Por que máquinas de 32 bits, se usa o termo x86?

Por que máquinas de 32 bits, se usa o termo x86?

Salve salve pessoal…

Você sabe por qual motivos, sistemas de 32 bits, são referenciados como x86?

Você já cansou de ver em sites para download, a arquitetura sendo referenciada como x86 ou x64 certo? Porém esse x86 se refere a processadores de 32 bits, então onde que começou toda isso?

Quem começou com isso foi a Intel, onde a família de processadores que ela lançava, acabava com o 86 na frente, como por exemplo o Intel 386 (ou i386 ou Intel 80386).

Intel 386
Intel 386

A Intel foi e lançou a linha Intel 486, que era mais avançada que a anterior, porém usava a mesma arquitetura de 32 bits.

Os sites que tinham softwares e programas, eles abreviaram para x386 ou i386, até que com o passar do tempo e após surgir o Intel 486, ao invés de colocarem “Download para Intel 386 ou Intel 486”, eles abreviaram apenas o final, deixando como x86.

Intel Pentium
Intel Pentium

Com o tempo a Intel vendo que não podia patentear números, para de lançar processadores numerados, e começa a lançar processadores com letras e nomes, como por exemplo, a linha Pentium.

O próximo passou foi a criação da linha Itanium de 64 bits (chamada de i64), porém essa linha além de apresentar problemas de desempenho e de aquecimento, não era compatível com programas de 32 bits, então ela foi sendo descartada pouco a pouco.

Intel Vs AMD
Intel Vs AMD

A AMD, enxergando um possível potencial no mercado, cria processadores com arquitetura conhecida como AMD64 (x86 – x64), em que o processador de 64 bits, tem a capacidade de operar em 32 bits de forma rápida e consistente, logo ao invés das empresas utilizarem a sigla i64 do Itanium da Intel, começaram a utilizar a x64, e a própria Intel vendo o avanço da AMD, começa a criar processadores de 64 bits com capacidade de operar em 32 bits.

Referências:
Yahoo

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

2 comentários em “Por que máquinas de 32 bits, se usa o termo x86?

  1. Parabéns pela matéria Dani, eu sempre tive essa curiosidade de saber por qual motivo o 64 se chamava x64 mas o 32 não se chamada x32 e sim x86.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: