Crônicas – A primeira vez que ministrei o AdvPL Avançado

O frio na barriga foi incrível.

Antigamente, eu queria ser professor, e como o pessoal da TOTVS Bauru sabiam dessa informação, a maioria de cursos de tecnologia, eles pediam para eu estudar e ministrar o conteúdo para os novos integrantes da equipe, e para clientes.

Assim, eu comecei ministrando o clássico Configurador, Developer Studio e o AdvPL Básico. Mas, eu aprendi com o Silver, que as apostilas da TOTVS que vinham para nós, eram muito engessadas, e no caso (ainda mais de clientes), existiam poucos exemplos práticos para o dia a dia.

Aulas cansativas?

Aos poucos, fui criando metodologias diferentes com a orientação do Silver, dando mais exemplos práticos, criando assimilações e mostrando como eles poderiam aplicar o que aprenderam no dia a dia.

Então, pouco tempo depois disso, a coordenadora da parte de cursos da unidade, pediu uma reunião, e eu já achei que algum cliente tinha reclamado da conduta dos cursos. Mas para minha surpresa o resultado foi outro, ela disse que todo mundo estava gostando de fazer aulas comigo, que a didática estava boa, e que se eu poderia dar o AdvPL Intermediário.

Hã?

Fiquei muito feliz, e já comecei a conversar com ela, e dar mais ideias e a gente foi aderindo nos programas de cursos de AdvPL Básico e Intermediário. Porém como minha agenda era complicada, era difícil eu ter disponibilidade, há não ser com muita antecedência.

No fundo, eu desejava um dia me tornar especialista em AdvPL, e dar o curso Avançado, me aproximando assim de lendas como o Silver, Rubinho, Supremo, etc…

Eis que alguns anos depois disso, eu até fiquei emocionado, a coordenadora foi conversar com o Silver para pedir para ele ministrar o curso de AdvPL Avançado, e nas palavras dele, ele disse “Olha, eu estou afastando já do AdvPL, fala com o Daniel, tenho certeza que ele está apto para ministrar”.

Eu sou o da direita ali, Daniel San rs…

Quando ela me disse isso, foi nesse momento que eu vi toda minha trajetória na TOTVS, desde a primeira User Function e o Primeiro Type Mismatch, até chegar naquele ponto. Não me achava digno, mas como o Silver havia confiado, decidi ministrar.

Para minha alegria, todos os alunos amaram, e outras oportunidades de ministrar o Avançado sempre foram aparecendo.

Ainda tenho muito que aprender, e sou extremamente grato às oportunidades que tive na época da TOTVS Bauru.

Esse é um artigo da coluna, Crônicas, se você gostou, deixe um comentário que irei publicar outras histórias no futuro.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

6 Responses

  1. Rafael Rubin disse:

    Já fazem 84 anos….

    É motivo de orgulho poder acompanhar toda a sua evolução profissional, continue assim!

  2. Rodrigo Rodrigues Fernandes disse:

    Bom dia Atilio!

    Tive a honra de ter você como professor e posso garantir que é uma referencia. Lógica fantástica, ótimas práticas, interface perfeita. Além da pessoa maravilhosa! Sempre disposto a disseminar conhecimento….

    Parabéns pelo profissional e pessoa que é.

    Abraços

  3. Luis Felipe Oliveira disse:

    As suas crônicas são tão boas e inspiradoras quanto a sua didática e todo o conteúdo do seu site! Obrigado por compartilhar das suas histórias e muito motivador e gratificante lê-las! Forte abraço!

Deixe uma resposta