Indicação – Revolution OS

A indicação de hoje, mostra que o nascimento do GNU/Linux.

Há um tempo, o software proprietário nasceu, com a rápida ascensão da Microsoft. Mas com o passar do tempo, muitos hackers e entusiastas, sonhavam com um movimento livre, onde você poderia comprar um equipamento e mexer no sistema, modificá-lo e até aprimorá-lo.

Assim, Stallman começou com um movimento para fazer um sistema operacional livre, o GNU (GNU’s Not Unix), criando várias ferramentas, como o incrível compilador de Linguagem C, chamado GCC.

Porém faltava o Kernel do sistema, e um jovem finlandês, começou a desenvolver um Kernel de sistema operacional por hobby, mas que poderia ser modificado por outras pessoas e programadores, então juntando as ferramentas criadas pela GNU, junto com o Kernel de Torvalds, nasceu o GNU/Linux.

Mas o mais importante disso tudo, foi o que esse advento trouxe, como outras empresas, softwares e ideias ajudando e aprimorando o movimento. Red Hat, SUSE e Mozilla (que veio através da Netscape) são alguns dos nomes. E toda essa história é relatada no documentário Revolution OS.

Inclusive ele conta com a participação de várias pessoas que foram importantes para o Open Source, como Linus Torvalds, Richard Stallman, Frank Hecker, etc. Fica a indicação para assistir.

Hoje, o DVD está disponível no site oficial do documentário, http://www.revolution-os.com/store1.html .

Confira um trailer do documentário:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan Atilio (Daniel Atilio)
Especialista em Engenharia de Software pela FIB. Entusiasta de soluções Open Source. E blogueiro nas horas vagas.

2 Responses

  1. Jorge Orlando disse:

    Assisti esse documentário na faculdade. Foi bom lembrar dele!

Deixe uma resposta