Saiba como configurar a usabilidade do Protheus para usuários Daltônicos

Olá pessoal…

Vocês sabiam que o Protheus possui a compatibilidade de parâmetros para usuários Daltônicos? Saiba como funciona e como parametrizar.

Segundo o Wikipédia, “Daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho”. Para ilustrar isso, encontrei uma imagem na internet:

Comparação de percepção de cores

No caso, para quem usa o Protheus, sabe que as rotinas padrões, usam bolinhas coloridas como legenda, mas para quem é daltônico, isso pode confundir a percepção dos status dos registros.

Legenda Padrão do Protheus

Para alterar essa configuração, abra o Configurador, e acesse o usuário para alterá-lo. Vá na aba Parametrização e na sub aba Acessibilidade, deixe como 2 Legenda Numérica.

Opção de Acessibilidade

Por último, basta acessar qualquer tela que tenha legenda, que irá mostrar agora, números no lugar.

Legendas numéricas

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan_Atilio
Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

4 Responses

  1. CAIO disse:

    Parabéns Daniel eu nunca passei por isso nas empresas mas agora se precisar saberei o que fazer.

  2. leandro disse:

    Boas dicas, essencial.

Deixe uma resposta