5 vídeoclipes / músicas que retratam a relação da humanidade com a tecnologia

Na lista de hoje, vou trazer algumas músicas que tratam a relação do ser humano com a tecnologia, algumas com uma reflexão profunda, outras mais superficial.

Stromae – Carmen

Nesse clipe vemos que o vício em redes sociais (nesse caso retratado com o Twitter), leva o ser humano a fazer ações sem pensar no motivo de estar fazendo e levando a vida no automático.

Pitty – Admirável Chip Novo

Nessa música da cantora Pitty, é retratado como que um ser humano hoje é descartável, parecendo mais com uma máquina com sistema.

Moby & The Void Pacific Choir – Are You Lost In The World Like Me?

Nesse clipe, nós vemos que o protagonista se sente perdido no mundo atual, com tanta coisa ruim, as pessoas se fecharam cada vez mais nas telas dos smartphones.

Gilberto Gil – Pela Internet

Nessa música, constatamos uma crítica sútil ao inicio da popularização da internet, falando desde a agilidade da informação, até meios mais punks que circulam por ela. Inclusive ganhou uma segunda versão em 2018 (que é a versão abaixo) repaginada.

Pearl Jam – Do The Evolution

Essa não é bem uma crítica a tecnologia, mas sim a evolução humana. O engraçado é que no clipe, em determinada parte, mostra uma série de trabalhadores interligados com o computador, que hoje talvez seria as pessoas com seus smartphones.

E você, conhecia alguma música dessa lista? Deixe nos comentários.

Gostaria de agradecer ao Edson por ajudar na elaboração dessa lista.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação