Por qual motivo empresas pulam o número 9 em seus produtos

Vamos investigar o motivo de não existir um iPhone 9 ou Windows 9.

Se você já teve curiosidade sobre esse tema, sabe que em alguns mercados e países, existe toda uma questão sobre numerologias. Por exemplo, no Japão dizem que dá azar o número 4 (a capa do jogo Left 4 Dead foi alterada lá).

Capa do jogo Left 4 Dead em regiões diferentes do mundo

Porém, o que fez algumas empresas pularem a versão 9 de seus produtos?

Segundo os comentários oficiais, por parte da Microsoft com o Windows 9, foi que eles encontraram dois problemas.

O primeiro deles foi que inúmeros softwares de terceiros e de compatibilidade, possuíam no trecho de seus códigos algo como:

if (version.StartsWith(“Windows 9”))

Windows 95

O trecho acima, significa que todo sistema que começar com Windows 9, que pode ser 95 e 98, executaria instruções. Já o segundo problema, foi no nome que gostariam de dar para o Windows, na época a Microsoft queria unificar conceitos, então a palavra One seria para identificar seus produtos, e assim SkyDrive virou OneDrive e o Xbox foi lançado com o One na frente.

Mas Windows One, poderia impactar também na cabeça das pessoas, com um nome que seria confuso para explicar, então decidiram pular para a versão 10.

Já no caso do iPhone da Apple, ele vinha seguindo uma sequência numérica com o passar dos anos, até chegar no iPhone 8. Todos acharam que o próximo lançamento seria o iPhone 9, então por que lançaram como iPhone X (ou como é lido, iPhone 10)?

Primeiro iPhone

A Apple em 2017, lançou dois modelos ao mesmo tempo, o iPhone 8, que apesar de melhorias, foi mais como uma atualização do iPhone 7, e lançou o iPhone X, onde os próprios atendentes e nos comerciais da empresa chamavam de iPhone 10.

O grande motivo por trás, segundo a empresa, é de que foi para comemorar o aniversário de 10 anos do primeiro iPhone, aí por isso pularam o número 9.

Porém ambas as empresas já lançaram diversos produtos com o número 9 como por exemplo Safari 9 e Internet Explorer 9.

Safari versão 9

Mas então existe alguma razão por trás? Desconsiderando as razões oficiais das empresas citadas acima, o número 9 é considerado um número de azar em muitas regiões da Ásia, inclusive a pronúncia dele no Japão, se parece com as palavras de ‘Tortura’, ‘Sofrimento’ e ‘Agonia’.

Então eu suponho que, as empresas pularam a versão 9, por causa do mercado japonês e em parte da Ásia, para que não tivessem algum tipo de prejuízo.

E você, o que achou da matéria? Sabia sobre essas questões de numerologia? Deixe nos comentários.

Referências:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

2 Responses

  1. Helinux disse:

    Sinceramente eu não sabia dessa!!!! Lembro que na época do Bug do Milênio aconteceu de pessoas não quererem comprar computador do ano de 99…queriam esperar a entra do ano 2000!!!! Já no Japão tem aquela estória de tal andar não existir em termos de tal número!!!! Coisas estranhas da vinda tecnológica!!!! valeu

    • Dan_Atilio disse:

      Sim, rsrs… Dos andares ouvi dizer também, é algo até mais antigo que a vinda da tecnologia.
      Tem muita superstição por ai ainda, até hoje conheço pessoas mais velhas que realmente acreditam que manga com leite faz mal rs…
      Obrigado pelo comentário jovem.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação