Como ver o processo que esta travando um arquivo no Windows?

Você já precisou remover ou renomear um arquivo, e ele acusar que está sendo usado? Saiba como descobrir o processo que está usando o arquivo lendo esse artigo.

Ao tentar renomear ou remover um arquivo que está sendo usado, geralmente é mostrado um alerta dizendo “A ação não pode ser concluída porque o arquivo está aberto no [programa]. Feche o arquivo e tente novamente.”.

Arquivo sendo usado

Só que às vezes, o programa já está fechado, então tem algo travando o processo. Para descobrir, abra o Gerenciador de Tarefas do Windows, na aba Performance, clique em Monitor de Recursos (Open Resource Monitor).

Abrindo monitor de recursos

Clique na aba CPU, procure pelo arquivo aberto, e pronto, o PID dele estará ali, e com isso você consegue manipular e encontrar as informações.

Procurando arquivo

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Willian disse:

    Top Dan, estava justamente tentando mover uma base pra outra pasta. Deu certo, valeu mestre.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação