Baixando e configurando o RDCMan

Olá pessoal…

Hoje vou mostrar como instalar e configurar o RDCMan (Remote Desktop Connection Manager) da Microsoft, para ter salvo as suas conexões remotas tudo em um único lugar.

Primeiramente faça o download do instalador, através do link microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=44989. Após baixar, faça a instalação normalmente do aplicativo.

Agora, abra o RDCMan, clique em File > New, e já deixe salvo em algum diretório da sua máquina.

Novo Arquivo

Eu recomendo primeiramente criar um grupo a esquerda, onde ficarão os servidores salvos dentro dele, por exemplo, um grupo chamado Empresa XPTO, e dentro dela os servidores de Produção, Banco, Testes. Para criar um grupo, clique na área vazia a esquerda, e depois clique em Add Group, se quiser, informe apenas o nome do Grupo. Caso queira deixar salvo a senha do grupo, na aba Logon Credentials, você consegue fazer essa gravação, ai todo Servidor dentro do Grupo, pode ser usado essa senha.

Agora para criar um Servidor, clique com o botão direito no seu grupo, e depois clique em Add Server.

Na aba Server Settings, no Server Name, deve ser colocado o IP, por exemplo 192.168.0.X. No Display Name, um nome para exibição, por exemplo, XPTO – Banco de Dados.

Configurando o servidor

Na aba Logon Credentials, você pode deixar marcado a opção “Inherit from parent”, para herdar os dados do grupo, ou pode você mesmo colocar as informações como Usuário, Senha e Domínio.

Informando usuário e senha

Na aba Connection Settings, você consegue colocar qual é a porta de conexão.

Porta da Conexão

Na aba Remote Desktop Settings, você consegue herdar também do grupo, ou mudar as configurações como o nível de cor (32 é o mais próximo da visualização no servidor) e o tamanho da janela de visualização, que pode ser customizado, ou usado as opções disponíveis. A opção “Same As Client Area”, abre a conexão na área direita do aplicativo.

Visualização da conexão

Salve a configuração, e agora para conectar, basta dar dois cliques no servidor salvo.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

4 Responses

  1. Gilson disse:

    Não conhecia este programa, foi muito útil pra mim.

  2. thiago disse:

    consigo colocar meus servidores linux para abrir por ali.. pelo menos nao achei ainda essa opção.

    • Dan_Atilio disse:

      Então jovem, até onde sei, esse app da Microsoft utiliza o protocolo do TS para conexão.
      O que poderia ser feito é instalar um vncserver no seu server Linux, e no Windows usar o TightVNC.
      Ou ainda, utilizar o putty (mas ai é modo texto apenas).
      Abraços.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação