    Aparece apenas (Novo volume Simples, Propriedades e Ajuda).
    Consegue me ajudar?

  17. Tayler Rozini disse:

    Parece que consegui, testarei mais tarde no Xbox. Precisei primeiro converter em disco MBR, ele separou em dois de 2TB, depois converti para GPT.
    Obrigado, volto a postar aqui se tudo der certo.

  18. Rafaela disse:

    Fiz o procedimento, porém não aparece a opção converter em GPT só em disco dinâmico oq eu faço?

  19. Pedro Muller disse:

    Cara muito obrigado mesmo ajudou muito tava pesquisando há muito tempo e não consiga resolver e sua explicação de modo clara me ajudou, até salvei sua explicação casa isso aconteça dnv

  20. Boa noite.
    Tenho um HD externo Samsung 500g 3.0. Ele só tem a opção de usar como clipes e vídeos, não consigo usar para gravar jogos.
    Realizei o procedimento corretamente, agora não aparece mais no.Xbox one.
    O que pode ser ???

    • Dan_Atilio disse:

      Bom dia Raphael, tudo bem?
      Esse procedimento é para a instalação de jogos em HDs externos. No caso, envie um print de como esta o gerenciador de disco no Windows para nós verificarmos se está tudo ok.
      Abraços.

  21. MOZAR DE AVILA BRITO disse:

    Amigo. Não está funcionando. Eu coloco como definir local de captura e ele fala “gente um dispositivo diferente para capturar clipes de jogos … O armazenamento deve ser USB 3.0 ou mais rápido. Este dispositivo está muito lento.” O cabo é USB 3.0 o HD externo tbm é. Não entendo o que está acontecendo

  22. Taylan Nunes De Almeida disse:

    Brother vc me salvou, já não sabia o que fazer, estava pensando que meu HD da Seagate era velho, não compatível, más seguir suas instruções, e deu tudo certo.. muito obrigado.

  23. Samuel Estevam disse:

    Dan, tentei realizar mas diz que a unidade não existe… Ela aparece e quando tento excluir o volume diz que é impossível pois unidade não existe…oq eu faço?

  24. Lucas disse:

    Oi, comprei um hd pro meu Xbox series s, tentei formatar pelo próprio vídeo game, não reconheceu, quando vim testar no pc também não reconhece, da um erro e manda verificar mas não consigo formatar ele pelo pc, sabe algum programa ou outra forma pra eu resetar esse hd?

  25. Kleberson disse:

    Boa tarde !
    Lucas consegui instalar meu HD . consigo transferir os jogos e instalar, mas quando entro para jogar aparece uma mensagem ( estamos reconhecendo seu aparelho. mas está lento troque por outro). já troquei o cabo formatei e nada. Oq faço !

  26. Erick Baltar disse:

    Onde deixo pago a cerveja?
    “Mato a Pau”
    Muito obrigado amigo pois tive o msm problema do amigo Kleber Baldini onde meu Xbox One X não estava conseguindo ler o SSD externo da Samsung de 1TB e seu comentário acima do formato GPT foi excelente

  27. ALEXANDRE DINIZ PEREIRA disse:

    Boa noite, eu fiz exatamente como descrito só que não aparece a opção de formatar no xbox one

  28. Rejane disse:

    Bom dia, no meu caso eu peguei um HD de PC de 1t q estava aqui coloquei no case mas lá só mostra ele pra guardar captura de telas e vídeo eu quero salvar os jogos nele isso teria como ou não? Obrigada

    • Bom dia Rejane.
      Sim, é possível, você deve seguir os passos descritos no artigo (plugar o hd no computador com Windows, excluir partição e converter para GPT).
      Após isso é só plugar no Xbox e usar. Lembrando que, isso funciona para jogos do Xbox One e retrocompatíveis, jogos específicos do Xbox Series X/S, ai é necessário usar o cartão de memória da Microsoft.

Deixe uma resposta