Salve salve pessoal…
Se eu te contar que a Nintendo já teve motéis, e esteve envolvida com gangsters e jogos de azar, você acreditaria?
Vamos voltar no tempo, estamos em Kyoto no Japão, no fim do século 19, o governo Meiji, legalizou as cartas de hanafuda (um tipo de baralho para jogos) em 1886, o jovem Fusajiro Yamauchi vê uma oportunidade ouro, e assim começa a criar as cartas feitas a mão, e assim nasce a Nintendo.
A sede original da Nintendo (que foi erguida em 1933), foi construída com uma estrutura de pedra, sendo raridade em um país que favorece a madeira. Mas algo chamava a atenção nessa região, a relação com a máfia japonesa, a Yakuza.
O Hanafuda é um jogo tradicional japonês, que hoje é jogado normalmente, mas durante muitos anos ele estava ligado ao crime organizado. Na década de 1880, ele era jogado por gangsters, sendo que a popularidade do game era enorme (similar ao Truco, Cacheta ou Poker no Brasil), para se ter uma noção, a palavra “Yakuza” significava originalmente “Indivíduos Inúteis”, que é derivada de uma mão perdedora em Hanafuda, logo assim como a Nintendo está ligada ao Hanafuda, a Yakuza também está. Mas isso não quer dizer que a Nintendo foi fundada ou originada por gangsters, ao que tudo indica Fusajiro Yamauchi viu a demanda e montou a empresa.
A sede original em Kyoto, está localizada em um território pertencente ao grupo Aizukotetsukai, um dos mais antigos grupos da Yakuza, sendo que há boatos que eles comandam a região desde 1868, o fundador do grupo conhecido como “Kotestsu Aizu”, era um jogador e espadachim. Segundo Jake Adelstein, autor da Tokyo Vice e co-editor do site Japan Subculture, o Aizukotetsukai costumava controlar Kyoto, só não está claro se eles controlavam quando a Nintendo nasceu.
Outro detalha que chama a atenção, é o nome Nintendo (任天堂), que sempre foi ambíguo (inclusive para os japoneses), que geralmente é traduzido como “Deixe a sorte para os céus”. Mas essa tradução, pode ter um contexto diferente segundo os escritores Florent Gorges e Isao Yamazaki, pois as sílabas “nin”, “ten” e “do” podem ter outros significados.
Começando pela Ten, ela pode vir do ser mítico Tengu (天狗), pois no fim do século 19, os cartões premium da empresa não estavam funcionando, e Fusajiro Yamauchi teve a ideia de vender cartões de menor qualidade, com o nome Tengu. O nome Tengu, não foi um acidente, ele foi escolhido como um símbolo para jogar cartas e jogos de azar ilegais, a razão é que Tengu tem um nariz longo e é pronunciado em japonês como hana, que é a mesma forma que se pronuncia flor, assim quando alguém ia a casas de jogo em Osaka ou Kyoto, eles coçavam o nariz, para demonstrar que estavam atrás dos jogos de azar.
A sílaba “Do”, que pode significar santuário ou templo, é usado por várias empresas japonesas, agora se alguém traduz o “nin” como “deixar alguém fazer”, a palavra Nintendo, poderia significar “A empresa que tem permissão para fazer (ou vender) hanafuda”. Conforme o livro The History Of Nintendo, escrito por Gorges e Yamazaki, aponta, nem mesmo Hiroshi Yamauchi (bisneto do fundador da empresa), sabe o verdadeiro significado da empresa, dizendo que “Deixe a sorte para os céus” é uma explicação plausível.
Alguns especialistas, ainda apontam que a sílaba “nin” tem uma outra conexão etimológica mais aberta, é como um comprimento entre alguns jogadores da hanafuda, e esses jogadores quem são? A Yakuza.
Adelstein pediu para dois membros da Yakuza interpretarem a palavra “Nintendo”, e para ambos, o “nin” vem de “ninkyo” traduzindo como cavalaria, pois, os Yakuza não se consideram criminosos, eles se consideram como ninkyo dantai, conhecidos como “grupos humanitários”, assim sendo, o ninkyo vem de ninkyodo ou maneira cavalheiresca. Isso pode ser uma lenda urbana da máfia japonesa, ou realmente o criador da Nintendo quis homenagear seus clientes, mas isso só o fundador mesmo saberia dizer.
Para vocês terem uma noção da relação da Nintendo com a Yakuza, Gunpei Yokoi (criador do GameBoy), na década de 1960 ele tinha que verificar as máquinas que produziam o hanafuda, pois como são cartas para jogos de azar, se tiver algum defeito em alguma carta, pessoas podem trapacear no jogo, e parece que em um lote deu problema, e a máfia local foi até a sede da Nintendo reclamar dessas cartas.
Depois do fim de 1970, e início dos anos 1980, a Nintendo se consolidou como uma empresa de videogames, liderada por Hiroshi Yamauchi, sendo que a equipe contava com vários talentos como o próprio Yokoi e Shigeru Miyamoto (criador de games como Mario e Zelda), sendo que seus games sempre foram de altíssima qualidade.
Mas até chegar nesse ponto, Yamauchi ainda havia feito algumas coisas diferentes, durante a segunda guerra mundial, como ele era de família rica, ele não serviu nas guerras, e foi trabalhar em uma fábrica militar. Após a guerra, com a ocupação americana, ele foi estudar direito na Universidade Waseda, nessa época, o ensino médio era considerado o ensino superior no Japão, e universidade era somente para pessoas da elite ou ricas.
A Nintendo havia visto dias melhores (assim como o Japão), mas ela se viu forçada a ser o fornecedor oficial de cartas para as tropas americanas. Junto com isso, o jovem Yamauchi foi chamado para voltar a Kyoto, pois seu avô estava falecendo, e o jovem precisava assumir a Nintendo.
Com a gestão do Hiroshi Yamauchi, a empresa começou a expandir a audiência das cartas, fazendo até cartas da Disney, mas o foco ainda era o mercado adulto, e sim, a Nintendo fez baralhos com mulheres peladas, e até cartas licenciadas com a imagem da Marilyn Monroe, bem diferente da Nintendo “puritana” que desviava de qualquer polêmica sexualidade na década de 1980 em seus jogos.
Além disso, sobre as asas do jovem Yamauchi, a empresa tentou fazer várias coisas (que acabaram fracassando), como sopas de macarrão, bolinhas, blocos no estilo LEGO (que inclusive processou a Nintendo, mas perdeu, pois existiam peças diferentes), balanços de bebê e até mesmo uma fotocopiadora.
Então nos anos 1960, a Nintendo compra a empresa de táxi chamada Daiya, ou traduzida como Diamond, foi uma compra útil, pois além de operarem nisso, ao mesmo tempo, eles conseguiam entrar em outro ramo, o de Hotel de Amor (no Brasil conhecido como Motel). Os hotéis de amor cresceram durante as décadas de 60 e 70 no Japão, e como o nome diz, era um lugar para a intimidade de casais, geralmente eles ficam em distritos de luz vermelha na cidade, e correm em concordância com a indústria do sexo, inclusive oferecem taxas mais baixas, se você ajudar com a prostituição.
Assim como outros empreendimentos de Yamauchi, o hotel do amor da Nintendo foi um fracasso, mas os jornais da época tinham outra especulação, o presidente (que era casado) da Nintendo assim como outros subordinados, podiam dar uma passadinha rápida nesses lugares, se é que você me entende.
Agora eu te pergunto, e se o macarrão, os brinquedos, a fotocopiadora ou os hotéis de amor tivessem dado certo, hoje teríamos o Mario, Donkey Kong, Zelda, Pokémon, Kirby e vários outros padrões que seguiram a Nintendo?
Referências:
– kotaku.com
– blog.beforemario.com
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
Cacetada eu fico espantado, de onde você tira tudo isso sr. Sherlock?
Matéria excelente Daniel, tá ai um lado da Nintendo que muita gente não conhece.
Parabéns e continue assim, abraços!
Eae Zézinho.
Ah dizem que meu sobrenome é Holmes né, rsrs…
Um grande abraço jovem.