Como utilizar o SC QueryEX e o TaskKill para matar processos no MS-DOS

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar para vocês, como encontrar e matar um serviço do Windows via Prompt de Comando (comandos “SC QueryEx” e “TaskKill”).

Todo serviço executado no Sistema Operacional, mantém um ID de Processo que fica em execução na memória RAM, esse ID é chamado de PID (Process ID), para matar um processo no Windows, primeiro é necessário descobrir o PID dele, para isso usamos o comando “SC QueryEX”, que te retorna dados do serviço procurado, inclusive o seu PID. Para utilizá-lo, basta passar o nome do serviço entre aspas, conforme exemplo abaixo:

sc queryex "Spooler"

Após encontrar o PID, basta você matar o serviço, com o comando “TaskKill”, forçando sua parada com /F, por exemplo:

taskkill -pid 9999 /F

Dessa forma, com o primeiro comando você encontra o PID, e com o segundo você finaliza esse processo. Abaixo um print de utilização direto no Prompt.

Procurando o processo e finalizando

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Leonel disse:

    Quando eu executo o comando sc queryex “Spooler” novamente depois de ter executado o comando para finalizar o serviço (taskkill -pid 660 /F) ele continua com o mesmo estado de antes de executar o comando(ESTADO : 4 RUNNING) o que alterou foi so o numero do pid, está correto isto?

    • Dan_Atilio disse:

      Boa tarde.
      Pode ser que o serviço esteja sendo iniciado por outro, ai mesmo matando, outro serviço inicia automaticamente.
      Tente procurar por árvore de processos e veja qual processo que está iniciando esse.
      Um grande abraço.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação