A Google mudou as políticas do YouTube, e até onde isso afeta você?

A Google mudou as políticas do YouTube, e até onde isso afeta você?

Salve salve pessoal…

O Google mudou as políticas de monetização para o YouTube, dificultando canais pequenos, mas até onde essa medida é boa ou ruim para você internauta?

O YouTube é uma ótima ferramenta, que possui diversos recursos para ajudar as pessoas e para entretê-las, mas assim como qualquer ferramenta, a potencialidade dela, depende do fator humano. Como assim Daniel?

Pensamos em uma outra ferramenta ou objeto qualquer, por exemplo, uma Caneta, a finalidade dela é escrever, mas existem pessoas que usam canetas para matar outras pessoas, ai você pensa, a Caneta é ruim? Ou o ser humano que é?

Caneta azul
Caneta azul

Fazendo essa observação, chegamos ao YouTube, recentemente existiram várias denúncias de vídeos ultrajantes e até mesmo “perigosos” para crianças, pois veja bem, mesmo que os pais eduquem e estejam presente na vida dos filhos, é como se um “amiguinho”, influenciasse a criança a falar palavrões, ou tomar atitudes, como foi o caso da menina de 7 anos que inalou o perfume e infelizmente faleceu seguindo um desafio que estava no YouTube. Claro que são casos e casos, mas esse é só um exemplo do que pode acontecer com uma criança por causa de um vídeo de um “influenciador” de mídias.

Pensando nisso, o Google criou uma forma de “frear” um pouco esse movimento de influenciadores, sendo que somente canais com mais de mil inscritos, e com pelo menos 4 mil horas de visualização nos últimos 12 meses serão monetizados.

Mas essa decisão gerou uma polêmica, o Google teria feito isso, pensando nas pessoas, ou o motivo é que os anunciantes não queriam mais a imagem de seus produtos vinculados a vídeos tão “estranhos”? Ai entramos em um ponto jovens, em que o YouTube é uma ferramenta pertencente ao Google, que gera um lucro para ela, e assim como qualquer empresa, ela vai buscar formas de aumentar seu lucro e evitar qualquer tipo de prejuízo.

Essa decisão então, serve como estímulo para parar um pouco o movimento dos YouTubers agradando os seus anunciantes, porém apesar da ideia ter sim um lado bom, existe um lado ruim nessa atitude, os canais pequenos.

Termo famoso ultimamente - Youtuber
Termo famoso ultimamente – Youtuber

Existem canais pequenos que são informativos e tem bastante qualidade, mas com essa medida, o Google meio que incentiva o cara a não manter mais o seu canal, tirando o estímulo de continuar.

Ou seja, tem a parte boa da atitude, mas também tem a parte ruim que reflete em pessoas que fazem um bom trabalho, só que esse bom trabalho, enquanto 10 pessoas assistem 1 vídeo informativo, 10.000 estão assistindo um vídeo de amoeba.

No fim, você internauta, pode ser pouco impactado dependendo dos canais que você acessa (se já são grandes, ou as pessoas fazem conteúdo sem se preocupar com monetização), porém para canais pequenos, pode ser que diminua consideravelmente os seus conteúdos.

Referências:
tecmundo.com.br
folha.uol.com.br

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: