Como surgiu o Ctrl+Alt+Del

Você sabe da história da combinação dessas 3 teclas?

Hoje o Ctrl+Alt+Del (Control Alt Delete) já é algo comum entre usuários, programadores, entusiastas e até mesmo na cultura pop. Porém como surgiu essa ideia e o motivo da criação dela?

Tudo começou, lá atrás quando os computadores pessoais estavam surgindo com empresas como Apple e RadioShack. A IBM não queria ficar para trás, e assim começaram a construir um projeto de computador pessoal, com o codinome Acorn.

Nessa época, não existia telas gráficas, então os sistemas eram todas letras em fundos pretos. Acontece que quando algum sistema travava, os programadores precisavam desligar o computador e ligar novamente.

Acontece que David Bradley, uma das pessoas por trás desse projeto, pensou em criar uma combinação de teclas para reiniciar o sistema sem os testes de memória, assim ganhando tempo.

David Bradley criador do Ctrl+Alt+Del

A escolha da combinação das teclas foi devido a distância, para garantir que usuários comuns não apertasse a combinação por engano. Assim ficaria restrito isso aos programadores e “testes” do computador.

Então em 1981 o projeto Acorn foi finalizado, e lançado com o nome de IBM PC (Personal Computer), vendendo milhões de cópias e se tornando um marco para a computação. Com todo esse sucesso, muitas empresas começaram a fazer engenharia reversa no dispositivo, e começaram a criar seus próprios computadores.

IBM PC

Mas ainda poucas pessoas conheciam o recurso, isso até a popularização do ambiente gráfico com o Windows. O Windows começou a se popularizar, e ele tinha “uma proteção” para erros, que era uma tela azul cheia de letras brancas, a famosa Tela Azul da Morte.

Acontece que, as pessoas por trás do IBM PC sabiam do atalho, e um amigo foi passando para outro, que foi passando para outro… até que essa corrente chegou nos usuários finais que começaram a usar o Ctrl+Alt+Del para “destravar” o Windows.

Tela azul do Windows

Com o passar do tempo, até mesmo a Microsoft foi incorporando o atalho ao sistema operacional, sendo que hoje ao pressionar as teclas, é mostrado uma tela para escolher uma ação como por exemplo, bloquear o computador ou abrir o gerenciador de tarefas.

Até mesmo Bradley em uma entrevista brincou dizendo:

“Eu tenho que compartilhar o crédito. Eu posso ter inventado, mas acho que Bill (Gates) o tornou famoso.”

E você jovem, conhecia a história de como surgiu essa famosa combinação de teclas usadas até o dia de hoje? Deixe nos comentários.

Referências:

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

Dan (Daniel Atilio)
Cristão de ramificação protestante. Especialista em Engenharia de Software pela FIB, graduado em Banco de Dados pela FATEC Bauru e técnico em informática pelo CTI da Unesp. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor e mantenedor do portal Terminal de Informação.

Deixe uma resposta

Terminal de Informação