Como criar parâmetro para controlar modo de edição de campos no Protheus

Hoje vou mostrar uma dica útil para controlar o cadastro em alguns campos no Protheus.

Vira e mexe, me perguntam se tem como bloquear algum campo em cadastro do Protheus, liberando somente para alguns usuários. Pois bem, o procedimento para isso é bem simples.

  1. Criar um parâmetro no configurador, por exemplo MV_X_ACESS, com códigos de usuários que são liberados para editar o campo. O conteúdo deve ficar com os códigos separados por algum caracter como ponto e vírgula: 000000;000002;000048; (os códigos de usuários você vê no cadastro de usuários pelo Configurador, o 000000 é administrador)

Criação do Parâmetro

  1. No campo que você deseja fazer a tratativa do bloqueio, entre no Configurador em Base de dados, e encontre o campo, clique em editar, ai em Modo de Edição, você coloca assim, RetCodUsr() $ GetMV(‘MV_X_ACESS’) isso vai fazer com que o campo só seja editável, se o código do usuário logado no sistema, estiver dentro do parâmetro

Colocando no Modo de Edição

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

4 Responses

  1. Achei ótima sugestão.
    Ficou show.

    • Dan_Atilio disse:

      Obrigado pelo comentário Miguel.
      Desconhecia esse FAQ, a diferença dele para esse artigo, é que nesse utilizamos a função RetCodUsr() e um parâmetro, lá eles usam uma variável pública e um texto chumbado.
      Grande abraço, obrigado pela contribuição.

Deixe uma resposta