Salve salve pessoal…
Você sabe o motivo de muitos filmes e games saírem nas suas capas, com cores contrastando entre o Azul e o Laranja?
Campanhas de Marketing sempre estudaram o comportamento humano, e por diversas vezes uma coisa chama a atenção de nós, o contraste entre o Azul e o Laranja, mesmo sem percebermos, é amigável ao nossos olhos, ver uma imagem com tal contraste. Nos últimos 20 anos, vários filmes, games e outras campanhas de marketing investiram nesse esquema de cores, conhecido também como “âmbar e azul petróleo”.
Antes de prosseguirmos com o artigo, apenas olhe a imagem abaixo e veja vários filmes e games que utilizaram desse recurso de cores:
Mas como isso virou tendência? Lá atrás, as cores projetadas na tela de um Cinema, dependiam de como eram gravadas e de como era desenvolvido o filme físico (rolo do filme), assim sendo um trabalho totalmente manual para editar as cores por exemplo. Hoje, a maioria dos filmes é gravada digitalmente, assim é mais fácil alguém editar uma cena e alcançar o tom desejado.
No passado era normal ter filmes extremamente coloridos, como em um arco-íris, mas hoje o padrão é outro, e essa mudança tem haver com a facilidade do meio digital, pois, se você editar o filme inteiro em um único esquema de cores, menos trabalho será feito no final para ajustes pontuais.
Ai que entra a pesquisa e trabalho dos editores, eles precisavam encontrar um denominador comum na maior parte das cenas, sendo que na maioria delas, atores estão presentes, e os humanos combinam com a paleta de cores laranja, pois a maioria dos tons de pele fica entre pêssego claro e marrom escuro, assim todas dentro do segmento laranja.
Já o Azul / Ciano, é exatamente o oposto do Laranja, as chamadas cores complementares (pares de cores opostas), e quando elas ficam lado a lado, elas produzem um contraste maior do que outras combinações.
Segundo Todd Miro, a tendência pelo Laranja e Azul é impulsionada pela afinidade humana pelo contraste, por exemplo, se você deixa os atores mais “calorosos e alaranjados” e ao mesmo tempo em que deixa as sombras e o fundo o mais azul possível, você tem uma tela vibrante e uma paleta complementar interessante.
Dan Seitz, do Cracked, escreveu em uma análise sobre a utilização de cores genéricas, a seguinte sentença:
Não é necessariamente a preguiça em si. Se um colorista tem que editar cerca de duas horas de filme, quadro a quadro, às vezes, no espaço de algumas semanas. Não é necessário muitos olhares para o prazo que se aproxima do calendário, antes de você levantar as mãos e dizer: “Dane-se. Todo mundo gosta de Azul e Laranja!”
Além disso, alguns autores acreditam que essa obsessão pelo Laranja e Azul é mais antiga do que apenas em utilização nos filmes, comparando essas cores como a conceitos opostos como Fogo e Gelo, Terra e Mar, Dia e Noite, etc.
Independente das teorias de como originou essa utilização de contraste, hoje a combinação dessas duas cores se tornou uma “convenção”. Para o colorista Stefan Sonnenfeld, apesar desse contraste ser amplamente utilizado, em muitos filmes a direção opta por escolher outras cores para edição, e não somente o Laranja e Azul. Inclusive Sonnenfeld trabalhou em um dos filmes com maior contraste em azul e laranja nos últimos anos, o Transformers.
Com essa tendência no mundo dos filmes, essa tendência foi passando para outros meios de entretenimento como os games. Hoje não é difícil ver games que utilizam esse contraste em suas fases, capas ou marketing.
Com o passar do tempo, pode ser que utilizem mais contrastes de cores, mas eu acho que ainda tem um bom tempo para vermos bastante coisas com a combinação de Laranja e Azul.
Referências:
– priceonomics.com
– kotaku.com
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
Fantástico! Cheguei aqui procurando informações sobre essa combinação, porque achei muito bonita quando aplicada Às roupas do jogo Prince of Persia: Ghosts of the Past.
Muita informação útil!
Boa tarde Vinicio.
Opa, obrigado pelo comentário.
Inclusive, eu comecei a escrever matérias e artigos para um site de games, se quiser dar uma olhada lá, é https://apertaox.com/
Grande abraço.
Inclivel como as capas atuais de filme segue essa tendância, ou seja, separacão de dois extremos, cada qual com a sua cor.
Sim sim Erik, e é muito comum esse padrão se repetir em blockbusters rs…
Grande abraço.