Entendendo a combinação entre Laranja e Azul nos Filmes e Games

Entendendo a combinação entre Laranja e Azul nos Filmes e Games

Salve salve pessoal…

Você sabe o motivo de muitos filmes e games saírem nas suas capas, com cores contrastando entre o Azul e o Laranja?

Campanhas de Marketing sempre estudaram o comportamento humano, e por diversas vezes uma coisa chama a atenção de nós, o contraste entre o Azul e o Laranja, mesmo sem percebermos, é amigável ao nossos olhos, ver uma imagem com tal contraste. Nos últimos 20 anos, vários filmes, games e outras campanhas de marketing investiram nesse esquema de cores, conhecido também como “âmbar e azul petróleo”.

Antes de prosseguirmos com o artigo, apenas olhe a imagem abaixo e veja vários filmes e games que utilizaram desse recurso de cores:

Capas de Filmes
Capas de Filmes

Mas como isso virou tendência? Lá atrás, as cores projetadas na tela de um Cinema, dependiam de como eram gravadas e de como era desenvolvido o filme físico (rolo do filme), assim sendo um trabalho totalmente manual para editar as cores por exemplo. Hoje, a maioria dos filmes é gravada digitalmente, assim é mais fácil alguém editar uma cena e alcançar o tom desejado.

No passado era normal ter filmes extremamente coloridos, como em um arco-íris, mas hoje o padrão é outro, e essa mudança tem haver com a facilidade do meio digital, pois, se você editar o filme inteiro em um único esquema de cores, menos trabalho será feito no final para ajustes pontuais.

Filmes antigos costumavam ser mais coloridos, como a Fantástica Fábrica de Chocolate
Filmes antigos costumavam ser mais coloridos, como a Fantástica Fábrica de Chocolate

Ai que entra a pesquisa e trabalho dos editores, eles precisavam encontrar um denominador comum na maior parte das cenas, sendo que na maioria delas, atores estão presentes, e os humanos combinam com a paleta de cores laranja, pois a maioria dos tons de pele fica entre pêssego claro e marrom escuro, assim todas dentro do segmento laranja.

Já o Azul / Ciano, é exatamente o oposto do Laranja, as chamadas cores complementares (pares de cores opostas), e quando elas ficam lado a lado, elas produzem um contraste maior do que outras combinações.

Azul e Laranja em lados opostos
Azul e Laranja em lados opostos

Segundo Todd Miro, a tendência pelo Laranja e Azul é impulsionada pela afinidade humana pelo contraste, por exemplo, se você deixa os atores mais “calorosos e alaranjados” e ao mesmo tempo em que deixa as sombras e o fundo o mais azul possível, você tem uma tela vibrante e uma paleta complementar interessante.

Dan Seitz, do Cracked, escreveu em uma análise sobre a utilização de cores genéricas, a seguinte sentença:

Não é necessariamente a preguiça em si. Se um colorista tem que editar cerca de duas horas de filme, quadro a quadro, às vezes, no espaço de algumas semanas. Não é necessário muitos olhares para o prazo que se aproxima do calendário, antes de você levantar as mãos e dizer: “Dane-se. Todo mundo gosta de Azul e Laranja!”

Aplicando filtragem de azul e laranja em um filme
Aplicando filtragem de azul e laranja em um filme

Além disso, alguns autores acreditam que essa obsessão pelo Laranja e Azul é mais antiga do que apenas em utilização nos filmes, comparando essas cores como a conceitos opostos como Fogo e Gelo, Terra e Mar, Dia e Noite, etc.

Independente das teorias de como originou essa utilização de contraste, hoje a combinação dessas duas cores se tornou uma “convenção”. Para o colorista Stefan Sonnenfeld, apesar desse contraste ser amplamente utilizado, em muitos filmes a direção opta por escolher outras cores para edição, e não somente o Laranja e Azul. Inclusive Sonnenfeld trabalhou em um dos filmes com maior contraste em azul e laranja nos últimos anos, o Transformers.

Cena de um filme com contrastes em tons azuis e laranjas
Cena de um filme com contrastes em tons azuis e laranjas

Com essa tendência no mundo dos filmes, essa tendência foi passando para outros meios de entretenimento como os games. Hoje não é difícil ver games que utilizam esse contraste em suas fases, capas ou marketing.

Battlefield também utilizando essas combinações de cores
Battlefield também utilizando essas combinações de cores

Com o passar do tempo, pode ser que utilizem mais contrastes de cores, mas eu acho que ainda tem um bom tempo para vermos bastante coisas com a combinação de Laranja e Azul.

Referências:
priceonomics.com
kotaku.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Dan_Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: