Dicas de como habilitar o áudio frontal de um gabinete com Windows

Salve salve pessoal…

Hoje vou mostrar uma dica de como habilitar o áudio frontal de um gabinete com Windows.

Pode ser pessoal, que seja algum problema no componente, ou pode ser que algo bem mais simples.

Testar a saída traseira

Se colocar um fone ou uma caixa de som na saída traseira, e nela sair som, e no da frente não, então isolamos um pouco mais o problema.

Caso não saia o som, ai pode ser algum problema no Windows, como falta de Drivers, ai nesse caso recomendo entrar no site da fabricante e atualizar os drivers.

Verificar se não está bloqueado pelo Windows

Clique com o botão direito no ícone do som e depois clique em Dispositivos de Reprodução.

Ícone de som do Windows

Ícone de som do Windows

Caso esteja desabilitado, basta clicar com o botão direito e habilitar o dispositivo

Dispositivos de Som

Dispositivos de Som

Caso não esteja listado o dispositivo, tente habilitar a opção de mostrá-los.

Mostrando todos

Mostrando todos

Se mesmo assim não funcionar, veja os 2 últimos procedimentos abaixo.

Habilitando o componente pelo Driver de Som

Quando você instala os drivers da Fabricante da Placa Mãe, geralmente vem alguns softwares juntos, no caso da placa mãe da MSI, vem um software que controla o áudio da Realtek.

Abra esse software e vá nas configurações do painel frontal e veja se não está desabilitada a função dele.

Opção do Driver

Opção do Driver

No meu caso, bastou habilitar que funcionou perfeitamente, agora se mesmo assim o problema continuar, pode ser algo mais grave.

Problemas internos do Gabinete

Se mesmo depois de tudo isso, ainda ocorra o problema, desmonte o gabinete e veja, se a saída frontal de áudio, os seus fios estão plugados na placa mãe.

Caso esteja plugado, ai você pode optar por uma análise técnica da máquina em uma assistência especializada (talvez será necessário formatar a máquina, testar se não é os conectores da placa mãe ou até mesmo testar se o componente não está queimado).

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

25 Responses

  1. ElisAngela Soares disse:

    Obrigada! Me ajudou muito!

  2. Fabiano Melo disse:

    valeu mano, me salvou aqui

  3. Tadeu disse:

    Quando instalo o drive de som da placa mãe o áudio frontal para de funcionar, mesmo alterando para funcionar ambos simultaneamente?

  4. Pâmela disse:

    oii, eu tenho uma duvida, meu gabinete possui apenas uma entrada frontal para fones, ai imaginei que ela já conectaria diretamente a saida de som e o microfone de um fone de uma saida só, porém só consigo habilitar a saida de som e não o mic, você sabe como eu arrumo isso?
    Pois existem adaptadores para os gabinetes de 2 entradas para funcionarem apenas com 1 entrada, nesse caso, ao conectar o fone tanto a saída de som como o microfone funcionam, por isso pensei que no meu caso do meu gabinete por só ter uma entrada, e no meu caso um fone com uma só saida conectaria direto, porém faz dias que nao consigo habilitar a função do microfone, esse que não esta estragado pois já testei em meu notebook

  5. Amando Tardelli disse:

    Meu camarada, boa noite.

    Estou com problema de retorno do microfone, quando uso o meu microfone no OBS Studio ele dá retorno no meu fone.
    No GTA on line tmb, o pessoal todo se escuta, e só eu que fico bugado, com o audio cortando…
    Já cansei de pesquisar tanto no google quanto no yt e não consegui ajuda, vc sabe o que pode ser?
    Já desinstalei o driver de audio e microfone e reiniciei pra reinstalar automaticamente, já atualizei os drives, já mexi em todas as configurações possiveis no software da placa mãe… Enfim, se puder me ajudar fico grato.

  6. Carlos Eduardo disse:

    Na frente só sai se for onboard ou offboard tb funcionaria?

    • Dan_Atilio disse:

      Acho que os mini-pcs podem ter a chance de ser OnBoard (mas eu confesso que desconheço qualquer placa mãe que tenha uma entrada de fones de ouvido na frente como OnBoard).
      Do restante, dificilmente será, pois como a entrada de plugues de áudio fica longe da placa mãe, acabam usando saídas OffBoard.

  7. Luciano Brum disse:

    As vezes é uma opção na bios q tem que mudar! Por exemplo na minha placa (h310cm-hg4) na bios tem a aba “painel frontal de audio” (alguma coisa assim só que inglês) nessa aba tinha duas opções “HD áudio” e “AC97”, de padrão estava na “HD áudio” e não estava funcionando então coloquei na “AC97” salvei e sai da BIOS e funcionou.

  8. Sandro Moreno disse:

    O meu problema é que só funcionam juntos. Quando plugo o fone de ouvido na entrada frontal, o windows não reconhece, porém o fone funciona, sem desativar as caixas de som que estão ligadas na traseira. Já tentei configurar pelo Realtek HD, habilita a porta frontal normal, escolho que é Fone de Ouvido, configuro para funcionar separado, mas só funcionam juntos.

  9. Luiz Brito disse:

    Muito bem elaborado, consegui reativar o som depois de fazer o teste na saída traseira e ativar o som pelo ícone de som.

  10. Luciano disse:

    É possível deixar habilitado as entradas da traseira e frontal ao mesmo tempo. No meu caso já está plugado o microfone e saída de som na traseira. Mas se quero conectar um fone na dianteira do desktop ele não funciona, somente se retirar o plugue da traseira.

  11. Edumeneca disse:

    olá, eu tenho um problema que, ontem eu aspirei o gabinete, para dar uma melhorada no som, e deu, MAS, o problema é que o som só está saindo pela parte traseira do gabinete, não sai pela frente, oq pode ter acontecido ?

  12. Edumeneca disse:

    Estou com problemas na saída de som na parte frontal, as caixinhas de som não são reconhecidas. Ontem eu fiz uma limpeza usando um aspirador de pó, até onde eu me lembre eu não bati em nenhum fio, e nenhum fio parece estar desconectado, oq pode ter acontecido ?

    • Boa tarde jovem, tudo bem?
      Na placa mãe, geralmente tem plugado alguns fios que vão até a parte de frente do gabinete (esses fios que ligam botão de power, ativam usb e ativam as entradas de som e microfone).
      Tente tirar e plugar novamente na sua placa mãe para ver se resolve a questão.

Deixe uma resposta