Protheus LG não funciona em Windows XP, conheça alternativas

Em máquinas com Windows XP, o Protheus LG não funcionará, veja 4 alternativas para contornar.

Recentemente fomos para a versão 12.1.25, e como muitos sabem, o saudoso Windows XP não é mais homologado para rodar o Protheus LG, e pensando nisso, fizemos testes na empresa, e chegamos em 4 alternativas para quem tem uma situação parecida, então vamos lá.

  1. Utilizar via Web (com algum browser)

A primeira alternativa, sendo a mais fácil e rápida, é utilizar o Protheus via navegador (como Firefox), para isso, basta habilitar a chave WebApp em algum appserver e utilizar no navegador [ip]:[porta] na url.

Porém, essa alternativa tem um ponto negativo, para comunicação serial, como impressoras ou balanças, infelizmente pelo navegador não é possível fazer a integração (até tentei fazer algumas gambiarras com WaitRunSrv, mas não consegui caminhar muito). Outro ponto que pode pesar na decisão, é que utilizar o Protheus via Navegador, é um pouco mais lento do que utilizar nativamente via SmartClient.

Para configurar o WebApp, existe essa documentação no TDN explicando.

  1. Utilizar alguma distribuição Linux

Esse é o segundo cenário, porém limitante a arquiteturas x64. Infelizmente, nas distribuições Linux, a TOTVS não vai mais disponibilizar binários x86 (32 bits), até inclusive abrimos um chamado, e eles nos explicaram.

Então caso sua máquina tenha processador com suporte a arquitetura X64, você pode formatar, colocar uma distro Linux e utilizar o Protheus. Após testes com algumas distros, recomendo o antiX, ele é bem leve, roda com pouca RAM.

  1. Comprar uma licença de Windows mais novo

Se a máquina antiga for boa, você pode tentar comprar uma licença de Windows mais nova e assim formatar e depois colocar o Protheus.

Do contrário, se a máquina não estiver muito legal, ou preferir utilizar o orçamento em outro cenário, chegamos na última alternativa.

  1. Trocar o equipamento

Basicamente, comprar outro computador já com um sistema operacional. Dessa forma, você pode optar por uma distro Linux (a máquina fica mais em conta), ou montar com Windows 10.

Aqui em Bauru, conseguimos fazer uma negociação com uma empresa, sendo que montamos máquinas com i3 (geração mais antiga), 4 GB de RAM, 120 GB SSD e Windows 10, e ficou em um preço interessante.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação