Jogos de azar, Gangsters e Motéis, sabia que tudo isso faz parte da história da Nintendo?

Jogos de azar, Gangsters e Motéis, sabia que tudo isso faz parte da história da Nintendo?

Salve salve pessoal…

Se eu te contar que a Nintendo já teve motéis, e esteve envolvida com gangsters e jogos de azar, você acreditaria?


Aperta o X

Vamos voltar no tempo, estamos em Kyoto no Japão, no fim do século 19, o governo Meiji, legalizou as cartas de hanafuda (um tipo de baralho para jogos) em 1886, o jovem Fusajiro Yamauchi vê uma oportunidade ouro, e assim começa a criar as cartas feitas a mão, e assim nasce a Nintendo.

A sede original da Nintendo (que foi erguida em 1933), foi construída com uma estrutura de pedra, sendo raridade em um país que favorece a madeira. Mas algo chamava a atenção nessa região, a relação com a máfia japonesa, a Yakuza.

Placa da Nintendo
Placa da Nintendo

O Hanafuda é um jogo tradicional japonês, que hoje é jogado normalmente, mas durante muitos anos ele estava ligado ao crime organizado. Na década de 1880, ele era jogado por gangsters, sendo que a popularidade do game era enorme (similar ao Truco, Cacheta ou Poker no Brasil), para se ter uma noção, a palavra “Yakuza” significava originalmente “Indivíduos Inúteis”, que é derivada de uma mão perdedora em Hanafuda, logo assim como a Nintendo está ligada ao Hanafuda, a Yakuza também está. Mas isso não quer dizer que a Nintendo foi fundada ou originada por gangsters, ao que tudo indica Fusajiro Yamauchi viu a demanda e montou a empresa.

A sede original em Kyoto, está localizada em um território pertencente ao grupo Aizukotetsukai, um dos mais antigos grupos da Yakuza, sendo que há boatos que eles comandam a região desde 1868, o fundador do grupo conhecido como “Kotestsu Aizu”, era um jogador e espadachim. Segundo Jake Adelstein, autor da Tokyo Vice e co-editor do site Japan Subculture, o Aizukotetsukai costumava controlar Kyoto, só não está claro se eles controlavam quando a Nintendo nasceu.

Série de games da Yakuza faz muito sucesso no Japão
Série de games da Yakuza faz muito sucesso no Japão

Outro detalha que chama a atenção, é o nome Nintendo (任天堂), que sempre foi ambíguo (inclusive para os japoneses), que geralmente é traduzido como “Deixe a sorte para os céus”. Mas essa tradução, pode ter um contexto diferente segundo os escritores Florent Gorges e Isao Yamazaki, pois as sílabas “nin”, “ten” e “do” podem ter outros significados.

Começando pela Ten, ela pode vir do ser mítico Tengu (天狗), pois no fim do século 19, os cartões premium da empresa não estavam funcionando, e Fusajiro Yamauchi teve a ideia de vender cartões de menor qualidade, com o nome Tengu. O nome Tengu, não foi um acidente, ele foi escolhido como um símbolo para jogar cartas e jogos de azar ilegais, a razão é que Tengu tem um nariz longo e é pronunciado em japonês como hana, que é a mesma forma que se pronuncia flor, assim quando alguém ia a casas de jogo em Osaka ou Kyoto, eles coçavam o nariz, para demonstrar que estavam atrás dos jogos de azar.

Máscara de Tengu
Máscara de Tengu

A sílaba “Do”, que pode significar santuário ou templo, é usado por várias empresas japonesas, agora se alguém traduz o “nin” como “deixar alguém fazer”, a palavra Nintendo, poderia significar “A empresa que tem permissão para fazer (ou vender) hanafuda”. Conforme o livro The History Of Nintendo, escrito por Gorges e Yamazaki, aponta, nem mesmo Hiroshi Yamauchi (bisneto do fundador da empresa), sabe o verdadeiro significado da empresa, dizendo que “Deixe a sorte para os céus” é uma explicação plausível.

Mario e Luigi
Mario e Luigi

Alguns especialistas, ainda apontam que a sílaba “nin” tem uma outra conexão etimológica mais aberta, é como um comprimento entre alguns jogadores da hanafuda, e esses jogadores quem são? A Yakuza.

Adelstein pediu para dois membros da Yakuza interpretarem a palavra “Nintendo”, e para ambos, o “nin” vem de “ninkyo” traduzindo como cavalaria, pois, os Yakuza não se consideram criminosos, eles se consideram como ninkyo dantai, conhecidos como “grupos humanitários”, assim sendo, o ninkyo vem de ninkyodo ou maneira cavalheiresca. Isso pode ser uma lenda urbana da máfia japonesa, ou realmente o criador da Nintendo quis homenagear seus clientes, mas isso só o fundador mesmo saberia dizer.

Atual sede da Nintendo
Atual sede da Nintendo

Para vocês terem uma noção da relação da Nintendo com a Yakuza, Gunpei Yokoi (criador do GameBoy), na década de 1960 ele tinha que verificar as máquinas que produziam o hanafuda, pois como são cartas para jogos de azar, se tiver algum defeito em alguma carta, pessoas podem trapacear no jogo, e parece que em um lote deu problema, e a máfia local foi até a sede da Nintendo reclamar dessas cartas.

Depois do fim de 1970, e início dos anos 1980, a Nintendo se consolidou como uma empresa de videogames, liderada por Hiroshi Yamauchi, sendo que a equipe contava com vários talentos como o próprio Yokoi e Shigeru Miyamoto (criador de games como Mario e Zelda), sendo que seus games sempre foram de altíssima qualidade.

Gunpei Yokoi e Shigeru Miyamoto
Gunpei Yokoi e Shigeru Miyamoto

Mas até chegar nesse ponto, Yamauchi ainda havia feito algumas coisas diferentes, durante a segunda guerra mundial, como ele era de família rica, ele não serviu nas guerras, e foi trabalhar em uma fábrica militar. Após a guerra, com a ocupação americana, ele foi estudar direito na Universidade Waseda, nessa época, o ensino médio era considerado o ensino superior no Japão, e universidade era somente para pessoas da elite ou ricas.

A Nintendo havia visto dias melhores (assim como o Japão), mas ela se viu forçada a ser o fornecedor oficial de cartas para as tropas americanas. Junto com isso, o jovem Yamauchi foi chamado para voltar a Kyoto, pois seu avô estava falecendo, e o jovem precisava assumir a Nintendo.

Hiroshi Yamauchi
Hiroshi Yamauchi

Com a gestão do Hiroshi Yamauchi, a empresa começou a expandir a audiência das cartas, fazendo até cartas da Disney, mas o foco ainda era o mercado adulto, e sim, a Nintendo fez baralhos com mulheres peladas, e até cartas licenciadas com a imagem da Marilyn Monroe, bem diferente da Nintendo “puritana” que desviava de qualquer polêmica sexualidade na década de 1980 em seus jogos.

Cartas adultas da Nintendo
Cartas adultas da Nintendo

Além disso, sobre as asas do jovem Yamauchi, a empresa tentou fazer várias coisas (que acabaram fracassando), como sopas de macarrão, bolinhas, blocos no estilo LEGO (que inclusive processou a Nintendo, mas perdeu, pois existiam peças diferentes), balanços de bebê e até mesmo uma fotocopiadora.

Então nos anos 1960, a Nintendo compra a empresa de táxi chamada Daiya, ou traduzida como Diamond, foi uma compra útil, pois além de operarem nisso, ao mesmo tempo, eles conseguiam entrar em outro ramo, o de Hotel de Amor (no Brasil conhecido como Motel). Os hotéis de amor cresceram durante as décadas de 60 e 70 no Japão, e como o nome diz, era um lugar para a intimidade de casais, geralmente eles ficam em distritos de luz vermelha na cidade, e correm em concordância com a indústria do sexo, inclusive oferecem taxas mais baixas, se você ajudar com a prostituição.

Evolução do Logo da Nintendo
Evolução do Logo da Nintendo

Assim como outros empreendimentos de Yamauchi, o hotel do amor da Nintendo foi um fracasso, mas os jornais da época tinham outra especulação, o presidente (que era casado) da Nintendo assim como outros subordinados, podiam dar uma passadinha rápida nesses lugares, se é que você me entende.

Agora eu te pergunto, e se o macarrão, os brinquedos, a fotocopiadora ou os hotéis de amor tivessem dado certo, hoje teríamos o Mario, Donkey Kong, Zelda, Pokémon, Kirby e vários outros padrões que seguiram a Nintendo?

Referências:
kotaku.com
blog.beforemario.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Aperta o X

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

2 comentários em “Jogos de azar, Gangsters e Motéis, sabia que tudo isso faz parte da história da Nintendo?

  1. Cacetada eu fico espantado, de onde você tira tudo isso sr. Sherlock?
    Matéria excelente Daniel, tá ai um lado da Nintendo que muita gente não conhece.
    Parabéns e continue assim, abraços!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: